Remédio para Verme: Lista dos Principais, Como Funcionam e Recomendações

Pelo menos uma vez em sua vida, você deve ter tomado remédio para verme. Mas você sabia que o correto é tomar o medicamento ao menos uma vez por ano? Em algumas situações os médicos ainda recomendam ingerir o vermífugo em menos tempo. A maioria das pessoas acaba se esquecendo dessa obrigação anual e fica anos sem tomar a medicação, que pode resultar em problemas mais graves.

Conheça os principais medicamentos para verme, veja como eles atuam em nosso organismo, seus efeitos e suas contra indicações. Lembre-se de consultar a bula para verificar a posologia correta e tirar quaisquer dúvidas que possam surgir sobre essa medicação, obrigatória para todos. Lembre-se que se tiver animais de estimação, eles também devem tomar vermífugo a cada 6 meses, com uma fórmula especial para seu animal.

Como Surgem Os Vermes No Nosso Corpo

A presença de vermes no organismo pode causar sérios problemas de saúde, além de colocar sua vida em risco. São vários os vermes e eles podem surgir de diversas formas, dependendo do tipo de parasita que se encontra no seu organismo. Eles são ingeridos através de frutas mal lavadas, carnes e água contaminada, entre outros. Veja os mais comuns:

  • Bicho geográfico ou Ancylostoma braziliese e caninum – mais comum em animais, porém podem vagar pelas camadas superficiais da pele humana, principalmente com o contato de areia ou outros ambientes contaminados.
  • Esquitossomo ou Schistosoma mansoni­ – acaba aparecendo nas veias do intestino de quem teve contato com a água contaminada. Por isso a importância de usar filtros.
  • Lombriga ou Ascaris lumbricóides – também acaba dentro no organismo pela ingestão de água e alimentos contaminados, é bom sempre assar bem as carnes, lavar bem as frutas e legumes, e higienizar corretamente as mãos antes da alimentação. A lobriga se não for tratada, ataca o intestino delgado.
  • Solitária ou Taenia solium (presente na carne suína) e saginata (presente na carne bovina)­ – assim como a lombriga, ataca o intestino delgado. E ela vai parar lá através da ingestão da carne contaminada. A solitária pode chegar até 15 metros de comprimento. Por isso deve-se evitar a ingestão de carnes cruas.

Esses são apenas alguns dos vermes mais comuns no organismo humano. É possível ainda encontrar muitos outros que ataquem outras partes do corpo, como o cérebro. Os vermes intestinais são geralmente causados devido a ingestão de alimentos contaminados ou mal lavados. Por isso, cuide sempre da higienização dos alimentos, pratos e de sua mão. Não coma carnes mal passadas e de procedência duvidosa.

Os vermes podem atingir qualquer pessoa em qualquer situação, porém é muito mais comum em locais com saneamento básico precário, já que nesses locais as situações de higiene e a péssima alimentação podem levar a contaminação mais facilmente. Os animais, através das fezes, contaminam o solo e a água, bem como outras pessoas contaminadas.

Principais Remédios Para Verme

Estão disponíveis no mercado farmacêutico vários medicamentos contra vermes. O indicado é tomar vermífugo pelo menos uma vez ao ano. Dessa forma você se protege contra esse problema que pode causar danos irreversíveis. Mas é importante consultar um médico periodicamente, pois ele poderá analisar seu quadro clínico e solicitar os exames adequados. Caso sinta dores, desconfortos na região ou não tome o vermífugo há muito tempo, é sempre bom fazer um check-up para averiguar como está a sua saúde.

Os remédios para vermes mais comuns são:

  • Albendazol;
  • Licor de cacau Xavier;
  • Mebendazol;
  • Zentel.

Há ainda opções complementares de medicamentos naturais contra os vermes, como é o caso da semente de abóbora e hortelã-pimenta com leite. Além disso, existem ainda ouras formas de prevenir a contaminação por vermes como, por exemplo, lavar as mãos e comer os alimentos corretamente e lavar bem frutas e verduras. Existem até soluções prontas para usar e desinfetar os alimentos.

Os medicamentos contra vermes podem atuar de várias formas no organismo do ser humano. Eles podem agir diretamente, paralisando e/ou matando o verme, que será posteriormente eliminado através das fezes. Também podem interferir no metabolismo do verme, isso faz com que os seus sinais vitais fiquem comprometidos causando sua morte e também sua eliminação, através das fezes.

Eles também podem agir de forma indireta. Para isso os medicamentos fazem com que o verme sinta dificuldade de se instalar no organismo, assim, eles acabam sendo ingeridos pelas células imunológicas do corpo. Outra maneira que os remédios agem é irritando e queimando os tecidos dos vermes.

Quais Os Efeitos Colaterais

Os vermífugos são ingeridos em dose única e, assim como qualquer outro medicamento, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais. Esses efeitos também podem variar de acordo com o medicamento que foi tomado.

No geral os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Diarreia,
  • Tonturas,
  • Dor abdominal;
  • Dor de cabeça,
  • Febre,
  • Urticária.

Existem Contraindicações?

Apesar dos remédios para vermes serem recomendados anualmente, existem algumas contraindicações. Grávidas, lactantes e pessoas que tenham alguma alergia aos componentes do medicamento devem evitá-lo. Evite também a automedicação, pois pode causar problemas. Nesses casos, consulte um médico especialista para ver qual a melhor medicação.

É importante ressaltar que remédios só devem ser tomados com indicação médica. Se estiver com vermes ou notou algum sintoma, como manchas vermelhas e dores abdominais, procure imediatamente um médico infectologista para diagnosticar o problema. Se for vermes, ele indicará o medicamento adequado.

Porém você pode (e deve) se precaver contra os vermes. A maioria acaba no organismo humano devido a uma péssima higiene. O problema é mais comum em crianças maiores de 1 ano de idade, porém pode atingir qualquer um. Para evitar as doenças causadas pelos vermes é importante:

  • Sempre lavar as mãos.
  • Cozinhar muito bem as carnes (principalmente carne vermelha e suína).
  • Lavar os alimentos antes de consumi-los.
  • Beber água tratada e filtrada.
  • Ingerir fontes de fibras solúveis e outros alimentos saudáveis.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (84 votes, average: 4,52 out of 5)
Loading...