Sinusite – Tudo sobre!

Sinusite é uma inflamação dos seios da face – cavidades no entorno do nariz e olhos – causada por infecção bacteriana. Os motivos para que essas cavidades nasais inflamem são diversos, podendo ser consequências de uma gripe, processo alérgico, desvio ou obstrução do septo.

Os seios da face servem para dar ressonância a voz, aquecer o ar e diminuir o peso da cabeça. É normal que produza uma secreção quase imperceptível, no entanto quando os seios paranasais ou o septo ficam congestionados devido ao excesso de secreção é uma situação comum também durante a gripe.

Quando o ar não consegue ser expirado para fora do organismo as bactérias inaladas ficam presas dentro dos seios da face e se multiplicam causando um processo inflamatório. Já nos casos de alergia é o contato com o agente alérgico que provoca sobrecarga das células do sistema imunológico e por consequência reação sinusite.

Algumas pessoas têm tendência a ter a inflamação. Qualquer tipo de doença respiratória, como a asma, pode favorecer o desenvolvimento da sinusite, pessoas que têm grandes desvios de septo ou alergias também têm maiores chances de ter quadros de inflamação. Esses são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Sintomas da sinusite

Os sintomas da sinusite mais comuns são:

  1. Dor de cabeça (dor na face ou rosto da pessoa, esse é um dos fatores determinantes do diagnostico da sinusite);
  2. Congestionamento  nasal;
  3. Secreção nasal;
  4. Redução do olfato (principalmente pelo congestionamento nasal);
  5. Dor de ouvido;
  6. Dor no maxilar;
  7. Garganta inflamada;
  8. Náuseas;
  9. Tosses;
  10. Dor nas costas;
  11. Fadiga (em casos um pouco mais raros);
  12. Alterações do paladar;
  13. Dores musculares;
  14. Perda de apetite.

A dor mais frequente nos casos de sinusite é a dor de cabeça que pode ser forte, dar pontadas e ser ao redor dos olhos, além da sensação de pressão, dificuldades ao respirar e queimação na face.

Há várias formas de sinusite, elas variam conforme o agente causador, podendo ser considerada aguda, quando os sintomas duram pouco tempo ou crônica que é quando os sintomas se estendem por mais de 8 semanas.

A maioria dos casos são referentes à processos agudos, ou seja, se resolvem em poucos dias ou dentro de algumas semanas. Para acelerar o procedimento é possível tomar medicações ou utilizar métodos caseiros, como a inalação com soro fisiológico para acelerar o tratamento.

sinusite

Causas

A causa da sinusite pode ser variada e, para todo os casos, ficar longe dos fatores de risco é a melhor coisa a fazer, assim evita-se que o processo inflamatório se inicie. A prevenção também deve ser mantida com uma alimentação saudável e rica em vitaminas C, D e E que contribuem para um sistema imunológico eficiente. Confira algumas situações que podem causar a sinusite:

  1. Pólipos nasais: é o crescimento do tecido nasal que pode bloquear a passagem do ar e dificultar a respiração e eliminação da sujeira e bactérias presentes nos seios da face.
  2. Reações alérgicas: pacientes que tem algum tipo de intolerância a substâncias carregadas pelo ar, como poeira, pólen, mofo, fumaça, partícula de inseto, pelo de animais entre outros podem desencadear um quadro de sinusite alérgica.
  3. Infecções respiratórias: outras doenças respiratórias como a rinite ou asma bloqueiam os seios nasais provocando a infecção.
  4.  Desvio de septo nasal: isso é um desalinhamento da cartilagem que  permite a passagem do ar dividindo as duas narinas. A maioria da população possui desvio de septo, ele não é fruto de uma pré-disposição genética e sim de traumas como quedas, batidas na fase do desenvolvimento (dos 3 aos 14 anos, aproximadamente).
  5. Doenças imunológicas: fibrose cística, refluxo no estômago, AIDS entre outras doenças que criem complicações do sistema imunológico.
  6. Gripe: a gripe, resfriados e outras doenças que afetam a função respiratória são potenciais causadores da sinusite do tipo aguda, que geralmente sara ao mesmo tempo que o processo viral.
  7. Alterações de altitude: quem presencia grandes alterações de altitude como viagens para países diferentes com recorrência, voar ou mergulhar está mais propício.
  8. Tabagismo: as substâncias do cigarro são altamente danosas para todo o sistema respiratório.
  9. Problemas odontológicos: infecções de dente, crescimento inadequado do siso, problemas no maxilar e outras situações que possam desencadear processos inflamatórios que se espalhem pelo seio maxilar são potenciais causadores da sinusite.

Diagnóstico

O diagnóstico da sinusite deve ser feito por um médico da área. Somente os sintomas não podem confirmar o problema, uma vez que coincidem com diversas outras doenças, como a gripe ou resfriado.

Outro fator importante de ser citado, é que a sinusite costuma ser desenvolvida durante ou após um quadro de gripe, um poderoso fator de risco para o desenvolvimento da sinusite.

Confira a tabela abaixo, se você tem os sintomas da sinusite agende uma consulta com o seu médico para avaliar seu estado de saúde, confirmar a situação com uma ressonância ou radiografia e ter recomendações específicas de como tratar o seu caso:

sintomas-da-sinusite

Tratamento

inalação-sinusite

A sinusite aguda normalmente não necessita de nenhum remédio especifico, somente aqueles que ajudam a aliviar os sintomas, como por exemplo os analgésicos para dores na cabeça ou musculares e anti-inflamatórios da categoria AINES – como o ibuprofeno, por exemplo – são recomendados. O remédio precisa ser antes consultado com um médico ou farmacêutico.

Em caso de obstrução nasal ou dificuldades respiratórias é recomendado o uso de descongestionante da mucosa  nasal ou inalação para aliviar a sensação de entupimentos do nariz e ouvido.

Em casos crônicos ou de maior intensidade dos sintomas, um médico deverá ser consultado e provavelmente algum antibiótico será prescrito, tendo em vista que alguns casos crônicos se dão por uma inflamação bacteriana que precisa ser contida antes que se espalhe.

Alguns médicos também podem receitar corticoides nasais ou orais para o tratamento. Sendo os nasais mais recomendados para ajudar a prevenir e tratar a sinusite.

Casos de sinusite causado por processos alérgicos são tratadas com a prevenção à exposição ao fator alérgico. Para tanto, será preciso realizar um teste de alergias em um alergista ou dermatologista e com base nos resultados precisará ficar o máximo longe possível daquilo que provoca a sinusite, é comum que seja pelos de animais, pó, ácaro, pólen ou produtos de limpeza.

Os principais remédios para sinusite são o budesonida, triamcinolona, mometasona e beclometasona – todos eles são corticoides nasais.  Alguns deles precisam ser utilizados por dois meses, outros somente algumas semanas. Tudo vai depender da recomendação do seu médico. Sempre confirme se o medicamento recomendado é autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O tratamento natural ou então remédios caseiros para sinusite podem ser benéficos para melhorar o sistema de defesa do organismo ou para evitar o crescimento da cultura bacteriana nos seios da face.  A mistura de água e sal ou soro fisiológico limpam a região e dissolvem a secreção nasal. Elas podem ser inaladas ou realizadas por aparelhos de inalação.

Os casos cirúrgicos para tratamento da sinusite são raros. Recomenda-se no caso de pessoas que têm grande obstrução nasal em decorrência do desvio de septo, nesses casos a correção do septo resultará também na diminuição da sinusite.

Diferença entre sinusite e Rinite 

Muitas pessoas não sabem diferenciar essas doenças que afetam por igual as vias respiratórias e, por via das dúvidas, acabam por dizer que sofrem de ambas. No entanto, elas são diferentes!

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal que pode ter várias causas, a principal é a alérgica – que não tem cura. Os sintomas são coriza, espirros, coceira no nariz. Enquanto isso a sinusite é um quadro de inflamação nos seios da face que também pode ter causa alérgica, mas pode ter cura e na maioria dos casos não permanece para sempre como uma doença.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (17 votes, average: 4,65 out of 5)
Loading...