Sapinho na boca e língua em bebês – É contagioso? Como tratar?

O sapinho (Candidíase oral) é uma infecção na boca, causada por fungos.  Geralmente,o problema ocorre dado o contato com outro contaminado ou mediante alterações na composição química da boca, que fica alterada por motivos externos, como o uso de remédios.

O diagnóstico do sapinho se dá pela análise dos sintomas. A principal característica é a língua muito esbranquiçada ou amarelada. A parte interna da boca, como gengivas, céu da boca e até os lábios podem ficar com marcas de contaminação –parece um resto de leite que não sai.

Sintomas do Sapinho

sapinho em bebês sintomasO sapinho pode ser confundido com aftas ou outros tipos de infecções bucais. Confira os sinais, para saber se o problema é de fato a Candidiase oral:

  • Manchas brancas na boca;
  • Manchas que conseguem ser removidas mas deixam pequenas feridas;
  • Sabor desagradável;
  • Vermelhidão excessiva nos lábios;
  • Sensação de ardência na boca;
  • Dificuldade de deglutição.

O sapinho em bebês pode ser identificado quando há a soma de manchas brancas na parte interna na boca com a sensação de desconforto no momento da alimentação.

Como se pega? É contagioso?

O fungo causador do sapinho, Candidaalbicans, faz parte da flora natural da boca, ele inclusive ajuda na digestão dos alimentos. No entanto, se houver fatores externos que alterem as condições, ele multiplica-se além do normal e causa a infecção.

A Candidiase oral só acontece, portanto, quando há má higiene, falta de cuidado com a boca ou uma baixa repentina no sistema imunológico.

No caso de sapinho em mulheres grávidas,é muito comum que o problema aconteça por conta da situação de vulnerabilidade que a gestante se encontra. Focar numa alimentação saudável e suplementação adequada é importante nestas situações.

Já o sapinho no bebê se pega mais por conta da falta de higienização adequada de mamadeiras, chupetas e por conta da mania que as crianças têm de colocar todo e qualquer objeto na boca. A infecção é mais comum quando o bebê está na fase de se alimentar de papinhas e ainda faz uso de mamadeira – neste momento da vida o sistema imunológico ainda não está muito bem desenvolvido.

Se o bebê tiver tomando antibiótico, ficam dobradas as chances de que ele pegue sapinho. Isso acontece por conta do efeito colateral da medicação, que é o de manter o sistema imunológico mais frágil. A mãe que está tomando antibiótico e ainda amamenta também pode trazer esta baixa no sistema da criança.

sapinho transmissão

Como tratar – Remédios

O tratamento mais comum para o sapinho é feito com os antifúngicos fluconazol (já falamos sobre a bula do fluconazol aqui)  ou miconazol. O comprimido deve ser utilizado uma vez ao dia, dentro do prazo de 1 a 2 semanas. Cerca de 90% dos casos têm tratamento eficaz com o uso da substância.

Hábitos de higiene são muito importantes para curar a condição. Recomenda-se escovar bem dentes, língua e gengivas, evitar o uso de antissépticos bucais, evitar bebidas alcoólicas e comidas ricas em açúcares.

O tratamento de bebês é feito com o uso de remédio em posologias menores. Além disso, pode-se tentar reverter o quadro de Candidiase somente com técnicas naturais, como o da inclusão de iogurtes naturais no cardápio e bebidas com lactobacilos vivos – duas comidas que normalizam a flora bucal.

Bebês contaminados com sapinho também precisar ter a higiene redobrada: é importante esterilizar chupeta, mamadeira e talheres após o uso, para evitar a colonização por fungos.

As crianças que ainda estão em fase de amamentação também precisam que a mãe tome mais cuidado, fazendo sempre a higienização do bico do seio antes e depois do aleitamento.

sapinho como spe pega

Remédio natural para tratar sapinho

Os principais tratamentos naturais para sapinho em crianças é o uso de chá de romã, por conta do seu potencial antisséptico, ou o uso de gel de nistatina.Confira aqui uma lista completa de remédios caseiros para tratar candidíase. 

Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, deve-se procurar um médico. É ele que irá recomendar o melhor remédio, a dosagem e te dizer o que fazer para se livrar da Candidíase oral.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply