Remédios caseiros para engordar: quais são os mais indicados?

Os remédios caseiros para engordar são utilizados e recomendados quando há dificuldade no ganho de peso, juntamente com uma atenção maior à alimentação e um aumento no consumo de alimentos energéticos, sempre de olho no consumo de alimentos saudáveis.

Estar abaixo do peso pode ser tão prejudicial quanto a obesidade. Não existe nenhum alimento milagroso que o fará chegar no peso desejado, sem prejudicar a sua saúde. Veja abaixo como engordar e ganhar massa magra de forma saudável, sem prejudicar o seu bem estar. Atinja o peso ideal sem precisar usar remédios estimulantes de apetite ou qualquer outro medicamento:

  • Magreza: saiba sobre essa condição,
  • Dicas para ganhar peso rápido,
  • Receitas caseiras para engordar,
  • Remédios para engordar indicados pelos médicos.

Em meio ao caos do problema de saúde pública causado pela obesidade, muitas pessoas buscam engordar e não conseguem – isso parece até fora do contexto, mas é realidade de muitos.

Ser magro(a) é problema de saúde?

Quando ser magro se torna um problema

A magreza é o padrão de beleza mais exigido. E é possível ver essa pressão de “precisar ser magro” em vários canais de entretenimento e espalhado pela mídia. É como se fosse preciso ser magro para ser aceito. Porém, quando ser magro (a) passa de normal – pois muitos indivíduos possuem esse biótipo – para uma complicação de saúde?

O Índice de Massa Corpórea (IMC) estipula que uma pessoa é magra quando possui 19 kg/m². O IMC é um cálculo realizado através do peso dividido pela altura ao quadrado. A preocupação surge quando uma pessoa alcança um IMC menor do que 17.

Obviamente, se esta mesma pessoa sempre foi magra e saudável em termos alimentares, tudo bem. Mas também deve-se atentar para o fato de uma perda significativa de peso, em especial quando não houve qualquer mudança alimentar ou mesmo algum aumento nas atividades físicas.

Essas pessoas em geral precisam ganhar massa, normalmente através de uma dieta para engordar. Quando o caso é grave e persistente, o paciente pode usar remédio de engordar para obter melhores resultados. As medicações aumentam o apetite, mas não descartam a necessidade de optar por alimentos saudáveis e os efeitos colaterais muitas vezes não compensam.

A abordagem inicial é descobrir se você possui alguma doença que interfere no ganho de peso. Alguns exemplos claros são:

  1. AIDS,
  2. Alguns tipos de câncer,
  3. Anorexia,
  4. Depressão,
  5. Diabetes descompensado,
  6. Doenças da adrenal,
  7. Hipertireoidismo (doença da tireoide),
  8. Infecções,
  9. Entre outros.

A busca pelo aumento de peso deve ser baseada na premissa da boa alimentação, sem esquecer da inclusão de exercícios que ajudam a aumentar o peso utilizado a massa muscular, tal como a musculação. Caso só coma alimentos hipercalóricos e sem nutrientes nenhum, os pacientes vão ganhar barriga e não irão reparar a perda de massa magra, ou seja, massa muscular.

Dicas e receitas caseiras para engordar

Você pode levar em consideração as dicas e receitas caseiras para ajudar no ganho de peso, contudo lembre-se que é muito importante conversar com quem estende do assunto – consulte um especialista da área de nutrição e de educação física. Estes são dois pontos básicos para engordar com saúde e com facilidade!

Para começar, algumas dicas simples podem proporcionar um ganho de peso rápido:

1 – Aumentar as calorias

É necessário que você aumente a ingestão de calorias para engordar. É entendido que para emagrecer, as pessoas precisam ingerir menos calorias do que gastam – para você, é o oposto: você precisa consumir mais calorias do que o organismo gasta durante o dia.

Caso você não sinta tanta fome, tudo bem. Você pode transformar suas refeições cotidianas, incrementando-as com ingredientes que proporcionem um aumento calórico, sem elevar a porção de alimentos de forma significativa. Você decide qual o melhor método – aumentar a quantidade de comida, ou as calorias.

2 – Sempre opte por alimentos saudáveis

Se alimente de comidas saudáveis

Apesar de citar o aumento calórico, a escolha por alimentos saudáveis precisa estar sempre em mente.

É claro que se você parar para pensar, muitos alimentos poderiam ajudar você a engordar rapidamente, mas o que de bom eles oferecem? Nada, seu organismo ficará sobrecarregado de substâncias que podem interferir no funcionamento correto dos órgãos. Por isso, aposte em comidas que sejam calóricas e saudáveis, eles são os alimentos ideal para ganhar peso sem afetar a saúde.

3 – Tenha disciplina para regular suas refeições

Não é somente para quem quer emagrecer, mas na hora de ganhar peso você também precisa estipular horários regulares para se alimentar. Se você está preocupado com seu corpo, é preciso fazer alimentações mais regulares.

Além das refeições diárias básicas (café da manhã, almoço e jantar), defina horários para lanches – não fique sem comer por mais de três horas, durante a dieta de ganhar peso.

4 – Prática de exercícios físicos

Adote a prática de exercícios físicos diariamente

A prática de atividades físicas que aumentam a massa muscular faz com que seu corpo fique modelado. Embora ocorra um gasto calórico em qualquer prática física, exercícios que utilizam pesos e cargas irão ser benéficos para quem quer engordar.

Recomenda-se o uso de wheyprotein para potencializar o ganho de massa, mas o whey é uma das diversas maneiras de suplementações que você pode fazer em conjunto com o treino. Ao escolher, prefira aqueles com nutrientes ou vitaminas, como vitaminas do complexo B que convertem os alimentos em energia para o corpo.

Antes de conhecer algumas receitas caseiras para engordar, tenha em mente que é importante que você marque uma consulta com um bom nutricionista, pois ele terá a capacidade de montar uma dieta hipercalórica saudável de acordo com suas preferências alimentares e qualquer condição de saúde que possua.

Agora, são receitas caseiras que podem ser incluídas em sua vida para ganhar peso:

Vitamina de banana, aveia e mel

  • 1 banana;
  • 1 e ½ xícara (chá) de aveia em pó;
  • 1 colher (sopa) de mel;
  • Pitada de canela;
  • 400 ml de leite integral.

Vitamina de frutos secos

Misture os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Pode ser ingerido diariamente, sem problemas.

Ingredientes:

  • Punhado de frutos secos (amêndoas, nozes, amendoins ou avelãs);
  • 1 colher (sopa) de semente de gérmen de trigo;
  • 1 copo de leite integral.

Batida de mamão

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Não guarde a vitamina, pois após um tempo, a gordura presente nas sementes acaba se separando da bebida.

Ingredientes:

  • ½ mamão;
  • 1 xícara (chá) de leite.

Corte o mamão em pedaços e coloque no liquidificador o leite. Pode tomar a batida todos os dias.

Remédios recomendados para engordar

Em algumas situações, os médicos podem prescrever alguma medicação para auxiliar no ganho de peso – e somente nestes casos, procure não consumir qualquer remédio sem a indicação ou orientação de um profissional da saúde, está bem?

Atualmente, os remédios mais recomendados para ajudar a engordar são:

1 – Cobavital

Tem como função estimular o apetite, tratar distúrbios do desenvolvimento do peso e da estatura em crianças, bem como é indicado para quem está em estado de fraqueza e diminuição do apetite.

O Cobavital ainda é usado quando uma pessoa precisa recuperar a saúde após uma doença (período de convalescença).

2 – Buclina

É um estimulante de apetite.

3 – Profol

É também um estimulante de apetite.

Juntamente com essas medicações, os suplementos proteicos são indicados para quem pratica atividade física.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 3,86 out of 5)
Loading...

Leave a Reply