Remédio para micose de unha – lista dos principais, como funciona, recomendações, efeitos, qual médico consultar?

A micose de unha, também conhecida como onicomicose, é uma infecção contraída por fungos que deixam a unha amarela, deformada e grossa. Você pode contrair a micose de unha do pé principalmente quando se anda descalço em piscinas, banheiros públicos ou com sapatos apertados.

Já micose de mão pode ser contraída ao partilhar materiais de manicure, por isso é muito importante levar as suas ferramentas quando for fazer unha em salões de beleza. Lembre-se que elas precisam ser esterilizadas com um produto de qualidade, apenas água quente não mata todas as bactérias e fungos.

Cerca de 10% da população tem micose de unha, e esse é um problema fácil de ser evitado. E pensando em ajudar você, separamos algumas informações muito importantes sobre o assunto.

Saiba mais sobre a micose de unha

É importante que você saiba que o contato com o fungo não é suficiente para que a pessoa adquira a onicomicose. Na maioria das vezes é preciso que haja pequenas lesões entre a unha e a pele, dando espaço para que o fungo consiga penetrar.

Como diagnosticar

Entre os sintomas incluem unha esbranquiçadas ou amarelas e deformidade da unha, que podem até se descolar da pele. Você pode descobrir a doença através da análise de resíduos de unha para determinar o fungo responsável pela infecção.

A micose de unha não costuma produzir nenhum sintoma, apenas em casos mais graves que causam dor. Em pacientes diabéticos ela pode servir como porta de entrada de bactérias, favorecendo o surgimento de infecções secundárias.

Se você sentir espessamento da unha, fragilidade, como a unha muito quebradiça, distorções e perda de brilho, procure um especialista, porque esses sintomas são de micose.

Ao descobrir a infecção você pode tratá-la com remédios como, por exemplo, usando esmalte para micose, comprimidos receitados pelo dermatologista, pomada e outra opção pode ser a remoção da micose a laser. Remédios que podem ajudar no tratamento são Fluconazol, Itracozanol, Liceryl, Micolamina ou Fungirox.

Remédios caseiros

  • Você pode tratar a micose de unha com 2 ou 3 gotas de óleo de cravo-da-índia duas vezes ao dia, pois ele ajuda a cicatrizar e tem função anti-fungo.
  • Derrame um copo de vinagre de maçã em um recipiente com água e deixe seus pés de molho por vinte minutos. Em seguida seque bem com a ajuda de um secador de cabelo, para que ele absorva toda a umidade que pode ficar por baixo das suas unhas.
  • Misture uma colher pequena de azeite de oliva com 3 gotas de óleo de orégano e aplique na unha afetada todos os dias por três semanas seguidas.
  • Misture ½ copo do óleo de rícino com 7 gotas de limão e deixe seus pés de molho nessa mistura. Faça isso por seis semanas consecutivas, pelo menos três vezes na semana.

Também como tratamento caseiro você pode preferir meias de algodão, evitar usar sapatos apertados, usar sempre chinelos em piscinas e banheiros públicos, lavar e secar bem o pé, inclusive os dedos e usar os próprios matérias de manicure sem compartilhar.

Em casos de micose nas mãos, você deve usar luvas impermeáveis para lavar os pratos, roupas e pisos ou tudo que exija contato com a água. Não use lixa de outras pessoas e não deixe os seus utensílios de pintar a unha se misturarem com os da manicure ou de outras pessoas.

Outro cuidado muito simples que você pode tomar é não roer as unhas para evitar o contágio. Além disso, não use toalhas e lenços de outras pessoas, afinal nunca se sabe, não é mesmo?

Qual médico consultar?

Antes mesmo de fazer todos esses procedimentos citados à cima você deve consultar um dermatologista para instruir melhor você de como eliminar a infecção.

O tratamento dura cerca de 6 a 12 semanas, período em que a unha do pé leva pra crescer por completo e eliminar o fungo, quando o tratamento é feito corretamente.

E agora que você sabe mais sobre a micose de unha, tome todos os cuidados necessários e se precisar procure um médico, pois ele vai ajudar você no diagnóstico e no tratamento.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply