Vitamina B6 – Benefícios, Como Obter, Alimentos Ricos, Sintomas de Deficiência

Piridoxina mais conhecida como vitamina B6 faz parte do complexo de vitaminas B. É essencial para o correto funcionamento de mais de sessenta enzimas. Além também de participar ativamente na multiplicação de todas as células e da produção das hemácias (glóbulos vermelhos) e das células do sistema imunológico.

Entre outras, a principal função metabólica da vitamina B6 é como coenzima. Isso significa que ela tem um papel importante no metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e lipídeos. Saiba mais sobre a vitamina B6 nos tópicos abaixo!

Quais os benefícios da vitamina B6 para a saúde?

A vitamina B6 é multifuncional. Por isso é essencial para quem deseja manter a saúde e principalmente boa forma. Dentre os seus benefícios para a saúde podemos destacar:

Tratamento e prevenção da anemia

A vitamina B6 auxilia na produção de hemoglobina, responsável por levar o ferro para todas as partes do corpo. Caso haja uma deficiência em vitamina B6, os glóbulos vermelhos do paciente seriam pouco desenvolvidos causando pouca hemoglobina e carência de ferro no organismo.

Amiga do cérebro

A carência de vitamina B6 é capaz de causar nevrite periférica e degeneração nervosa. Isso porque ela influencia na formação da bainha de mielina, que envolve as células nervosas do cérebro. Ou seja, sem a vitamina B6 as pessoas podem sofrer com perda de memória, além também da diminuição cognitiva relacionada à idade.

Pele saudável

A vitamina B6 é capaz de metabolizar as proteínas que são consumidas, isso faz com que a pele se torne mais elástica. A falta pode causar o aparecimento de rugas precoce, dermatite e outros muitos problemas de pele.

Amiga do coração

Segundo pesquisas, a vitamina B6 é capaz de diminuir os níveis de homocisteina no sangue, um tipo de colesterol que está relacionado diretamente às doenças cardíacas.

Alívio da TPM

A falta da vitamina B6 também está relacionada com os sintomas da tensão pré-menstrual. O consumo por suplementação ou ainda pelos alimentos, é capaz de diminuir os sintomas. Isso acontece porque ela ajuda na eliminação do excesso de estrogênio.

Emagrecimento

Para quem sofre com a compulsão alimentar a vitamina B6 pode ser uma ótima alternativa de tratamento. Pois ela possui a capacidade de normalizar as funções metabólicas de modo que uma pessoa volte a apresentar um apetite normal.

Essencial para a visão

A vitamina B6 é capaz de combater inflamações crônicas e doenças que possam afetar a retina. O quê significa que ela também irá proteger a sua visão.

Amiga das mamães

As proteínas que são ingeridas pela mãe ou por mulheres que amamentam são utilizadas para a produção do leite. E como vitamina B6 é essencial para auxiliar no metabolismo da proteína, ela também colabora com a amamentação. Por esse motivo, as mulheres grávidas e que amamentam devem consumir uma dose a mais de vitamina B6 diariamente.

Síndrome de Down

A vitamina B6 é essencial para portadores de Síndrome de Down, pois ajuda na diminuição das perdas cognitivas, além da melhora do tempo de reação e memória.

Como obter a vitamina B6?

A vitamina B6 pode ser obtida através da suplementação diária, que deve ser receitado por um médico ou nutricionista, e também a partir do consumo dos alimentos corretos. Dentre os alimentos ricos em vitamina B6 podemos destacar:

  • Salmão: 100 gramas do peixe cozido ou assado contêm cerca de 0,6 a 0,95 mg de vitamina B6;
  • Batata: de preferência a doce e com casca oferece cerca de 0,7 mg de vitamina B6;
  • Peru: é um dos alimentos mais ricos em vitamina B6, em 100 gramas de carne contém cerca de 0,81 mg do nutriente;
  • Abacate: um fruto de tamanho médio irá fornecer cerca de 0,52 mg de vitamina B6, além é claro de ser uma excelente fonte de gorduras saudáveis;
  • Espinafre: um dos alimentos mais saudáveis do mundo, o espinafre oferece cerca de 0,44 mg de vitamina B6, Vale ressaltar que também é rico em cálcio, ferro, magnésio e vitamina C.
    alimentos-ricos-em-vitamina-b6

Além dos alimentos citados, também podemos destacar a banana, ameixas secas, alho, avelãs, sementes de girassol, pistache, atum, lombo, costela, leite, ovos, aveia, gérmen de trigo, levedo de cerveja entre outros.

Quais os sintomas da deficiência de vitamina B6?

Vale ressaltar que a deficiência de vitamina B6 não é comum. Ela pode estar relacionada a diversos fatores como uma dieta de baixa qualidade, má absorção do trato intestinal, uso excessivo de drogas e distúrbios genéticos que podem impedir o metabolismo da vitamina. Caso ocorra sua deficiência, os pacientes podem apresentar sintomas como:

  • Dermatite;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Gengivite;
  • Depressão;
  • Retardo no crescimento;
  • Anemia;
  • Nervosismo e Irritabilidade;
  • Feridas na boca e também língua;
  • Contrações musculares;
  • Pele ressecada e descamando.
    sintomas-da-falta-de-vitamina-b6

Em mulheres grávidas, a deficiência da vitamina B6 pode prejudicar a capacidade mental do recém nascido. Também pode ocasionar convulsões em crianças pequenas e adultos.

Ingestão excessiva de vitamina B6

O excesso de vitamina B6 a longo prazo pode trazer problemas à saúde. Em casos mais amenos, pode provocar náuseas e dores abdominais. Já em casos mais sérios, a vitamina B6 em excesso pode trazer severos problemas neurológicos e/ou nos rins, isso porque é uma vitamina solúvel em água, o quê faz com que o corpo se esforce mais para poder eliminá-lo pela urina. Esse processo pode promover um desgaste desnecessário aos rins.

Para que a vitamina B6 proporcione todos os benefícios aqui citados é importante que a alimentação também seja rica em outras vitaminas do complexo B.

Também é importante ressaltar que cerca de quarenta medicamentos podem interferir diretamente nas funções exercidas pela vitamina B6. E os principais medicamentos são: desoxipiridoxina, insoniaside, ciclosserina e penicilamina.

Então o recomendado é sempre procurar a orientação de um médico antes de fazer o uso da suplementação de vitamina B6 ou mesmo de qualquer outro tipo de medicamento.

Gostou do nosso artigo? Então não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais e deixar suas dúvidas e comentários abaixo!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...