Saiba tudo sobre ultrassom! Como funciona e o procedimento

O ultrassom, ou ultrassonagrafia, consiste em um tipo de exame de imagem muito utilizado atualmente. Baseado nos princípios da física, seu manuseio deve ser feito sempre por um médico preparado.

Quais as vantagens desse exame?

O ultrassom apresenta diversas vantagens, mencionaremos algumas delas a seguir:

  • Praticidade: se trata de um exame simples e feito na própria clínica pelos médicos.
  • Resultados imediatos: o resultado do ultrassom é a interpretação feita pelo médico com base no que foi visto. Sendo assim, na maioria dos casos, o paciente acompanha em tempo real o que está acontecendo.
  • Valor: se levadas em conta as vantagens, o valor acaba sendo baixo.
  • Não invasivo: o ultrassom é uma técnica de exame não invasiva e que permite a avaliação de diversos órgãos e estruturas.

Como funciona o ultrassom?

O funcionamento desse aparelho se dá através de ondas: o aparelho emite ondas sonoras, que não são audíveis pelos humanos, e captam diversas características do tecido humano (densidade, pressão, temperatura, mobilidade das partículas), levando assim, à construção da imagem.

Por isso esse mecanismo funciona em diversos órgãos e partes do corpo, que serão mencionadas a seguir. Além de ser o exame principal de acompanhamento da gestação!

Quais os tipos de ultrassom?

Depois de ouvir as queixas e sintomas do paciente, o médico irá desconfiar de uma determinada doença, e assim, pedirá os exames.

O tipo de ultrassom a ser pedido é sempre definido durante a consulta, conforme a estrutura a ser analisada.

Ultrassom de mama

Utilizado, geralmente, em mulheres para avaliar a presença de nódulos e tumores nas mamas. Ele é capaz de diferenciar o tipo de conteúdo presente (sólido, cístico ou massa tumoral).

Abdome total

Com toda certeza, é o tipo de ultrassom mais pedido, que tem como objetivo avaliar diversos órgãos da região: fígado, vesícula, rins, bexiga, pâncreas e intestino.

É preferível que seja feito após jejum de 8 horas e com a bexiga cheia. Isso permite uma melhor visualização das estruturas.

Ultrassom pélvico

Feito sobre a pelve, tanto em homens como mulheres. Serve para avaliar as seguintes estruturas:

  • Nas mulheres: útero, trompas, ovários e investigação de dores, sangramentos e infecções locais.
  • Nos homens: avalia o estado da próstata, bexiga e vesículas seminais.

Ultrassom da tireoide

Um importante órgão do sistema endócrino, responsável por produzir hormônios que controlam diversas funções. O exame da tireoide é com doppler colorido, e avalia toda a função do órgão.

Ultrassom articular

Existe um tipo de ultrassonografia responsável por visualizar as estruturas das articulações, avaliando sua integridade, presença de líquidos e/ou secreções.

Na gravidez

Durante a gravidez diversas ultrassonografias são pedidas para avaliar o estado fetal. Nos primeiros três meses de gestação é pedida a ecografia transvaginal; depois desse período, é o morfológico que indicará as estruturas já desenvolvidas e em desenvolvimento do feto.

Doppler vascular

A avaliação de veias e artérias pode também ser feita através da ultrassonografia. O doppler consegue descobrir onde existem interrupções, coágulos e muitas outras características determinantes para o diagnóstico de doenças vasculares.

Guia em biópsias

A maioria das biópsias são feitas através da punção de órgão/tecido, com consequente retirada deste. Para guiar o médico o ultrassom costuma ser utilizado.

Quando o ultrassom é recomendado?

Conheça a seguir algumas queixas, sintomas e doenças que exigem a utilização desse exame:

  • Gravidez: o ultrassom é utilizado para avaliar o crescimento e desenvolvimento fetal, bem como determinar a idade deste.
  • Dores pélvicas e abdominais: o exame pode servir de diagnóstico para uma infinidade de doenças.
  • Dores articulares: conforme já mencionado, existe um exame específico para avaliação articular (doppler).
  • Biópsia: o exame pode servir como guia de estruturas durante a biópsia.

E muito mais!

Qual o valor do exame?

O valor de uma ultrassonografia varia muito conforme o tipo de exame pedido, estruturas avaliadas, local onde está sendo feito, entre outros.

Existem exames a partir de R$ 90,00, mas que podem chegar até R$ 600,00, dependendo da complexidade exigida.

Por isso, antes de agendá-lo, consulte as clínicas e hospitais que realizam o exame e opte pelo melhor!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 3,33 out of 5)
Loading...

Leave a Reply