Remédios para Ansiedade – Conheça os Mais Indicados pelos Médicos

Considera-se a ansiedade como o mal do século – e a razão é óbvia: os casos de pessoas diagnosticadas com transtornos de ansiedade são surpreendentes. Independentemente da causa que originou o seu problema, é importante consultar um médico capacitado para uma avaliação cuidadosa.

Existem diversos remédios para ansiedade: a escolha do tratamento dependerá do problema e da preferência da própria pessoa (nem todo organismo se adapta ao medicamento).

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS REMÉDIOS PARA ANSIEDADE?

remedios-para-ansiedade-2

É importante destacar que quando há um diagnóstico de ansiedade, deve-se identificar qualquer outra condição que possa estar afetando seu organismo, o que pode impactar profundamente o efeito da medicação.

Em certos casos, há a necessidade de controlar essas condições, tais como a depressão, abuso de substâncias – caso do álcool, por exemplo, – até que seja possível iniciar um tratamento com os remédios para ansiedade.

De modo geral, os remédios para ansiedade manterão os transtornos sob controle. São três tipos popularmente utilizados para esse tipo de problema:

  • Os antidepressivos (mesmo aprovados para o tratamento da depressão, estes aliviam os sintomas da ansiedade),
  • Os ansiolíticos, e
  • Os betabloqueadores.

Dentro da categoria dos antidepressivos, destacam-se:

  1. Sertralina (Zoloft, Tolrest),
  2. Fluoxetina (Prozac),
  3. Paroxetina (Benepax, Seroxat),
  4. Citalopram (Celexa, Cipramil),
  5. Escitalopram (Cipralex, Lexapro).

De ansiolíticos (também chamados de benzodiazepinas), os principais medicamentos são:

  • Alprazolam (Xanax),
  • Buspirona (Buspar),
  • Clonazepam (Klonopin),
  • Diazepam (Valium),
  • Lorazepam (Ativan)

Os principais betabloqueadores são:

  • Atenolol,
  • Pindolol,
  • Propranolol.

É importante conhecer como cada tipo de remédio para a ansiedade funciona.

COMO FUNCIONAM OS REMÉDIOS PARA ANSIEDADE?

› › › Clique Aqui e Conheça uma Forma 100% NATURAL para Controlar a Ansiedade

Os remédios antidepressivos que são utilizados para o tratamento de ansiedade funcionam na regulação dos níveis de serotonina – que, por consequência elevam o humor e também trata transtornos do pânico, de ansiedade generalizada (TAG) e obsessivo-compulsivo (TOC).

remedios-para-ansiedade-1

Os remédios ansiolíticos são considerados tranquilizantes, deixando a pessoa relaxada e calma. São prescritos também como relaxantes musculares e remédios para dormir.

Já os remédios betabloqueadores têm, como o próprio nome diz, a finalidade de bloquear os efeitos do hormônio adrenalina. Isso faz com que ocorra um melhor controle sobre alguns dos sintomas físicos da ansiedade, tais como os tremores e a transpiração.

QUAL MÉDICO PODE RECEITAR OS REMÉDIOS PARA ANSIEDADE?

Normalmente, sugere-se a busca por um médico psiquiatra para que ele escolha o melhor tratamento de ansiedade.

EFEITOS COLATERAIS DOS REMÉDIOS PARA ANSIEDADE

Normalmente, os efeitos colaterais dos remédios para ansiedade são similares, mas vale analisá-los separadamente:

  1. Antidepressivos: os efeitos colaterais mais comuns são a boca seca, sonolência ou insônia, dores de cabeça, náuseas, diminuição do interesse sexual, queda de pressão, aumento da pulsação, fadiga e fraqueza,
  2. Ansiolíticos: os mais comuns são a sonolência, náuseas, fraqueza, desorientação, confusão, tonturas, dificuldade de raciocínio e ações reflexivas lentas,
  3. Betabloqueadores: queda de pressão, diminuição do interesse sexual, tonturas, cansaço, falta de energia, diminuição da frequência cardíaca, entre outros.

Como recomendação, o essencial é entender que esses tipos de medicamentos só devem ser utilizados com prescrição e acompanhamento médico – nunca se automedique e nunca pause o tratamento sem notificar o profissional.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (342 votes, average: 4,72 out of 5)
Loading...