Vitamina C: por que é necessária no nosso organismo?

A Vitamina C é um nutriente hidrossolúvel que serve para fortalecer o sistema imunológico e manter o corpo em perfeito estado de funcionamento. Também chamada de ácido ascórbico, possui cor branca, não possui cheiro e é utilizada somente na quantidade que o corpo precisa, excedentes são eliminados por meio da urina.

As vitaminas para o corpo são necessárias, assim como a vitamina D, os benefícios da vitamina C na saúde abrangem todos os órgãos do corpo. Caso você ainda não consuma a vitamina da maneira correta e indicada, é provável que isso esteja fazendo falta no seu organismo e nem perceba. Leia mais aqui sobre seus benefícios, fontes de vitamina, os riscos da falta da vitamina C na sua dieta e também o que acontece quando em excesso.

Benefícios da Vitamina C

A Vitamina C é fundamental para diversas reações metabólicas, além disso, diversas descobertas comprovaram que essa vitamina possui uma quantidade enorme de agentes que podem proteger o organismo de diversos efeitos nocivos ocasionados por contaminantes que estão no ar – um exemplo são os gases expelidos pelos automóveis.

vitamina-c-1Não somente isso, essa contaminação pelos gases está relacionada com o estresse oxidativo: os estudos perceberam que a população poderia estar em risco de desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças cardiovasculares – e curiosamente, as pessoas que participaram desse estudo estavam com níveis de vitamina C baixos, assim como problemas na pele.

De toda forma, para a saúde a vitamina C será benéfica para o corpo humano por ser um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres e protegendo o organismo de problemas de saúde provocados pela contaminação ambiental.

A função antioxidante também é muito importante para evitar o envelhecimento precoce e eliminar as toxinas indesejáveis do corpo, provenientes, sobretudo de uma alimentação pautada em alimentos industrializados. Isso também interfere diretamente na queima de gordura e na produção de colágeno, em que o antioxidante da vitamina ajuda nosso organismo a ficar mais fortalecido por meio da fonte de vitamina e os efeitos positivos.

A capacidade de anular a ação dos radicais livres também faz com que o desenvolvimento de vários tipos de câncer, doenças cardíacas e respiratórias sejam evitados. Ou seja, a vitamina C pode ajudar na prevenção de muitas doenças, é bom você começar a inseri-la em sua alimentação. Ela ajuda a aumentar os níveis de cortisol também, o que diminui drasticamente os níveis de estresse do organismo e dá seu efeito em nosso corpo de maneira rápida.

Outros benefícios são:

  • Combate o envelhecimento da pele,
  • Reduz os sintomas de gripes e resfriados ao fortalecer o sistema imunológico,
  • Aumenta a absorção do ferro,
  • Evita doenças oftalmológicas,
  • Afeta o humor, mantem as pessoas mais relaxadas,
  • Reduz os sintomas da asma,
  • Auxilia no processamento da insulina e glicose, faz bem para diabéticos ou pré-diabéticos,
  • Ajuda a perder peso e dá sensação de bem estar.

Porém como obter a substância? Isso pode ser por meio de suplementos, alimentos ricos em vitamina C e muito mais, veja abaixo.

COMO OBTER A VITAMINA C?

A vitamina C não é produzida pelos seres humanos. Por isso é importante que ela seja obtida por meio da boa alimentação e de suplementos vitamínicos. O suplemento de vitamina C é facilmente encontrado em farmácias, lojas de produtos naturais e até mesmo alguns mercados.

A quantidade de vitamina diária ainda não entrou em consenso entre os diversos pesquisadores, no entanto é possível saber que através da alimentação – sem a necessidade de suplementos – os níveis de vitamina C poderão ficar apropriados. A vitamina em alimentos é facilmente encontrada, veja no tópico abaixo como fazer a suplementação por meio da alimentação.

Em alguns casos a suplementação é indicada, por exemplo, para atletas, doentes crônicos, praticantes de atividades físicas intensas, entre outros. Essa é uma vitamina muito requisitada para ajudar nas articulações e seu correto funcionamento.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

Frutas e verduras são os alimentos mais ricos em vitamina C. Se você não quer tomar a vitamina por meio de pílulas ou em pó, veja aqui uma dieta de alimentos que contêm esse nutriente tão importante para o corpo.

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Em termos de frutas se destacam: kiwi, lichia, melão, caju, limão, morango, melancia, tangerina, toranja, laranja, abacaxi, morango, goiaba, banana, manga, uva e acerola.

Já nas verduras as melhores opções são: tomate, brócolis, aspargos, couve verde, rúcula, cenoura, rabanete, repolho, espinafre, pimentão, alho e agrião.

Com a ingestão correta em relação ao seu corpo, você pode evitar uma doença mais grave, como as citadas abaixo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA C?

Os sintomas mais comuns e primários que acometem uma pessoa com deficiência de vitamina C são:

  • Fadiga,
  • Depressão,
  • Dores musculares,
  • Problemas bucais,
  • Pele e cabelo secos,
  • Infecções,
  • Alterações de humor,
  • Anemia,
  • Hemorragias nasais,
  • Má cicatrização de feridas,
  • Perda de peso.

Cada organismo é diferente, por isso alguns sintomas poderão aparecer somente em algumas semanas ou até meses. Além disso, a vitamina deve ser sempre consumida.

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