Teste de gravidez caseiro e de farmácia – Como fazer? Funciona? Aprenda a ver o resultado

Os testes de gravidez caseiros feitos com água sanitária, cloro, pasta de tente, entre outras técnicas não são recomendados pelos médicos, já que não há pesquisa científica que comprove a eficiência destas estratégias para informar a existência da gravidez. Os testes de gravidez caseiros confiáveis são aqueles comprados em farmácias, estes possuem 99% de precisão, podem ser feitas sozinha em casa sem ajuda profissional, a partir da medição de hormônio na urina.

O teste de gravidez caseiro deve ser feito somente após identificação de atraso menstrual ou desconfiança de falhas em métodos contraceptivo, como possibilidade de camisinha furada ou uso equivocado da pílula anticoncepcional. Lembre-se que de nada adianta fazer o teste de farmácia no dia seguinte à relação sexual desprotegida, neste caso, é preferível tomar a pílula do dia seguinte para prevenir a gravidez indesejada. Só faça o teste caseiro caso haja sintomas de gravidez, principalmente, o atraso menstrual.

Abaixo você confere as opções caseiras de confirmar a gravidez no conforto de sua casa, sem necessidade de ajuda de um profissional. Com estas técnicas é possível aferir o resultado na hora, sem precisar esperar confirmação por meio de exames médicos, os quais podem demorar até sete dias para ficar pronto no Sistema Único de Saúde.

Como fazer teste de gravidez caseiro

Testes de farmácia são os únicos métodos de comprovação do resultado negativo ou positivo para gravidez que possuem comprovação científica. Outras técnicas rudimentares passadas de geração em geração possuem grande margem de erro e são consideradas pelos médicos irrelevantes para quem quer ter certeza sobre a existência ou não da gravidez.

Teste de farmácia

Os testes de farmácia são os testes de gravidez caseiros mais confiáveis. Eles utilizam substâncias capazes de calcular a quantidade hormonal na amostra de urina feminina de forma confiável e sem ser danosa à saúde da mulher. Os testes custam de R$ 3,00 a R$ 90,00 – quando se tratam de digitais reutilizáveis. Confira quais marcas são confiáveis:

  • Teste de gravidez Confirme em tiras;
  • Teste de Gravidez Clearblue em tiras
  • Teste de gravidez clearblue digital (informa gravida ou não grávida e as semanas de gestação de acordo com a quantidade hormonal)
  • Confira (tira);
  • Maxtest (caneta ou tira);
  • Uni test Plus (tira).

Todos os testes tem uma média de eficácia de 99%, ou seja, são muito exatos. No entanto, garanta que você os esteja fazendo após 4 dias do atraso menstrual. Afinal, se a gravidez acontecer, o hormônio precisa de algum tempo para aparecer na urina e ser detectado pelos testes. Para saber como utilizar cada um dos testes basta ler as instruções da bula, cada marca possui instruções específicas.

Em todos os tipos de testes de farmácia no estilo de tiras a interpretação será a mesma: uma tira significa NÃO gravida. Duas tiras significa que ESTÁ grávida.

O teste de gravidez negativo contém uma linha:

O teste de gravidez de farmácia que deu positivo deve conter duas linhas fortes:

Perceba que a tira de alguns testes pode ficar bem clara e isso é completamente normal, para ter certeza da gravidez é preciso que o segundo risco esteja forte e acentuado. Muitas mulheres fazem vários testes de gravidez para garantir. Caso também tenha ficado em dúvida vale a pena esperar o dia seguinte e fazer um novo teste com pelo menos quatro horas de retenção urinária.  Também fique atenta aos sintomas e se os testes caseiros ainda não sanarem a dúvida, recorra aos postos de saúde para realizar exames laboratoriais.

Para ter maior precisão no resultado faça o teste com a coleta da primeira urina da manhã ou com pelo menos duas horas de retenção urinária. Assim, se estiver no início da gravidez o teste de farmácia já irá detectar alguma diferenciação no nível hormonal. Se quer ter certeza do resultado confira o manual do Nursing.com com fotos de testes de gravidez positivo e como interpretá-los. Assim, você tira a dúvida se aquele risco fraco é sinal de que está grávida.

Testes de gravidez caseiros

Quando a medicina ainda não havia inventado maneiras de detectar o nível de hormônio da gravidez por exames de sangue ou exames de urina caseiros, as mulheres utilizavam-se de técnicas com maiores margens de erros. Abaixo segue algumas técnicas que possuem algum fundamento científico e que não fazem mal à saúde:

Teste da Fervura

O teste da fervura deve ser o teste caseiro de gravidez mais comum de todos, é fácil de reproduzir em casa e usa objetos do dia a dia para ser feito. Para realizar esse teste você vai precisar de:

  • Urina
  • Uma embalagem ou panela de alumínio
  • Fogão

fervura urina

Coloque a urina na panela ou recipiente de alumínio e esquente até a fervura. O teste é tido como positivo para gravidez caso a urina forme uma nata e borbulhe como leite, e negativo se a urina continuar límpida e ferver como água. Quando a nata se forma significa que há presença de hormônio da gravidez na urina.

O problema desse exame de gravidez caseiro é que a urina é composta de vários elementos químicos que fervem em temperaturas diferentes. A chance de dar positivo é muito alta sem que tenha relação alguma com gravidez. O teste pode dar positivo até para homens, ou seja, a eficácia não é nenhum pouco garantida.

Teste do Vinagre

vinagre

Esse teste é bastante rápido e fácil de fazer, não precisa de altas temperaturas, apenas ingredientes comuns que você provavelmente já tem em casa. Para realizar o teste do vinagre você vai precisar de:

  • Um recipiente de vidro, pode ser um copo ou uma embalagem velha
  • Uma colherzinha descartável ou palito de picolé
  • Urina
  • A medida de uma colher de sopa de vinagre

Coloque um pouco da urina no recipiente de vidro, adicione o vinagre e misture com o palito ou colher descartável.

Se a mistura mudar de cor é provável que um bebê esteja a caminho. Caso a cor continue a mesma, você provavelmente não está grávida.

O problema é que o ácido acético (presente no vinagre) é um ácido fraco e dificilmente ocorrerá alguma reação com a urina, pois ela também é ácida. Em raros casos particulares, a urina pode vir a ser básica e formar alguma reação, o que não tem relação nenhuma com o hormônio da gravidez. Não existe um padrão do vinagre a ser utilizado e a cor da mistura pode mudar de acordo com o escolhido.

Teste do cotonete

O teste serve para saber se a menstruação está próxima, é rápido e pratico de ser feito. Para realizar o teste é preciso somente de um Cotonete.

Você introduz o Cotonete na vagina e passa lentamente próximo ao útero. Após retirá-lo da vagina, verifique a cor. Se o algodão da ponta estiver rosado ou avermelhado é porque a sua menstruação está próxima. Caso o Cotonete continue branco, sua menstruação não irá vir tão cedo, podendo indicar gravidez.

O teste pode ser falho, pois nem sempre atraso menstrual é sinônimo da chegada de um bebê e pode ocorrer por milhares de motivos diferentes. Além disso, é possível que haja algum tipo de secreção vaginal ou infecção, fazendo o resultado aparentar positivo quando não há relação nenhuma com a gravidez.

Teste do Cloro

cloro

Outro teste muito utilizado é o do cloro. A substância é mais difícil de ser encontrada para comprar, mas da mesma maneira que o teste do vinagre, ele não precisa de altas temperaturas, é prático e rápido de ser feito. Você precisa ter em mãos:

  • Um recipiente para fazer a mistura
  • Cloro
  • Urina
  • Colher ou palito para misturar

Coloque a urina dentro do recipiente e misture com um pouco de cloro. O teste é considerado positivo para gravidez se a mistura borbulhar ou mudar de cor, deixando a urina mais escura.

Esse teste, além de não ter a eficacia comprovada, pode ser prejudicial para a mulher. O cloro faz uma reação química com elementos da urina que não estão relacionados com o hormônio da gravidez, liberando gases que podem ser tóxicos se aspirados – como a tricloramina e cloreto de cianogênio.

A reação também é a responsável pela mudança de cor. Um exemplo disso é a vermelhidão nos olhos causadas em piscinas, junto com o cheiro forte que elas exalam. Ao contrário do que muita gente pensa, os sintomas de vermelhidão e cheiro forte se dão devido à reação descrita e não às altas quantidades de cloro presentes.

Teste da Coca-Cola

coca

O teste da Coca-Cola é muito parecido com os outros ditos anteriormente. O melhor desse teste é que quase todos têm uma Coca em casa e se não tiver, é fácil de achar em qualquer ponto de venda. Para realizar o teste você precisa de:

  • Coca-Cola com gás e quente, é preciso deixá-la fora da geladeira
  • Um recipiente para fazer a mistura
  • Urina

Misture a amostra de urina com a Coca-Cola no recipiente. O resultado será positivo se o refrigerante espumar ou soltar bolhas (tipo chopp), caso contrário o resultado é negativo. Novamente o teste é duvidoso, pois o hormônio hCG presente quando há a fecundação do óvulo, não possui relação nenhuma com as reações descritas.

Teste da Água Sanitária

água sanitaria

Também conhecida como QBoa ou Candida, em algumas regiões, o teste da água sanitária é muito parecido com os anteriores. Para realizá-lo é necessário que você tenha em mãos:

  • Copo descartável ou outro recipiente para fazer o teste
  • Urina
  • Água sanitária

Urine no copo descartável ou recipiente que escolheu para o teste e misture a água sanitária. Se ficar alaranjado ou avermelhado, o resultado do teste é positivo, caso contrário a gravidez deve ser negativa. Se borbulhar as chances de estar grávida são bastante altas.

Não encontramos uma padronização da receita e o teste pode dar positivo tanto para homens quanto para mulheres. A variação da concentração de urina e água sanitária também pode fazer com que o resultado mude. Existe uma reação entre a ureia e amônia presentes na urina com o hipoclorito de sódio (água sanitária), que libera cloramina e gás clorino. O cheiro é desagradável e se inalada em altas quantidades pode ser tóxico. Além disso, a reação não tem relação com o hCG, que é o hormônio da gravidez.

Pasta de Dente

pasta

Para que o resultado do teste funcione, é preciso utilizar pasta de dente branca, as coloridas não servem, pois alteram o resultado final. Para realizar o teste é necessário os seguintes itens:

  • Pasta de dente branca
  • Um recipiente transparente para realizar o teste, como um copo de vidro
  • Urina

Coloque a urina no recipiente transparente e misture a pasta de dente. Se após dois minutos a pasta se tornar azulada ou começar a espumar, o teste é positivo. A falha no teste é que dificilmente a pasta fica azulada, até para mulheres que estão grávidas de fato. Já a espuma ocorre em grande parte dos casos, pois é uma mistura entre ácido (urina) e uma substância básica (a pasta de dentes). Quanto maior a diferença do pH entre elas, maior a chance de que a espuma ocorra. Os resultados podem variar de acordo com a marca utilizada do produto.

Teste da Agulha/Marroquino

agulha

O teste marroquino é um pouco mais demorado dos que você leu anteriormente, é necessário oito horas de espera para o resultado final. Para o teste é preciso:

  • Uma agulha
  • Um recipiente com tampa
  • Urina

Urine em um recipiente que possa ser fechado, coloque a agulha dentro e tampe-o. Deixe repousar por 8 horas, se após esse período a agulha tiver mudado de cor e se tornando preta, é provável que você esteja esperando um bebê. O teste não funciona, pois normalmente é necessário mais que algumas horas para a agulha escurecer, e a reação acontece devido às substâncias da urina – quanto mais concentrada estiver, maior a chance do resultado ser positivo.

Testes de Gravidez Caseiros Funcionam?

Muitas mulheres dizem funcionar, porém pode ser apenas uma coincidência e não existe comprovação científica nenhuma da sua eficácia. Cada teste tem um jeito único de ser realizado. Ressaltamos a importância do exame de sangue para saber com precisão se o resultado é positivo ou negativo, pois caso esteja mesmo grávida, é importante que a mulher agende exames para garantir a própria segurança e a do bebê.

Não existe comprovação científica de que os testes caseiros sejam precisos na hora de determinar se a mulher está ou não grávida, mas, mesmo assim, muitas mulheres os fazem, recomendam e acreditam nos resultados.

Vale lembrar também que o atraso da menstruação pode indicar desequilíbrio hormonal ou algum problema no ovário ou útero. Então, independente do resultado do teste, busque a orientação de um profissional da saúde pra descartar essas possibilidades.

A melhor forma de detectar a gravidez é fazer um exame beta hCG (exame de sangue), que tem 99% de precisão, ou usar um dos kits vendidos em farmácia com eficácia comprovada. Dependendo da marca, a precisão pode variar de 95% a 99% e o preço varia de R$3,99 para os mais simples até R$90,00 para testes digitais reutilizáveis. Os testes do hormônio hCG são bastante precisos e detectam a gravidez com apenas um dia de atraso menstrual, sendo mais precisos após 5 dias de atraso menstrual.

Preço

Os testes encontrados nas farmácias costumam ser mais precisos e você consegue achar testes a partir de R$ 3,99 até testes digitais e reutilizáveis por R$90,00 ou mais. Ou seja, cabe em qualquer orçamento e situação, então é sempre bom utilizá-lo para ter uma resposta segura e confiável.

Há farmácias e laboratórios que fazem a entrega do teste em sua casa, basta comprar via boleto bancário ou cartão de crédito no site oficial. No entanto, a maioria cobra taxa de frete e pode demorar alguns dias para chegar. Os mesmos testes podem ser comprados em qualquer rede farmacêutica sem prescrição médica.

Como saber se deu falso positivo?

O falso positivo não é muito comum, no entanto pode acontecer no caso de exames caseiros que fazem a detecção de hormônio da prolactina e estrogênio na urina da mulher. Algumas doenças podem alterar o sistema feminino e fazer com que haja um falso positivo. Para ter certeza de que há uma gestação é SEMPRE recomendado que a mulher faça um exame clínico para confirmar o resultado, caso o teste caseiro tenha dado positivo.

O exame clínico é o beta hcg, ele mede a dosagem de hormônio da gravidez na corrente sanguínea, portanto, é considerado o teste mais preciso que há. O teste pode ser solicitado em qualquer  unidade de saúde gratuitamente, de preferência leve consigo o teste de farmácia com o resultado positivo para mostrar, caso seja solicitado.

Para saber se o exame beta hcg deu positivo haverá um número de referência. Se a quantidade hormonal for igual ou superior significa que está grávida. Neste caso, será recomendado iniciar os exames pré-natais para o acompanhamento da saúde do bebê e andamento da gestação.

teste de gravidez positivo sangue

É preciso ter cuidado ao analisar os sintomas da gravidez, afinal, os primeiros sintomas da gestação coincidem com a vinda da menstruação: cólica, enjoos, dores no corpo, etc. As vezes, estes sinais significam que o ciclo menstrual está para iniciar.

Como saber se estou grávida?

O que muitas mulheres não levam em consideração é que o ciclo menstrual é muito sensível e vários fatores não relacionados à gravidez podem causar atrasos menstruais, como: estresse, ansiedade, problemas hormonais, entre outros. Os testes de gravidez caseiro são muito fáceis e baratos de fazer e, por isso, é sempre bom fazer para sanar a dúvida, o que torna-se desnecessário é o nervosismo que só ajuda a simular sintomas da gravidez. 

A gravidez só pode acontecer caso tenha acontecido relação sexual desprotegida ou a mulher tenha falhado no uso da pílula anticoncepcional. Quem usa a pílula corretamente tem chances muito pequenas de engravidar.

Quem manteve relações sexuais e tomou a pílula do dia seguinte com até 48 horas após a relação pode dispensar os testes de gravidez caseiros, de farmácia ou clínicos, já que este remédio impede que a fecundação ocorra.

Como prevenir ou facilitar a gravidez

Quem quer prevenir a gravidez deve fazer o uso de preservativos durante a relação sexual ou métodos anticoncepcionais como pílulas, DIU, laqueadura ou vasectomia (para homens). Já falamos aqui como solicitar a laqueadura e vasectomia pelo SUS. Quanto mais a mulher conhecer seu corpo melhor: mesmo quem toma anticoncepcionais deve ficar atenta a tabelinha para saber qual é o seu dia fértil. Afinal, as chances de engravidar fora do período fértil são muito menores.

Quem está tentando engravidar deve estar ainda mais atento ao período fértil e, de preferência usar a tabelinha para engravidar. Se mesmo após vários meses não houver resultado pode-se solicitar um teste de ovulação para a mulher e um espermograma para o homem, afim de verificar possíveis problemas de fertilidade.

Caso haja qualquer dúvida sobre a existência de gravidez um médico deverá ser consultado.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (53 votes, average: 4,28 out of 5)
Loading...