Zumba: como é a prática? Qual o diferencial desse tipo de dança? Emagrece mesmo?

Procurar um exercício físico que seja adequado para você, suas necessidades e o seu ritmo (principalmente se você já vem fugindo das academias há um tempo e não tem muita paciência para exercícios de musculação específicos) pode ser uma atividade cansativa. Então, conheça a magia da zumba!

Os exercícios de academias que incluem danças estão se tornando cada vez mais populares e difundidos principalmente no Brasil, país tropical e que podem ser realizados em qualquer ambiente – a maioria delas não possui a necessidade de equipamentos ou adereços para ser executada.

Em meio às inúmeras opções e tipos diferentes de danças, a zumba se destaca e ganha cada vez mais espaço em academias, centros de treinamento e espaços que prezam o bem estar, a cada dia em todo o Brasil. Saiba quais são as características que podem fazer da zumba o exercício ideal para você!

Quais os benefícios da zumba?

Além de ser um exercício que descontrai, relaxa, diverte e também é executado com música – o que por si só já traz um potencial de relaxamento enorme – a zumba tem também algumas diferenças que a destacam entre as outras modalidades de danças e são essas diferenças que a tornam muito eficaz!

Eficaz tanto na perda de peso, na melhoria e fortalecimento dos músculos e no relaxamento geral que a atividade proporciona por desconectar quem a pratica por algumas horas do mundo exterior, a zumba pode ser praticada por qualquer pessoa, oferecendo resultados e mudanças notáveis para todos os tipos.

Músculos ativos constantemente

Com a prática da zumba, a maioria dos seus músculos estarão ativos e em movimento constante: a dança é uma combinação de vários estilos de dança previamente consolidados e que, além desses benefícios também possibilita inúmeras capacidades de customização para cada praticante.

Estar em movimento, relaxado, num ritmo bom e que não force os seus limites já é um grande incentivo para começar neste minuto! Além disso, seu corpo irá passar por um processo de limpeza de toxinas ao exercitar-se com a modalidade, melhorando também os problemas de retenção de líquido e metabolismo.

Para os que tem tendência ou problemas cardíacos que permitem a realização da dança moderada ou até como forma de prevenção, a zumba é uma ótima maneira de exercitar o músculo mais importante do nosso corpo e aumenta o funcionamento do coração, representando uma melhora geral à saúde.

A Zumba emagrece?

Um dos benefícios principais e mais notáveis após o início das atividades regulares da zumba é o gasto calórico, já que a atividade possibilita a perda de até 1000 calorias durante a performance em uma hora, outras atividades que possuem esses níveis de perda calórica são o muay thai, a corrida e spinning.

A zumba pode ser a atividade ideal para você também quando falamos sobre problemas em articulações e de fraqueza, pois a dança pode ser adaptada utilizando seus vários ritmos de origem como o flamenco, o hip hop, a salsa e vários outros que dão origem a multiplicidade da dança para o seu ritmo.

A eficiência da prática de zumba para perda de peso e emagrecimento é comprovada pela grande movimentação e aumento dos incentivos ao metabolismo, melhoria do sistema cardiovascular, melhoria dos níveis de hormônios do stress (cortisol) e do sistema geral de quem pratica.

Além disso, ao exercitar-se com a dança você irá trabalhar também no desenvolvimento de sua flexibilidade e postura correta ao praticar movimentos que influenciam a coordenação motora, o desempenho dos músculos e a força necessária em todos eles, todas tarefas que geram gastos calóricos.

Como praticar a zumba?

É possível iniciar a sua prática da atividade por meio de videoaulas disponíveis online, caso o seu desejo de sair de casa para a prática não seja extremamente revolucionário, mas é muito interessante e essencial para um bom desempenho que você procure ajuda de um profissional especializado.

Qualquer exercício que tem como objetivo o alcance de alguma meta ou melhora da saúde em níveis que precisam ou não serem monitorados requer o acompanhamento de um profissional da área que possa coordená-los e guiar o praticante no caminho certo para a obtenção de melhores resultados.

Vá a uma academia e procure saber sobre os horários, preços de aulas (que podem variar dependendo do local onde você escolher iniciar, da frequência das aulas), mas não deixe de usufruir a partir de hoje dos benefícios que a zumba proporciona para a sua saúde e emagrecimento!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 1,50 out of 5)
Loading...

Leave a Reply