Vitaminas do complexo B – Quais são e para que servem?

As vitaminas do complexo B são muito importantes para que o organismo funcione em perfeito equilíbrio. Porém, o corpo humano não consegue produzi-las suficientemente, então, é preciso ingerir essas vitaminas por meio da alimentação. Em alguns casos, a suplementação pode ser necessária.

Entenda mais sobre o complexo B, suas vitaminas, em quais alimentos elas podem ser encontradas e a maneira certa de suplementá-las:

vitamina do complexo B

Quais são as vitaminas do complexo B?

O complexo B é composto por 8 vitaminas diferentes. Conforme explica o professor titular da Universidade de São Paulo, Helio Vanucchi, a tiamina (vitamina B1) foi um dos primeiros complexos a ser estudado, sendo descoberto no início do século XIX. Suas funções são extremamente benéficas para o organismo, na qual cada tipo possui benefícios isolados.

Conforme indicações do doutor, a indicação de consumo diário das vitaminas do complexo B é de  50 a 300 mg/dia, dependendo da gravidade do caso de deficiência. Se for necessária somente a suplementação, pode-se fazer uso de 10mg diárias.

Vitamina B1

Também conhecida como Tiamina, a vitamina B1 é importantíssima para o sistema nervoso. Além disso, ela age no metabolismo da glicose (carboidratos), dos aminoácidos (proteínas) e dos ácidos graxos (gorduras). Ainda, ajuda a aliviar o estresse, atuando diretamente no sistema imunológico.

Sua falta pode causar, entre outros problemas, a depressão. Por isso, para evitar problemas, a B1 pode ser encontrada em carnes e na gema dos ovos, além do feijão e dos vegetais verde-escuros. Já falamos antes aqui sobre os benefícios da vitamina B1. 

Vitamina B2

A vitamina B2, ou Riboflavina, atua na formação dos glóbulos vermelhos – o que é fundamental para o transporte do oxigênio pelo corpo. Ainda, ela é antioxidante e previne o envelhecimento das células.

Uma das fontes de vitamina B2 é o leite e seus derivados.

Vitamina B3

Niacina, ou vitamina B3, é uma importante aliada no combate à diabetes. Ainda, ajuda no controle do colesterol, reduzindo os níveis de colesterol ruim no corpo e aumentando os níveis do colesterol bom.

A vitamina pode ser encontrada no feijão, nas carnes brancas, na levedura da cerveja, entre outros alimentos.

Vitamina B5

Também conhecida como Ácido Pantotênico, a vitamina B5 atua na quebra de carboidratos e gorduras, sendo muito importante para aumentar os níveis de hormônios esteroides, como testosterona, progesterona e outros.

Ela pode ser encontrada no ovo, no brócolis e em outros legumes.

Vitamina B6

Vitamina B6, ou Piridoxina, age na formação do colágeno e da elastina, além de reduzir os riscos de doenças cardíacas e aumentar a produção de serotonina e melatonina – neurotransmissor e hormônio fundamentais para o bom humor e para as boas noites de sono. Para quem quiser saber mais sobre o assunto confira os benefícios da vitamina B6. 

Vitamina B7

Também conhecida como Biotina e, até mesmo, como vitamina da beleza, a B7 ajuda no combate à acne e à caspa, além de deixar cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis. Ainda, controla os níveis de açúcar no sangue, oferece benefícios para gestantes e para o feto, sendo importante para a metabolização das vitaminas B5 e B12.

Ela pode ser encontrada no leite, na batata, nas nozes e em outros alimentos.

Vitamina B9

A vitamina B9 também é chamada de Ácido Fólico ou Folato, é um nutriente fundamental durante a gestação, pois ajuda na formação do bebê e na prevenção de doenças. É encontrada principalmente nos vegetais verde-escuros.

Vitamina B12

A Cobalamina, ou vitamina B12, auxilia na oxigenação do organismo e na saúde de todas as células do corpo. É encontrada apenas nos alimentos de origem animal, como carnes, leite e ovos, por isso, pessoas vegetarianas e veganas precisam suplementar essa vitamina, que é muito importante para o organismo. Veja aqui quais são os perigos da deficiência de vitamina B12.

Como visto, as vitaminas do complexo B desempenham diferentes funções no organismo. Muitas das quais estão associadas diretamente com a saúde metabólica, neurológica e da imunidade corporal. Outras vitaminas também possuem benefícios adjacentes, como as vitaminas para ganhar massam muscular ou para prevenir o envelhecimento da pele, como faz a vitamina E.

Referências usadas neste conteúdo

VANNUCHI, Helio; CUNHA, Selma. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Vitaminas do Complexo B: Tiamina, Riboflavina, Niacina, Piridoxina,Biotina e Ácido Pantotênico. Disponível em <http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/09-Complexo-B.pdf>

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vitaminas: parte do complexo B, as vitaminas B6, B9 e B12 possuem papeis importantes para o metabolismo. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34285-vitaminas-parte-do-complexo-b-as-vitaminas-b6-b9-e-b12-possuem-papeis-importantes-para-o-metabolismo>

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