Sintomas de Pneumonia: Fique Atento aos Sinais Dessa Doença!

A pneumonia é uma doença que ataca homens, mulheres, crianças e idosos, sem distinção de idade ou classe social. Ela pode aparecer de maneira mais amena, mas também pode gerar sérios problemas. Se não for tratada rápido e corretamente, pode levar a danos e até mesmo causar a morte.

É preciso estar atento aos sintomas, pois alguns sinais podem indicar problemas e até o agravamento da doença. Os sintomas da pneumonia muitas vezes são confundidos com um simples resfriado, o que pode agravar sua situação. Para que isso não aconteça com você, saiba tudo sobre os sintomas de pneumonia e fique atento aos sinais dessa doença.

Você provavelmente vai estar com dificuldade para respirar, uma tosse seca, dor nas costas, dor no peito, sentindo a sua imunidade baixa, assim como seu sistema imunológico, seja por ser causada por alguma doença anterior pulmonar prévia, isso acaba afetando os seus alvéolos pulmonares e assim a pneumonia pode ser ocasionada.

Quais São As Causas Da Pneumonia

A pneumonia é uma infecção que atinge o pulmão (podendo afetar um ou os dois). A doença é causada pela contaminação por bactérias, vírus e fungos. É comum surgir em épocas de mudanças bruscas de temperatura, já que os vírus e bactérias acabam atacando em períodos que o organismo humano está debilitado. Por isso a pneumonia muitas vezes ocorre após uma gripe ou resfriado.

A transmissão pode acontecer de várias formas como, por exemplo, através das secreções respiratórias ou saliva, ou seja. esse tipo de contaminação pode acontece por meio de tosse e espirro, como ao cumprimentar alguém que levou a mão até a boca para tossir ou espirrar. A pneumonia também pode ser transmitida pelo ar.

Uma pneumonia é séria, principalmente quando falamos de pessoas mais velhas, isso porque muitas vezes já estão com o sistema imunológico prejudicado, demorando para passar por uma avaliação médica, achando que é alguma doença mais simples, deixando a imunidade baixa para que outras doenças oportunas aparecem, como é o caso da pneumonia.

Principais Sintomas Da Pneumonia

Assim como qualquer outra doença, a pneumonia possui alguns sintomas clássicos, por exemplo:

  • Tosse;
  • Cansaço;
  • Dores no corpo;
  • Calafrio;
  • Suores;
  • Febre;
  • Falta de ar, como não tivesse oxigênio suficiente;
  • Dor torácica.

Porém algumas pessoas podem apresentar mais sintomas além desses, de acordo com a gravidade que a doença se encontra. Muitas pessoas acreditam estar com uma gripe muito forte e por isso não procuram ajuda médica, no entanto isso pode acarretar outros sintomas mais sérios e danos terríveis.

O tipo de pneumonia também pode apresentar sintomas variados. Na pneumonia bacteriana, por exemplo, podemos incluir outros sintomas:

  • Letargia;
  • Náusea e vômito;
  • Falta de apetite;
  • Dor nas costas, no peito e abdominal.

No caso da pneumonia viral os sintomas são parecidos com virose, podendo incluir coriza, dor de garganta, no ouvido e pelo corpo. Você pode apresentar os sintomas mais comuns ou mais graves, seja por meio de uma febre alta, problemas dos alvéolos, dor abdominal e muito mais. É importante ficar de olho, isso porque a pneumonia é causada por bactérias ou vírus.

Consequências Da Pneumonia

A pneumonia quando não tratada pode levar até mesmo a morte. Por isso é importante procurar um médico assim que começar a apresentar os sintomas listados acima.

A falta de tratamento ou tratamento incorreto pode causar problemas nos rins, dificuldade respiratória, causando outros problemas nos pulmões e também prejudicar a pressão arterial.

Outra complicação é a bacteremia, que acontece quando a infecção vai parar na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos, como o cérebro, pode ocorrer o abscesso pulmonar ou ainda a efusão pleural.

Em casos mais sérios, a pneumonia pode levar a morte. Por isso é importante procurar um médico pneumologista o quanto antes pra uma consulta, ainda não diagnosticada, ir além dos remédios caseiros para o seu corpo, uma vez que essa doença é grave e há casos de pneumonia que podem levar a morte.

Quais Os Cuidados Necessários Com a Pneumonia

Primeiramente é preciso buscar um médico pneumologista (que cuida dos pulmões) para a realização de exames e diagnosticar a pneumonia. Feito isso, a doença é tratada com antibióticos e, quando bem cuidada, melhora em poucos dias. Porém em alguns casos o paciente precisa ficar internado para acompanhamento médico e evitar danos maiores.

Os medicamentos nunca podem ser ingeridos sem a prescrição médica, mas os mais comuns são:

  • Amoxicilina + clavulanato de potássio;
  • Bactrim;
  • Bromexina;
  • Ceftriaxona dissódica ou sódica;
  • Doxiciclina;
  • Fluimucil;
  • Levofloxacino.

São muitos os medicamentos usados no tratamento da pneumonia, mas nenhum deles deve ser tomado sem a receita de um médico, pois dependendo da gravidade do problema, o medicamento errado pode causar sérios danos e não curar a doença. Além disso, é possível que você sofra com os efeitos adversos. Entenda melhor com o vídeo abaixo:

Como Evitar a Pneumonia

Como você já viu aqui, a pneumonia é uma doença que pode ser transmitida pelo ar ou secreções respiratórias e saliva. Além disso, ela também acontece quando uma pessoa está com a imunidade baixa, facilitando assim a contaminação por vírus e bactérias.

Para evitar a pneumonia:

  • Evite fumar e beber excessivamente – esses hábitos baixam a imunidade.
  • Limpe o ar-condicionado frequentemente.
  • Evite mudanças bruscas de temperaturas – use agasalhos quando esfriar.
  • Lave muito bem as mãos – principalmente após assoar o nariz, tossir, ir ao banheiro, limpar o bebê, antes de comer ou preparar refeições.

Mesmo com toda a prevenção é importante que você fique atento aos sinais dessa doença. Ao perceber os sintomas procure um médico para iniciar o tratamento o quanto antes e evitar complicações mais sérias. Para proteger-se é sempre bom ir ao médico, ser feito exames contínuos para prevenir uma pneumonia, por exemplo. Fique de olho se você tem sintomas da pneumonia por dia e procure por mais informações.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (51 votes, average: 4,57 out of 5)
Loading...