Remédios Caseiros Para Pedra na Vesícula (Cálculo Biliar) – Dicas de Como Fazer

A pedra na vesícula, também chamada de cálculo biliar, é uma doença mais comum do que se imagina. Por ano ela atinge cerca de 2 milhões de pessoas somente no Brasil.

Essa condição costuma ocorrer, principalmente, em pessoas a partir dos 40 anos de idade. Pode ser assintomática, ou seja, não gera sintomas. Nesse caso não há necessidade de tratamento.

Quando a pedra na vesícula produz sintomas é essencial tratá-la para não prejudicar a qualidade de vida do paciente. Entre os principais sintomas está: dor intensa do lado direito superior do abdômen, muitas vezes se irradiando para a caixa torácica e costelas.

Tal dor geralmente surge meia hora depois de comer algo, aumenta gradualmente e depois diminui. Em casos mais graves esse sintoma pode vir acompanhado de vômitos, náuseas e febres.

cálculo biliar sintomas

Remédios Caseiros

Curiosamente, esse é um tipo de doença que pode ser tratada ou ter seus sintomas aliviados utilizando remédios caseiros. Conheça aqui quais são eles e use essas dicas!

Chá de alface

remédio caseiro pedra na visículaO chá de alface ajuda a aliviar os sintomas associados ao cálculo biliar. O ideal é tomá-lo antes de dormir para acabar com a dor e conseguir pegar no sono com mais facilidade.

Fazer o chá é simples: ferva uma xícara de água com 3 folhas de alface picadas, tampando a panela. Deixe a bebida ficar morna, coe o chá e beba. Se preferir, é possível adoçá-lo, mas somente com mel.

 

Óleo de Rícino

remédio caseiro pedra na visículaO óleo de rícino reduz a dor provocada pelas pedras na vesícula. Além disso, tem ação anti-inflamatória. Ajuda a diminuir inchaços e auxilia na dissolução dos cálculos, tratando a doença com eficácia.

Para adotar essa dica, basta amornar 25 ml de óleo de rícino e tomá-lo depois do jantar. Outra opção é aquecer uma xícara do óleo, umedecer um pano nele e colocá-lo ainda quente no lado direito do estômago, sobre a barriga. Deixe agindo por meia hora e retire o pano, sem lavar o local.

Suco e vinagre de maçã

remédio caseiro cálculo biliarA maçã possui ácido málico e limonoide, que são compostos que reduzem o cálculo biliar. Ambos também diminuem a quantidade de colesterol no sangue, minimizando o risco de produzir novas pedras na vesícula.

Adotar essa dica de tratamento é fácil, basta bater maçã e água no liquidificador, fazendo um suco mais consistente. Depois, adicione uma colher de chá de vinagre de maçã, preferencialmente o orgânico. Tome a bebida uma vez por dia durante mais de um mês.

Chá de hortelã

remédio caseiro cálculo biliarA hortelã é rica em óleos naturais que ajudam a melhorar o fluxo biliar e eliminar as pedras na vesícula. Por isso ingerir chá de hortelã durante o dia é uma boa pedida para acabar com esse problema.

Para fazer o chá basta ferver um punhado de folha de hortelã em um copo de água. Desligue o fogo, tampe a panela e conte cinco minutos. Coe e beba o chá três vezes ao dia, pelo menos. Se preferir, é possível adoçá-lo, porém somente se utilizar adoçantes naturais, como o mel.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (51 votes, average: 4,53 out of 5)
Loading...