Vitamina B1 – Benefícios, Como Obter, Alimentos Ricos e Sintomas de Deficiência

Também conhecida como tiamina, a vitamina B1 faz parte do conjunto de vitaminas pertencentes ao complexo B. Ela possui várias funções no nosso organismo, como regular os gastos de energia, estimular o apetite e também auxiliar o metabolismo dos carboidratos.

A vitamina B1 também desempenha um papel importante para a saúde do fígado, pele, unha e cabelo. Saiba mais sobre os benefícios de como obter e os alimentos ricos em vitamina B1.

Quais os benefícios da vitamina B1 para a saúde?

A primeira vitamina do complexo B a ser descoberta, a vitamina B1 desempenha um papel importante na manutenção do sistema nervoso, além é claro, de melhorar o funcionamento cardiovascular do corpo.

Por ser uma vitamina solúvel, é capaz de ajudar na conversão de hidratos de carbono em glicose, que será usada para a produção de energia e diversas funções do organismo. Dentre os seus benefícios para a saúde podemos destacar:

Energia

Sem dúvidas o principal benefício da vitamina B1 é o seu total envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, que é a principal fonte de energia para o corpo. Graças a essa ativação das enzimas, o corpo poderá obter maiores quantidades de energia, além da sensação de bem estar e vitalidade.

Saúde nervosa

A vitamina B1 também oferece benefícios para a saúde nervosa. Isso porque em quantidades corretas, essa vitamina tem a função de estimular uma boa memória, concentração e raciocínio. Segundo pesquisas, a vitamina B1 também é capaz de prevenir o mal de Alzheimer.

Saúde do coração

A vitamina B1 também é ótima para o coração, pois ela é responsável por estimular a produção da acetilcolina que são neurotransmissores os quais possuem a função de transmitir mensagens dos neurônios até os músculos. E isso inclui o coração. Além disso, ela também tem o papel de proteger a regularidade das funções do coração. Ela faz isso enquanto melhora a comunicação entre esse músculo e sistema nervoso.

Perda de peso

É uma vitamina aliada na perda de peso, já que ela possui a função de manter o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, a vitamina B1 também auxilia o corpo a conseguir todos os nutrientes que necessita, dessa forma, bloqueando as reações adversas quando há falta de um nutriente. Ela também ajuda a emagrecer, pois evita o acúmulo de gordura e a fome intensificada.

Saúde ocular

Segundo pesquisas, a vitamina B1 é capaz de retardar o desenvolvimento da catarata. Estudos em pacientes mostraram que há menor ocorrência da doença em pessoas que possuem quantidades adequadas de vitamina B1 no organismo.

Ação antioxidante

A vitamina B1 tem a função de proteger o corpo dos radicais livres, que são substâncias nocivas e as grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Ganho de massa muscular

Ótimas notícias para quem quer ganhar massa muscular. Essa vitamina também garante que os músculos recebam o oxigênio necessário para se desenvolverem. Além de melhorar a comunicação do sistema nervoso, o que garante que os movimentos de contração muscular sejam melhor executados durante o treino.

Como obter a vitamina B1?

Facilmente encontrada, está presente em uma grande variedade de alimentos. Também é possível obter através de suplementos encontrados em farmácias, casas de produtos naturais e lojas de produtos para treinos.

Os alimentos ricos em vitamina B1 são:

  • Fontes animais: carne de porco, fígado, atum e salmão;
  • Cereais integrais: centeio, gérmen de trigo, aveia, quinoa e amaranto;
  • Vegetais folhosos: espinafre, couve, acelga, agrião e almeirão;
  • Leguminosas: feijão, grão de bico, ervilha, soja e amendoim;
  • Frutas oleaginosas: castanha do Pará, amêndoas e castanha de caju.
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Além disso, a vitamina B1 também está presente em aspargos, sementes de girassol, batatas, soja, lentilha, arroz integral, tomate, couve-de-bruxelas e berinjela.

Quais as consequências da falta de vitamina B1 no organismo?

É importante ressaltar que a deficiência de vitamina B1 no organismo é mais comumente encontrada em pessoas que possuem uma alimentação desbalanceada. Principalmente em um cardápio que contenha apenas arroz branco, carboidratos simples (como a farinha branca e o açúcar) e principalmente bebidas alcoólicas em excesso. Dentre as consequências da falta de vitamina B1 no organismo podemos destacar:

  • Perda de peso: a perda de peso em excesso pode ser consequência da falta de vitamina B1 no organismo;
  • Fraqueza: sem a vitamina B1, o corpo não é capaz de processar corretamente o carboidrato, principal fonte de combustível para todas as funções do organismo;
  • Distúrbios emocionais: segundo pesquisas, a deficiência de vitamina B1 está diretamente relacionada a terrores noturnos, ataques do pânico entre outros tipos de distúrbios emocionais;
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff: a síndrome trata-se de uma neuropatia relacionada com a deficiência de vitamina B1. Pessoas que sofrem com essa doença apresentam sangramentos nas porções inferiores do cérebro, incluindo o tálamo e hipotálamo. Essas regiões são as responsáveis pelo sistema nervoso e endócrino, por isso que a Síndrome de Wernicke causa danos na visão, coordenação e equilíbrio;
  • Beribéri: é uma doença causada pela falta de vitamina B1 e caracterizada por uma série de alterações nervosas, cardíacas e cerebrais. Dentre os sintomas podemos destacar confusão mental, laringite, câimbras musculares,  visão dupla, dor nas pernas e pés.
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Além dessas consequências pela falta de vitamina B1 no organismo, também podemos observar a falta de apetite, vômitos, dor abdominal, câimbras noturnas, formigamento e adormecimento das mãos e pés, sonolência, atordoamento e nervosismo.

O que é a overdose de vitamina B1?

Embora seja essencial para a saúde, quando tomada em excesso a vitamina B1 pode proporcionar alguns efeitos secundários bem desagradáveis. Dentre eles podemos destacar:

  • Sensação de calor;
  • Fraqueza;
  • Sudorese;
  • Náuseas;
  • Agitação;
  • Respiração difícil;
  • Aperto na garganta;
  • Pele levemente azulada.

Em casos de overdose profunda, o paciente pode vir a óbito. Por isso é de extrema importância que antes de fazer a suplementação com a vitamina B1, procurar sempre a orientação de um médico.

Gostou no nosso artigo? Ainda tem alguma dúvida sobre a importância da vitamina B1 para a saúde? Então não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões em nossos comentários!

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