Quando é o Período Fértil?

O período fértil é variável de mulher para mulher, tendo duração de 6 dias e início entre o 10º e 14º dia após a data da primeira menstruação da mulher. Para ciclos regulares que duram 28 dias, basta contar até o 14º dia após a menstruação, que é a ovulação. Três dias antes e três dias depois disso é o período fértil, o melhor período para engravidar.

Ciclos Irregulares

Quem tem o ciclo irregular deve contar todos os dias em que menstruou durante um ano e também a duração de cada menstruação. Então, pegue o ciclo menstrual mais curto e subtraia-o de 18. Tome o ciclo menstrual mais longo e subtraia 11. Os dias entre esses dois resultados serão o período fértil. Por exemplo, se seu ciclo mais longo durou 32 dias e seu ciclo mais curto durou 21 dias, a conta fica assim:

  • 32 – 11 = 22;
  • 21 – 18 = 3.

Ou seja, o ciclo menstrual será entre o dia 3 e o dia 22.

Como Funciona o Ciclo Menstrual?

como calcular o período fértil?

Cada ciclo inicia com a decida da menstruação, que dura entre 3 a 8 dias. Enquanto isso, um óvulo vai amadurecendo dentro do ovário e indo ao encontro do útero. Caso seja fecundado, há o início de uma gravidez; do contrário, uma nova menstruação inicia.

Quanto mais irregular um ciclo mais difícil saber o dia certo com precisão. Porém, o corpo apresenta alguns sintomas, como corrimento com aspecto de clara de ovo cru, aumento da temperatura corporal, aumento da libido e do apetite, aparecimento de acne, leves cólicas e instabilidade emocional.

O muco vaginal é uma das principais características da fertilidade, pois ele torna-se mais fluído para que o espermatozoide consiga atingir o óvulo com facilidade. O aumento da temperatura corporal não é tão perceptível, sendo preciso um termômetro para medir. Porém, resfriados, infecções e até noites de bebedeira podem dar falsos resultados. A diferença de temperatura é de 0,3º a 0,8º, que deve ser medida logo ao se levantar e sem fazer esforço físico.

O período fértil é aquele em que a mulher possui maior probabilidade de engravidar. Porém, a contagem dos dias férteis não deve ser usada como único método contraceptivo, sendo possível utilizá-la apenas para descobrir os dias com maior probabilidade de engravidar, para quem está fazendo um planejamento familiar.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply