Reumatismo nos ossos – Tem Cura? Lista de Sintomas e Remédios

A Artrite Reumatóide, conhecida popularmente como reumatismo, é uma doença que, em sua forma mais severa, provoca a destruição da articulação – sendo esta uma das principais causas de dor forte e incapacidade motora,podendo levar à morte. Suas complicações afetam a qualidade de vida e leva a vários problemas associados à doença.

O profissional responsável pelo tratamento de quem sofre de doenças reumáticas é o reumatologista, especialista treinado para atender esta área da saúde, sendo ele o responsável pelo diagnóstico e tratamento de mais de 100 formas de doenças reumáticas, como artrite reumatóide, lúpus, gota entre outras que se encaixam na lista de doenças reumáticas.

O termo reumatismo remota de contextos históricos, associados à grande quantidade de doenças inflamatórias articulares. Hoje em dia,o termo reumatismo já não é mais usado na literatura médica. As doenças ligadas às desordens reumáticas, que levam o nome de reumatismo, são divididas em duas formas: articular, ou que afeta as articulações – o que normalmente vem em de forma de lúpus, gota e espondilite – e não articular, ou que acomete os tecidos moles, como músculos, levando a episódios de dor em uma determinada região ou por todo o corpo.

reumatismo nos ossos

O que é Reumatismo nos Ossos?

A doença que geralmente é atribuída ao envelhecimento pelo fato de haver rigidez articular e dor no processo de envelhecimento do corpo, já foi relacionada a casos de osteoartrite. As doenças reumatóides são lúpus, esclerodermia, artrite juvenil idiopática, espondiloartrite, polimialgia reumática, síndrome de Sjögren, Vásculite, entre outras.

reumatismo nos ossos sintomasO reumatismo acontece quando há uma inflamação ou desgaste no tecido das articulações, dos músculos e de alguns outros órgãos. Os sintomas incluem muita dor local ou generalizada, com inflamação e incapacidade física, que pode ser temporária ou persistente.

Não existe apenas um tratamento para reumatismo, pois como há uma variedade de doenças reumáticas que tanto podem afetar articulações como podem afetar o corpo todo e outros tecidos moles.

As modalidades de tratamento incluem alívio da dor, redução da inflamação nas articulações ou em outros tecidos por meio de analgésicos tradicionais para alívio da dor e analgésicos  para a redução da inflamação.

Remédios para Reumatismo

Os analgésicos para dor são os chamados analgésicos opiáceos ou opióides, como a morfina e a codeína. Já os que fazem efeito anti-inflamatório são ibuprofeno (bula aqui), diclofenaco, naproxina, entre outros.
Mesmo estes medicamentos sendo benéficos nos resultados de alívio da dor e inflamação,eles não são indicados para uso a longo prazo, pois possuem efeitos colaterais graves, como úlceras gástricas, danos aos rins, coração e fígado.

Existem outros métodos para redução e prevenção da inflamação nas articulações. Entre eles, o tratamento com corticosteroides é muito indicado, pois ajuda a reduzir a inflamação, podendo até prevenir a progressão da lesão articular. No entanto, lembre-se de que o uso de corticosteroides deve ser usado a curto prazo, pois possui muitos efeitos colaterais.

Os tratamentos utilizados para combater as enfermidades reumáticas são para prevenir progressivos danos nas articulações que, associados à fisioterapia e a exercícios, conseguem manter a mobilidade articular.

Os pacientes, além dos medicamentos, podem se beneficiar utilizando tratamentos como hidroterapia – conhecido como piscina térmica ou fisioterapia aquática – e com lasers, correntes elétricas, massagens, técnicas de relaxamento entre outras. Todos esses tratamentos visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes e o seu bem estar.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply