Remédio caseiro para pulgas e carrapatos – 100% Naturais

Pulgas e carrapatos são pragas que costumam aparecer com frequência em animais de estimação. Afeta a saúde deles e também dos seus donos. Curiosamente, esse tipo de parasita tende a se proliferar mais no calor, sendo um verdadeiro tormento para os bichos domésticos.

Entre as principais doenças que pulgas e carrapatos podem trazer estão a babesiose e erliquiose canina, além da febre maculosa e da doença de Lyme, devido ao alto nível infeccioso das picadas desses parasitas.

Mas, nem tudo está perdido: existe uma forma simples de acabar com a infestação de pulga e carrapato. A dica é investir em remédios caseiros, que fazem essa eliminação de maneira natural.

Produtos Químicos ou Naturais?

O grande diferencial do remédio caseiro em contraposição ao químico é que ele é mais suave. Ao fazer em casa você não prejudica a saúde do animal de estimação ou do ser humano, evitando problemas respiratórios ou alérgicos, por exemplo.

Não conhece remédios naturais para pulgas e carrapatos? Não há problemas. Preparamos uma lista com os mais simples e fáceis de serem feitos em casa, para que seja possível espantar de uma vez por todas esses hóspedes indesejáveis.

remédio natural pulgas e carrapatos

Remédios naturais e caseiros contra pulgas e carrapatos

Use álcool e óleo

Misture álcool e óleo (pode ser qualquer tipo) na mesma proporção. Molhe uma gaze nessa solução e passe sobre os carrapatos algumas vezes. Se possível, deixe o tecido sobre os parasitas. Eles se desprenderão facilmente. O álcool também ajuda a limpar a região afetada, reduzindo o risco de doenças;

Invista na camomila

Prepare um chá de camomila usando flores da planta. Caso não as encontre é possível usar também o chá de sachê. O correto é que essa infusão seja bem concentrada, por isso use mais de um saquinho.

Deixe o chá amornar e embeba uma gaze ou algodão na bebida, passando-o sobre as áreas afetadas no bicho de estimação. Deixe que a região e pelos do animal fiquem bem umedecidos pelo chá.

Os parasitas começarão a se soltar da pele. A camomila também ajudará a aliviar a sensação de coceira provocada por eles, deixando os animais mais calmos e tranquilos de maneira rápida.

remédio caseiro carrapatos

Utilize cítricos

Frutas cítricas também são grandes aliadas para combater pulgas e carrapatos. A dica para utilizá-las é fazer uma infusão com meio litro de água, laranjas e limões cortados em rodelas e com casca.

Leve todos os ingredientes ao fogo e espere ferver. Quando chegar nesse ponto, baixe o fogo ao nível mínimo e mantenha assim por meia hora. Depois, deixe esfriar e coloque a infusão em um borrifador.

Aplique esse material por todo o pelo dos bichos de estimação, sempre em boa quantidade e entre os pelos, tomando cuidado para não borrifar o líquido nos olhos dos animais para não os irritar.

Essa mesma infusão pode ser utilizada para desinfetar a casa. Use especialmente os vãos entre os pisos e os cantos, que são locais em que os parasitas costumam ficar ao se desprender de cachorros e gatos.

Adote o vinagre de maçã

O vinagre de maçã é excelente pedida para eliminar carrapatos. Para isso, basta misturar partes iguais do vinagre e da água e molhar o animal com essa solução. Um detalhe importante é que esse procedimento deve ser feito como último enxague do banho do bicho de estimação.

Hortelã contra pulga

A hortelã é uma aposta certeira se seu animal doméstico tem somente pulga. Para usá-la, basta fazer um chá com bastante folha da planta, deixe esfrie e coloque o líquido no borrifador. Espirre o chá no pelo do animal e deixe secar.

Use o alecrim

Triture no liquidificador ou multiprocessador folhas de alecrim e passe esse pó no corpo do animal. Caso não encontre as sementes, é possível substituí-las pelo óleo de alecrim, basta colocar a partir de cinco gotas na água de banho do bicho.

Cuidados após tratamento com remédio caseiro

carrapato e pulgas

Depois de utilizar esses remédios e espantar os parasitas dos animais é preciso desinfetar a casa inteira para evitar uma reincidência da infestação. Por isso, faça uma limpeza geral nos espaços em que os bichos ficam.

Além disso, coloque um pouco de sal sobre almofadas e cama dos animais, inclusive em pisos, produto que ajuda a combater pulgas e carrapatos que eventualmente tenham caído nesses locais.

E não se esqueça de cuidar da limpeza do seu cachorro ou gato, o que minimiza o risco de infestações. Também é preciso atentar à alimentação deles, para reforçar seu sistema imunológico e reduzir a possibilidade de doenças caso esses parasitas se instalem, ainda que temporariamente.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votes, average: 3,33 out of 5)
Loading...

Leave a Reply