O uso do medicamento Roacutan pode resultar em um aborto?

Sim, o Roacutan composto por Isotretinoína está associado a uma taxa altíssima de abortos espontâneos. Mas isso depende do tempo de uso e da quantidade.

Roacutan

Esse medicamento é usado para tratamento em casos graves de acne e quando a acne persiste a tratamentos que já foram executados. Ele é composto por uma substância proveniente da vitamina A, a isotretinoína. O resultado se dá porque a medicação atua na redução do tamanho das glândulas que produzem sebo.

Muitas pessoas que iniciam o tratamento não estão conscientes ou ignoram os riscos que a medicação atrelada a uma gravidez pode causar. Em média, cerca de 91% dos casos de mulheres que engravidam durante o tratamento, terminam em abortos, quando a criança nasce viva, é possível constatar as malformações.

A gravidez é totalmente contraindicada, durante todo o tratamento. Antes de começar a tomar a medicação, a paciente deve realizar um exame de sangue que comprove a não gravidez e assinar um termo de conscientização. Uma vez que o medicamento além de poder resultar em abortos, pode causar malformações graves no feto, tanto no sistema nervoso central, como no coração e vasos sanguíneos.

Para isso é necessário o uso de um método anticoncepcional seguro e não somente o uso de preservativos durante as relações sexuais.

Quais os efeitos do Roacutan no homem? Também pode prejudicar a gravidez?

As pesquisas recentes mostram que a exposição da mulher ao sêmen dos usuários desse medicamento do sexo masculino, não representam um risco de teratogenicidade, ou seja, não possuem riscos ao feto.

No entanto, é importante que o homem não repasse a medicação para outras pessoas, principalmente mulheres, sem prescrição e acompanhamento médico.

Parei de tomar Roacutan posso engravidar?

A paciente pode voltar a tentar engravidar sem o uso de métodos anticoncepcionais após 60 e 90 dias do término do tratamento, para que todas as reações não possam mais afetar tanto o feto quanto o corpo da mulher, e também é necessário o acompanhamento de um especialista para que a gravidez ocorra de forma segura.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply