Remédio Caseiro para Chulé

O chulé, denominado cientificamente de bromidose plantar, tem causa por suor em excesso nas plantas dos pés. A questão tem agravamento pela ausência da higiene, levando para proliferação dos fungos e bactérias. O suor em excesso também pode ter relação com enfermidades, sendo exemplo a diabetes, hipertireoidismo e obesidade.

Apenas as pessoas que têm chulé entendem a situação constrangedora de retirar os sapatos seja onde for. Para comprar o sapato na loja ao experimentar, estar à vontade pela casa da família ou amigos, as ocasiões se tornam caso constrangedor para quem sofre com os pés exalando mau cheiro.

Não é sempre que o chulé é gerado pela ausência da higiene. Vários casos aparecem devido ao suor excessivo pelos pés ou como resultado de mais doenças. Porém o mau cheiro pode ser evitado através de higiene atenta juntamente com demais medidas de maior simplicidade, sendo exemplo o tratamento caseiro.

Há determinados sprays e talcos antiperspirantes ou os antibacterianos, a serem utilizados nos pés depois do banho, que podem ajudar em profilaxia. Eles atuam reduzindo o suor e acabando com as bactérias que geram o cheiro ruim nos pés. Já os talcos próprios aos pés podem se mostrar aliados fortes em tratar o chulé, já que fazem absorção da umidade e podem ter substâncias antissépticas.

Já que o chulé também pode ser gerado devido à deficiência do zinco no corpo, a adição de alimentos ricos em vitamina pode auxiliar no controle do odor. E entre os alimentos indicados está o abacaxi, maçã, morango, banana, em média 2 porções diárias. Na sequência são apresentadas algumas receitas para auxiliar a se livrar do chulé.

Remédio Caseiro com Vinagre

Misturar meia xícara do vinagre de qualquer aroma com 2 litros da água morna. Na sequência, deixar os pés em imersão nessa mistura durante em torno de meia hora. Lavar os pés com cuidado usando sabonete, preferencialmente antisséptico, e enxugar inteiramente. É ideal fazer o tratamento anteriormente a dormir, já que não é possível utilizar calçados depois da imersão, pois o cheiro iria piorar.

Remédio Caseiro com Gengibre

Reservar um pedaço do gengibre, enrolar na gaze e deixar na água quente durante alguns minutos. Então esfregar o líquido pelos pés, utilizando um pedaço de gaze, isso todas as noites depois do banho. Repetir o tratamento durante 2 semanas.

Remédio Caseiro de Banho de Chá

Preparar a mistura usando 2 saquinhos do chá preto ou verde, mais um litro da água quente. Assim que perceber a temperatura confortável, fazer imersão dos pés durante 15 minutos pela solução. Repetir o tratamento noite após noite, durante uma semana. O chá auxiliará para eliminação de odores por apresentar ácido tânico, que faz combater ao suor em excesso.

Remédio Caseiro de Banho de Sal

Misturar meio copo de sal grosso, outra opção é usar 4 colheres do sal refinado, com quantidade de 1 litro de água. Lavar os pés de modo normal, e na sequência os mergulhar na mistura.

Manter os pés em imersão durante 10 minutos e então enxaguar sem lavar os pés novamente. Para aqueles com chulé bastante forte, a indicação é fazer a prática todos os dias, já que o sal retira o suor percebido nos pés e vai impedir o desenvolvimento de bactérias que geram o cheiro ruim.

Dicas para Acabar com o Chulé

Para se livrar de chulé há a necessidade de que os cuidados relacionados à higiene sejam redobrados. Dessa maneira, existe eliminação da umidade dos pés, a dificultar ação de bactérias e fungos. Para que o problema seja evitado orientações especiais são indicadas.

Depois do banho fazer boa secagem dos pés e também entre os dedos, evitando ainda as frieiras. A dica é evitar os calçados fechados pelo verão, pois eles elevam a temperatura e transpiração. Utilizar sapato usando meias limpas, preferencialmente, meias de algodão que fazem absorção ideal do suor.

Não caminhar sem calçados nos pisos úmidos, como sauna e banheiro coletivo. E usar o próprio material individual para fazer corte de unhas. Não utilizar os mesmos sapatos diariamente. E expor os calçados pelo sol. São dicas importantes e práticas para aplicação, além dos remédios caseiros, para auxiliar a acabar com a situação do chulé desagradável.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply