Tratamento Caseiro para Mau Hálito

O mau hálito, também conhecido por halitose, não é considerado uma doença, mas sim um sintoma de que algo de errado está acontecendo com o seu organismo. Quando são notados os primeiros sintomas desse mau cheiro, é ideal que já inicie alguns procedimentos para a prevenção, um deles é o tratamento caseiro para mau hálito.

Muitas pessoas afirmam que o mau hálito vem do estômago, mas, na maioria das vezes, a halitose não é causada por problemas estomacais, a não ser que o indivíduo tenha diverticulose esofágica, a qual deixa o hálito com odor ácido.

Dentre os mais variados motivos para o surgimento do mau hálito estão: língua saburrosa, que se caracteriza por uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no fundo posterior da língua, e doenças não tratadas que comprometem a gengiva, como excessos de tecido gengival, cárie aberta e extensa, abscessos, próteses mal adaptadas, estomatites, entre muitas outras.

Entretanto para todas as causas existem diferentes tipos de tratamentos, sejam eles caseiros ou não, por isso separamos a seguir algumas dicas de tratamento caseiro para mau hálito e as possíveis doenças que podem surgir quando esse sintoma não é tratado adequadamente.

Conheça vários tipos de tratamentos caseiros para mau hálito

Um ótimo tratamento caseiro para mau hálito consiste exclusivamente em manter a melhor higiene bucal possível, inclusive na língua e no interior das bochechas, lugares esses que acumulam bactérias capazes de causar a halitose.

Para você saber mais sobre como evitar esse sintoma que lhe incomoda no dia a dia, continue seguindo este nosso artigo e confira os vários tipos de tratamentos caseiros para mau hálito.

  1. Higienização bucal regular:

Para evitar o mau hálito é fundamental manter uma boa higiene bucal, para isso, é imprescindível o uso de fio dental sempre após as refeições. A escovação dos dentes, da língua, da bochecha e do céu da boca, deve ser a parte mais importante da higienização, afinal de contas, é nesse momento em que a maioria dos resíduos são eliminados, não favorecendo o acúmulo de placas bacterianas.

Em seguida, enxague a boca com água corrente e a aplicação de enxaguante bucal.

  1. Boca umedecida com limão:

Se mesmo com a perfeita higienização bucal, o mau hálito ainda persistir, aconselhamos que você coloque algumas gotas de limão em sua língua, isso irá aumentar a salivação devido à acidez do limão e o mau hálito deixará de existir.

  1. Chá de cravo da índia

O cravo da índia contém propriedades anti-sépticas que combatem os micro-organismos causadores da halitose. Ppreparar um chá de cravo da índia e utilizá-lo como enxaguante bucal em suas escovações é fundamental.

Receita:

  • ½ copo de água
  • 6 cravos da índia

Preparo: coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por vários minutos. Após ferver, deixe chegar à temperatura morna, coe e utilize como enxaguante bucal.

  1. Mascar folhas de salsa:

A salsa é uma planta que possui clorofila e algumas propriedades bactericidas que são capazes de remover o mau cheiro da boca e reduzir as bactérias que nela contém.

Para fazer o tratamento caseiro para mau hálito com salsa é muito simples, basta mascar folhas de salsa por alguns minutos, 2 vezes ao dia e após a mastigação enxaguar a boca com água corrente.

  1. Chá de hortelã:

O chá de hortelã auxilia na prevenção e no combate de placas bacterianas em sua boca. Para isso é preciso fazer bochechos com o chá após a escovação dos dentes.

Receita:

  • 125 ml de água
  • ½ colher (chá) de glicerina vegetal
  • 1 colher (chá) de extrato de hamamélis
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã

Preparo: adicione todos os ingredientes em um recipiente e agite bem até que componha uma mistura homogênea. Em seguida, utilizar como enxaguante bucal após as escovações.

Além desses 5 tratamentos que mencionamos no decorrer deste artigo, existem muitas outras dicas que ajudam a prevenir o mau hálito.

Dicas para prevenir o mau hálito

Realizar tratamentos caseiros é fundamental para evitar o mau hálito, mas existem várias dicas que também são importantíssimas para prevenir esse sintoma, confira quais são:

  • Comer a cada 3 horas para que o estomago não fique vazio por muito tempo,
  • Ingerir vários goles de água durante o dia todo,
  • Ter sempre um cravo da índia na bolsa para chupar durante o dia,
  • Ingerir 1 maçã antes de ir a um almoço fora de casa e não poder escovar os dentes após a refeição.

Seguindo nossas dicas e fazendo os tratamentos caseiros para mau hálito mencionados acima, com certeza o seu hálito será bem agradável e você não precisará se preocupar com a halitose desagradável.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 2,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply