Vitiligo é Contagioso? É transmissível? Como Funciona?

O vitiligo não é contagioso, formando-se pela perda ou diminuição da melanina na pele. Não se sabe bem ao certo o motivo e a causa da doença, mas acredita-se que ela seja autoimune. Também se supõem que traumas e mudanças emocionais podem desencadear a descoloração nas regiões afetadas. Além de não ser uma doença contagiosa, o vitiligo não traz malefícios à saúde de quem o possui. Apenas 1% da população sofre com a doença, sendo que 30% dos casos são genéticos.

O vitiligo acontece quando as células que produzem a melanina morrem ou deixam de produzi-la, que é o pigmento que dá coloração ao cabelo, aos olhos e à pele. Quanto mais melanina, mais pigmentada a pele ficará, sem ela, começam a aparecer as manchas brancas.

Como não se sabe ainda o porquê de isso acontecer, a teoria mais aceita é que o vitiligo é autoimune. O corpo começa a atacar e destruir os melanócitos, célula que produz as melaninas. Apesar de não estar acompanhada de qualquer outro sintoma, alguns pacientes relatam sensibilidade na região afetada. A preocupação maior é com a autoestima do paciente, que acaba sendo prejudicada. 

O que é Vitiligo?

vitiligo é contagioso?

No vitiligo, acontece a hipopigmentação, que deixa as manchas em diferentes tamanhos e em diferentes regiões do corpo. Não há ao certo como prevenir a evolução das manchas, que podem regredir, evoluir ou estabilizar, não contando com um padrão.

Apesar de poder impactar pessoas com qualquer coloração de pele, o vitiligo é mais comum em indivíduos com pele mais escura. A doença pode até ter cura, mas depende da resposta do organismo do paciente.

Ademais, não há uma idade certa para apresentar os sintomas, mas, geralmente, os surtos começam a surgir por volta dos 20 aos 30 anos, em que há a maior incidência do surgimento do vitiligo – o que não impede que pessoas mais velhas ou mais novas sofram também com o problema.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply