Tabelinha para Engravidar – Como calcular? Saiba quando está Fértil

A tabelinha para engravidar calcula os dias férteis da mulher com base em informações sobre o ciclo menstrual. O método não é o mais seguro, mas ajuda a informar qual é a data mais favorável para ter uma relação sexual, sem uso de métodos contraceptivos.

Mulheres com ciclo regular têm mais facilidade em descobrir qual é a data certa para engravidar com o uso da tabelinha. Já quem tem um ciclo menstrual irregular, pode encontrar dificuldades em saber qual é o dia certo para tentar a concepção.

Na teoria,o corpo feminino permanece fértil por, pelo menos, 5 dias consecutivos, todo mês. Veja, abaixo, como descobrir quais são eles, fazendo o uso da tabelinha do ciclo menstrual:

tabelinha para engravidar

Como usar tabelinha para engravidar

  • Use uma tabela pronta da Internet ou, então, um calendário, para facilitar o cálculo do dia;
  • Anote o dia que veio a sua menstruação, ou seja, o primeiro dia do seu ciclo;
  • Conte 14 dias após a data do primeiro dia da menstruação. É no 14º dia do seu ciclo que a mulher ficará mais vulnerável à gravidez;
  • Conte três dias antes do 14° dia e três dias depois, ou seja, nos dias 11, 12, 13, 15, 16, e 17, após a descida da menstruação, é o período fértil da mulher. Aqui, são grandes as chances de engravidar, já que o óvulo estará pronto para ser fecundado por um espermatozoide.

Para as mulheres que têm um ciclo irregular, ou seja, a menstruação demora muito mais ou muito menos do que 28 dias, fica mais fácil usar a tabelinha em aplicativos de celulares.  Com eles, a análise dos sintomas facilita saber quando a menstruação está por vir e programar o momento certo de ter a relação. Já falamos antes sobre o período fértil aqui.

como usar tabela para engravidar

Dicas de aplicativos

Confira, abaixo, dicas de aplicativos disponíveis para Android e iOS, que poderão te ajudar na tentativa de engravidar. Eles automatizam o cálculo de modo que a mulher só precisa informar o dia que desceu a menstruação.

1 – Meu calendário

O meu diário funciona como um verdadeiro diário do ciclo menstrual feminino. Ele te ajuda a lembrar dos seus medicamentos – para quem toma anticoncepcional – e te permite consultar quando acontecerá o descimento da sua próxima menstruação, quando terá mudanças no corrimento ou os seus dias férteis.

aplicativo meu calendario

2 – Clue

O AppClue tem um método facilitado de descobrir qual é o momento certo para engravidar, usando um layout mais sério e uma tabela de página inicial. Ele faz uma série de monitoramentos que incluem a intensidade das cólicas, a oleosidade da pele, as alterações de humor e outras alterações importantes no corpo da mulher ao longo do ciclo menstrual.

Este App é um dos melhores, porque não te informa somente o período fértil, mas, com base no seu estado físico e emocional, mostra o verdadeiro dia para tentar engravidar. Afinal, o seu humor e a sua quantidade hormonal podem influenciar – e muito- na preparação do organismo.

aplicativo de tabela para engravidar

3 – Natural Cycle

De acordo com os desenvolvedores do App, a ferramenta tem precisão de 95% no rastreamento da fertilidade feminina. O layout é simples e bem informativo. Não é preciso gastar muito tempo para aprender como usar.

Um dos diferenciais da ferramenta é que ele usa da temperatura corporal e da análise de outros sintomas para te dizer se você está num momento propício para engravidar ou não.

natural cycle aplicativo

Como engravidar? Dicas do que fazer

Estudos médicos informam que a probabilidade de um casal engravidar a cada mês é de 20%, aproximadamente. No entanto, a porcentagem sofre alterações, de acordo com características da relação.

A ansiedade, o medo e até os comportamentos de saúde de cada um influencia nas chances de engravidar. Portanto, ter uma rotina saudável, manter os níveis hormonais controlados e garantir cuidados genitais adequados são os principais deveres para que os espermatozóides fiquem fortes e o corpo da mulher bem preparado para o fecundar o óvulo.

Lembre-se de no dia da relação não usar nada que possa interferir na qualidade da lubrificação feminina: sem saliva, lubrificantes adicionais ou cremes. Os médicos também recomendam que a preparação psicológica comece uma semana antes, o casal deve manter-se relaxado e livre de estresse para que o Ph vaginal fique básico e não sofra com desníveis hormonais.

Se você já tentou engravidar vale a pena ficar atenta aos primeiros sintomas e confirmar se está grávida ou não com os famosos testes de gravidez. 

Dificuldades para engravidar – Principais causas

A fertilidade do homem e da mulher pode variar. É verdade que algumas pessoas têm mais facilidade para engravidar do que outras – estes fatores estão relacionados a interferências hormonais e até ao uso de remédios controlados.

Os casais que tentam ter um filho por mais de dois meses sem sucesso devem procurar o médico para saber o que fazer.  O exame mais indicado para analisar a fertilidade masculina é o espermograma, enquanto que para a mulher é um hemograma completo em conjunto com um ultrassom dos ovários e do útero.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply