Tosse alérgica – Principais Causas, Remédios, Sintomas. Como aliviar?

A tosse é classificada como um reflexo natural de nosso aparelho respiratório, tendo a função de eliminar microrganismos que estão afetando nossas vias aéreas (nariz, pulmões, garganta). Entretanto, a tosse pode não ser “normal” – ela pode ser uma tosse alérgica.

Como o próprio nome sugere, a tosse alérgica refere-se a alguma alergia do indivíduo. Saiba mais sobre causas, sintomas e tratamento, agora!

Tosse alérgica – Quais são os causadores?

A tosse alérgicaé caracterizada por ser uma tosse seca persistente, que acontece por conta de uma reação do nosso organismo a agentes do meio ambiente.

A alergia é uma forma especializada de inflamação, podendo desencadear o processo da tosse. Ou seja, quando uma pessoa entra em contato com alguma substância/elemento que o organismo não reconhece ou considerada “estranha”, células específicas se ativam e produzem um anticorpo contra ela, chamado de IGE.

Esses anticorpos se localizam, na maioria dos casos, na parede dos mastócitos (células de defesa que estão presentes no tecido conjuntivo). Quando eles notam a presença da substância estranha, eles provocam uma reação inflamatória, que irá ativar os receptores (histamina).

Mas, afinal, o que pode causar a tosse alérgica? São agentes muito conhecidos e que estão no nosso dia a dia, como:

  • Determinados alimentos;
  • tosse alérgica sintomasFungos;
  • Pelo de cachorro;
  • Pelo de gato;
  • Perfumes;
  • Poeira;
  • Pólen;
  • Poluição de modo geral.

É muito mais comum que a tosse alérgica surja na primavera e no outono, porém, no inverno, ela também pode ocorrer já que o acúmulo de substâncias alergênicas no ar é maior, por conta da tendência de se manter os ambientes mais fechados.

Sintomas da tosse alérgica

Quem possui algum tipo de alergia tem maior probabilidade de desenvolver tosse persistente, quando exposta aos “gatilhos”, citados anteriormente. Para saber como identificar o que é uma tosse alérgica, deve-se saber quais são os seus sintomas.

Basicamente, ela traz como reaçãoprincipal a tosse, que pode acontecer das seguintes formas:

  • Tosse seca, ou seja, não há presença de catarro ou outra secreção;
  • Tosse seca que persiste, ocorrendo várias vezes ao dia, principalmente com maior frequência à noite;
  • Tosse que irrita, isto é, uma tosse que começa e parece que não vai mais parar.

Entretanto, para quem sofre com rinite ou sinusite, a tosse alérgica pode provocar:

  • Coceira na garganta;
  • Coriza;
  • Espirros;
  • Lacrimejamento nos olhos;
  • Irritação em olhos, nariz, garganta, boca e pele.

Para saber se você sofre com tosse alérgica, é fundamental que você procure um médico.

tosse alérgica causas

Diagnóstico e tratamento da tosse alérgica

Um médico capacitado pode fazer um diagnóstico preciso sobre a sua condição, por meio da história clínica– que deverá apontar quando iniciou a tosse, o que se estava fazendo naquele momento, local em que estava e outras informações.

Além disso, você deve indicar quais tipos de alergia possui e tudo mais que julgar importante, para favorecer um diagnóstico mais rápido.

Para esclarecer a causa da tosse, é possível realizar exames de raio-x de tórax e dos seios da face. A dosagem de anticorpos alérgicos (por exame de sangue) e provas de função pulmonar (espirometria) são outros procedimentos solicitados com frequência.

A tosse persistente, como é a tosse alérgica, pode ainda necessitar de exames mais específicos, como tomografia de tórax, broncoscopia, endoscopia digestiva, entre outros. Ainda é possível fazer um teste de alergia, para descobrir a causa.

O tratamento para a tosse alérgica é realizado levando-se em conta sua concreta causa. Dessa forma, é normalmente indicado que:

  • Se faça uso de um remédio anti-histamínico;
  • Evite contato com a substância/elemento que cause a alergia;
  • Faça uso de remédios naturais para tosse.

Se o médico considerar necessário, poderá prescrever um xarope para a tosse, que visará não só o combate à alergia, mas também para acalmar a garganta e diminuir os sintomas da tosse.

remédio natura  para tosse alérgica

Tosse alérgica não é uma doença

Entende-se que a tosse alérgica não é uma doença, mas sim o sintoma de alguma doença que precisa de investigação e um tratamento apropriado.

Como não existe um tratamento específico para a tosse, o foco está no causador do problema. Por isso, procure sempre realizar a consulta médica e seguir as orientações sobre as medicações, para melhorar o seu quadro.

O melhor jeito – e o mais eficaz – para prevenir crises de tosse alérgica é ficar afastado(a) dos fatores causadores dela.

A tosse, quando acontece de maneira constante, pode causar danos às cordas vocais, fazendo com que a pessoa sinta rouquidão e até perda da voz (afonia). Ainda, é possível causar cansaço muscular do diafragma e dos músculos do tórax. Em casos mais graves, a tosse pode fazer com que ocorra fraturas de costelas ou perfuração da traqueia, dos brônquios e dos pulmões.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply