Treino HIIT – Treinamento Intervalado de Alta Intensidade – O que é? Como fazer?

A busca pelo corpo ideal é uma das mais intensas dos últimos anos e isso não é exclusividade apenas das mulheres. Homens também buscam por mais qualidade de vida todos os dias, além, é claro, de perder os quilos indesejados.

Já pensou conquistar o corpo que sempre quis e ter uma saúde sempre em dia com exercícios curtos (mas de grande intensidade)? Bom, a proposta do treino HIIT é basicamente essa. Para entendermos melhor do que se trata, trouxemos a definição de HIIT: High-intensity interval training ou treinamento intervalado de alta intensidade.

Mas Como Funcionam Esses Treinos?

Não há um formato padrão ou ainda algum exercício específico no treino HIIT. A única variável realmente obrigatória é a intensidade. O treino também fará você mudar de ideia quanto a quantidade de horas de treinamento.

Para realizar o HIIT de forma correta — e que apresente resultados satisfatórios — você precisa intercalar períodos de intensidade máxima com períodos de descanso, sejam eles ativos ou passivos. Mas antes de passarmos as dicas vamos entender algumas coisas importantes sobre esse tipo de treinamento.

treino hiit

Protocolo Tabata

Durante a década de 1990 o protocolo Tabata foi desenvolvido pelo médico Izumi Tabata e alguns outros médicos colaboradores. Ele mostrava que o treino era muito superior do que o tradicional — e usual — treino aeróbico. Principalmente em se tratando da capacidade aeróbica e anaeróbica.

Com o treino HIIT, pôde-se observar que houve um aumento de 40% da capacidade aeróbica, quando comparado com um treino contínuo.

Período de Relaxamento Após o Exercício

Depois de realizar uma atividade com alta intensidade é preciso descansar, mas não se deve parar, apenas diminuir a intensidade. Por exemplo, se você for correr pode tanto caminhar como correr em baixa velocidade durante o descanso.

Cada série que você faz deve ter o máximo possível de esforço e assim manter a intensidade elevada. Conforme o tempo passa seu corpo se acostumará com essa intensidade e não vai parecer tão difícil assim. Inclusive, será até mesmo relaxante.

Escolha dos Exercícios Para o Treino Hiit

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

É valido lembrar que os exercícios para o treino HIIT são variáveis e vão mudar de pessoa para pessoa. Então não queira comparar o seu cronograma de atividades com a do seu amigo, pois cada um terá um programa diferente de treinos.

Outro fator importante é que o instrutor vai avaliar o condicionamento físico de cada aluno e escolher por atividades que sejam compatíveis à realidade de cada um. Por isso os treinos serão diferentes de pessoa para pessoa.

Conforme o aluno for adquirindo resistência física, os treinos serão alterados. Basicamente ele começará com exercícios de intensidade e exercícios de descanso, mas sempre sem parar de vez, apenas alternando.

A escolha dos exercícios fica a cargo do professor, mas podem variar entre burpees, agachamentos, polichinelos, esteira, corda, entre outros. Tudo dependerá do programa de treinamento que ele vai montar e também da disponibilidade desse aluno em estar todos os dias praticando essa atividade física de intensidade.

Beba Muita Água

Durante os treinos HIIT a pessoa perde muitas calorias por se tratar de um treino intenso, por isso é indicado que ela beba muita água ao longo do dia para se hidratar e repor a água perdida durante as atividades físicas.

HIIT - Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

Além disso, sabemos como a água é importante para nosso organismo e como tomar bastante água ao longo do dia nos deixará ainda mais saudáveis. Tenha sempre uma garrafinha por perto e mantenha-se hidratado.

Alimentação Balanceada

Tão importante quanto treinar corretamente e beber muita água é ter uma alimentação balanceada. Por praticar atividades de alta intensidade sua alimentação pode precisar sofrer alterações no dia a dia. Por isso o ideal é conversar com seu instrutor físico e com um nutricionista, para juntos encontrarem um cardápio ideal para você.

Primeiro é necessário estabelecer um objetivo (seja ganho de massa magra, perder gordura, etc.) e assim seguir corretamente esse plano alimentar. Não basta apenas treinar, é necessário ter uma vida equilibrada, com boa alimentação e beber bastante água também.

O treino HIIT é ótimo por vários motivos, mas sua rotina de treinos precisa ser estabelecida por quem entende do assunto. Por isso nada de fazer exercícios sem o auxilio de um profissional. Procure alguém que entenda do treino HIIT e possa criar uma rotina de atividades, além de ajudar a realizar os exercícios sem prejudicar o seu organismo.

E você já fez um treino Hiit? Conte nos comentários como foi esse treino e quais os benefícios que ele trouxe para a sua vida!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...