Quantos dentes temos na boca?

Adultos têm 32 dentes na boca, se incluídos os quatro dentes do siso (terceiro molar), que, nem sempre, nascem e, às vezes, são extraídos. Sem eles, há um total de 28 dentes. As crianças, por sua vez, possuem 20 dentes, 10 na parte inferior e outros 10 na parte superior, sendo que estas devem desenvolver os quatro molares até a vida adulta.

A partir dos seis anos de idade começa a troca dos dentes de leite pelos definitivos. Nesta etapa da vida, é possível que a pessoa fique com a dentição incompleta, fase que deverá se estender até o início ou meio da puberdade.

Os dentes do siso são os últimos a nascer, surgindo pelos 17 anos de idade, por isso, ganharam a fama de “dentes do juízo”. Nem todas as pessoas nascem com eles e muitos acabam os retirando, por conta de complicações ocasionadas pelo terceiro molar.

quantos dentes temos na boca

Quais são os dentes da boca?

Cada dente possui uma função, sendo:

  • 8 incisivos: ficam localizados na parte superior e servem para cortar os alimentos;
  • 4 caninos: localizado na parte inferior e superior, servindo para rasgar os alimentos;
  • 8 Pré-molares: possuem duas pontas e são usados para esmagar;
  • 12 Molares: possuem várias pontas e servem para triturar.

Confira na imagem, abaixo, o posicionamento de cada um dos dentes que temos na boca:

quais os dentes da boca e suas posições

Tanto entre as crianças como na fase adulta, os dentes precisam de higiene constante, para evitar a contaminação por doenças. Recomenda-se consultar o dentista, a fim de realizar a limpeza geral da boca, de 6 em 6 meses, e escovar os dentes e a língua sempre após as refeições. Estes cuidados são essenciais para manter todos os dentes saudáveis.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply