Remédios para Afta – indicações médicas e soluções caseiras

Incômodas, as aftas são pequenas feridas na boca que geram algumas dores e desconfortos a quem sofre delas. Normalmente surgem na parte interna da boca, próximo das bochechas, na parte de dentro dos lábios ou na língua e são fruto de uma lesão ocasionada por toque, pequena mordida, infecção, mudanças hormonais ou até mesmo em virtude de deficiências nutricionais.

Também chamadas de úlceras orais e úlceras aftosas, elas são lesões benignas que não causam maiores problemas, além do desconforto.

A aparências delas consistem em lesões ovais, esbranquiçadas, rasas e limpas. Portanto, isso significa que elas não apresentam quaisquer sinais de bactérias, pus ou infecções. Além disso, podem surgir individualmente ou múltiplas, assim como podem ser pequenas ou grandes.

remedio_para_afta

A maioria das aftas tende a durar em média entre uma e duas semanas, curam sem deixar qualquer cicatriz no local. No entanto, algumas podem durar mais tempo, especialmente aquelas que aparecem em regiões onde há um contato constante com os dentes ou alimentos.

Há ainda casos de aftas que duram por mais de seis semanas, essas são conhecidas como aftas major. Elas possuem mais de um centímetro e são profundas, o que pode originar uma pequena cicatriz no local.

Há ainda a afta herpetiforme, que consiste em múltiplas pequenas úlceras que estão muito próximas e formam uma lesão grande. Nesses casos, surgem também pequenos linfonodos no pescoço – ínguas. E em alguns casos os sintomas incluem febre baixa e mal estar.

Quais são as causas da afta?

Recorrente em pelo menos 20% da população, as pequenas feridas são mais comuns nos pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos, tendem a diminuir o surgimento com o passar dos anos. Elas não são contagiosas e o seu surgimento está relacionado com diversos fatores:remédio para afta abacaxi

  • Estresse psicológico;
  • Traumas locais;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Alimentos – tomate, abacaxi, chocolate, refrigerante, café;
  • Cigarro;
  • Mudanças hormonais;
  • Pastas de dentes com sódio-lauril-sulfato;
  • Deficiência de vitaminas e minerais.

Quais são os tratamentos para a afta?

Não há ainda nenhum remédio milagroso para acabar com a afta, visto que ainda não existe nenhuma substância que cure a úlcera em um período absurdamente curto, como de um dia para o outro. Como a pequena ferida costuma durar mais de uma semana, os atuais medicamentos disponíveis no mercado têm o objetivo de acelerar o processo de cicatrização da ferida.

Além disso, é importante que as pessoas tenham conhecimento que existe uma diferença entre pomadas anestésicas, que tem como objetivo apenas aliviar o desconforto na região, e aquelas com corticoides e anti-inflamatórios presentes na fórmula, resultando na aceleração do processo de cicatrização. Os dois mais comuns e indicados atualmente são o Amlexanox e o Acetonido de triancinolona.

Como os medicamentos em farmácias e drogarias ainda são poucos, existem diversos tratamentos caseiros e/ou naturais, que podem ser feitos para acelerar o processo de cicatrização da ferida, assim como, diminuir o conforto durante o período.

  • remédio para afta salSal: um dos antissépticos mais baratos e conhecidos, o sal é um ótimo aliado para ajudar no processo de cura das aftas. A receita consiste em misturar uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Em seguida, enxaguar a boca com o líquido e cuspir a água fora. Para melhores resultados é preciso repetir o processo três vezes por dia.
  • Bicarbonato de sódio: tal como o sal, o bicarbonato de sódio é um ótimo antisséptico natural. Ele pode ser utilizado da mesma forma que o sal, em uma mistura com água morna ou pode ser preparada uma mistura com um pouco de água que deve formar uma pasta e ser aplicada diretamente na afta.
  • Água oxigenada: a água oxigenada auxilia no desconforto da ferida. Ela pode ser utilizada de duas formas: a primeira consiste em pegar um cotonete, mergulhá-lo na água oxigenada e em seguida aplicá-lo diretamente no local da ferida. O outro formato consiste em fazer da água oxigenada um enxaguante bucal.
  • Gelo: outra opção para aliviar os desconfortos causados pelas aftas é aplicar gelo na região afetada. Ele auxilia no processo da inflamação e acalma a dor no local.

Além das soluções caseiras, há também plantas medicinais que podem ajudar no processo de cicatrização. Conheça abaixo algumas delas, as suas propriedades e a forma de usá-las:

  • remédio para afta plantasCravinho Manjericão: ele ajuda no combate aos vermes, evitando, dessa forma, o aumento da gravidade da afta. As sugestões de uso são chupar alguns cravinhos durante o dia ou fazer o gargarejo com o chá.
  • Sálvia, Calêndula e Arnica: auxilia no combate da inflamação. A dica de uso é fazer um chá com a planta e fazer bochecho três vezes durante o dia.
  • Alfavaca Sucupira: é responsável por combater a dor e os germes das aftas e ainda reduzir a inflamação. Para usá-la é preciso fazer um chá e com ele fazer gargarejos durante o dia. Além disso, ele também pode ser aplicado diretamente sobre a afta, como uma compressa.
  • Chá mate Hidraste: ajuda a evitar o aumento da gravidade da lesão e também combate os germes que estão presentes no local. Para isso é preciso fazer uma pequena compressa com o chá e deixá-lo sobre a afta por ao menos 15 minutos, três vezes por dia.
  • Guaçatonga Salão: auxilia no combate aos germes e também acelera o processo de cicatrização da região. Para melhores resultados a sugestão é fazer uma compressa com a planta e aplicar em cima das pequenas feridas pelo menos quatro vezes ao dia.
  • Tanchagem: age no combate da dor e dos germes, ajudando na redução da inflamação e acelerando o processo de cicatrização. Deve ser feito um chá com a planta e em seguida fazer bochechos com o líquido. Para melhores resultados, o bochecho deve ser feito pelo menos três vezes por dia.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (56 votes, average: 4,29 out of 5)
Loading...