Remédios para Sinusite

Os remédios para sinusite são indicados para combater a desagradável inflamação da mucosa dos seios da face, problema causado por infecções, alergias ou qualquer causa que provoque a incorreta drenagem de secreção dos seios da face.

Esses medicamentos são prescritos conforme cada caso e gravidade, porém as categorias – de maneira abrangente – são os:

  • Analgésicos: para as dores de garganta e cabeça provocadas pela sinusite;
  • Antibióticos: para estágios mais avançados e com sintomas cada vez mais fortes;
  • Anti-histamínicos (antialérgicos): ajudam a desobstruir as narinas, combatem a proliferação de bactérias e germes que causam a sinusite e também para aliviar sintomas da sinusite alérgica;
  • Anti-inflamatórios: para dores de garganta ocasionadas pela inflamação;
  • Descongestionantes nasais: para eliminar as secreções acumuladas e diminui a proliferação dos agentes infecciosos (germes e bactérias).

Os principais remédios para sinusite procuram combater os sintomas, cada um atuando de determinada forma no corpo humano.

Remédios mais conhecidos para sinusite

Dentro dos inúmeros tipos de remédios para sinusite que podem ser indicados, os principais ainda são:

remedios-para-sinusite-2

A aspirina e o paracetamol são analgésicos, enquanto que a prednisona e o ibuprofeno são anti-inflamatórios. A amoxicilina e a cefalexina são dois excelentes antibióticos. Já loratadina e a terfenadina estão no grupo dos antialérgicos e por isso podem dar sonolência.

Os remédios são as formas mais simples de tratar a sinusite. No entanto é preciso compreender as causas e detalhes sobre a doença, pois isso cada caso poderá ter uma medicação doferente. Por exemplo: se a sua causa de sinusite é alergia ou decorrente de uma rinite alérgica somente um anti-inflamatório poderá resolver o problema.

Em casos de obstrução nasal a cirurgia de septo é uma recomendação a ser avaliada com o seu médico. Afinal, pessoas quem têm o septo muito fechado tendem a acumular líquido nos seios da face e com isso estar mais vulneráveis a infecção de vírus e bactérias.

Remédios para sinusite em crianças

A sinusite se manifesta em crianças pelo mesmo motivo de adultos. Para evitar é possível utilizar de uma alimentação balanceada e que inclua alimentos anti-inflamatórios, assim fortalecendo do sistema imunológico. Não é muito recomendada a utilização de remédios fortes, tais como antibióticos e anti-inflamatórios em crianças devido aos efeitos colaterais dos medicamentos.

Quando for necessário uso de medicação deve-se procurar por remédios mais fracos, como os antialérgicos. Além disso, investir em remédios naturais para a sinusite é uma forma caseira, simples e barata de melhorar a situação e aliviar o desconforto da criança.

Nos casos de infecção mais séria é preciso consultar um médico especialista ou pediatra e se for o caso de situação que não pode esperar por uma consulta, medicar ibuprofeno para crianças. 

Efeitos colaterais do remédio para sinusite

Como todo medicamento, os remédios para sinusite também apresentam efeitos colaterais que precisam ser conhecidos. Lembrando que nunca deve-se iniciar uma medicação sem auxílio médico, mesmo no uso de um simples analgésico!

As reações adversas de cada opção de remédios para sinusite são:

  • Em relação aos analgésicos: sonolência, náusea, espasmos musculares e respiração lenta são alguns exemplos.

Outros efeitos são danos ao fígado, se ocorrer má administração da dosagem, acarretando perda de apetite e vômitos. Também a retenção urinária, se ocorrer exagero na quantidade e na frequência.

  • Em relação aos antibióticos: diarreia, fezes moles, náuseas, vertigem e dor de cabeça são os mais comuns. Alguns outros efeitos podem ocorrer em pessoas que possuem alergia a algum componente.
  • Em relação aos anti-histamínicos (antialérgicos): sonolência ou agitação, alterações de memória, boca seca, diminuição da concentração e visão turva são alguns exemplos.
  • Em relação aos anti-inflamatórios: risco de surgimento de gastrite e úlceras no estômago, toxicidade para as células do fígado e dos rins são efeitos graves.

Embora pareçam inofensivos, os descongestionantes nasais também podem ocasionar reações adversas, como: queimação e ardor no nariz, aumento da produção de muco, pressão arterial elevada, dores de cabeça, tonturas, insônia e náuseas.

Qual médico procurar?

Na realidade, somente os antibióticos precisam de receita médica, podendo ser fornecida por um clínico geral. É claro que dependendo da gravidade dos sintomas, você poderá ser encaminhado a um otorrinolaringologista para melhor diagnóstico e tratamento.

Todas as outras medicações podem ser adquiridas nas farmácias sem prescrição médica. Porém cuidado com a automedicação. Procure sempre realizar qualquer tratamento através da orientação de um profissional da saúde!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (85 votes, average: 4,64 out of 5)
Loading...

Leave a Reply