Psoríase – Descubra as causas, sintomas e tratamento

A psoríase é uma doença de pele que apresenta como sintoma principal o surgimento de manchas vermelhas com aspecto de “descamação”. Normalmente essas manchas vermelhas também apresentam coceira, queimação ou dor, o que costumam ser parte dos sintomas principais da doença.

Apesar dos sintomas, a psoríase não é uma doença contagiosa e é relativamente comum. Ela apresenta um quadro que é facilmente tratável e normalmente não apresenta riscos para a saúde do paciente.

Causas

A causa da psoríase ainda é fruto de muita pesquisa, e até o momento não existem dados concretos em relação a sua causa.

psoriase

Todavia, existem alguns fatores que ajudam a desencadear a doença. São eles:

  • Fatores genéticos, como histórico familiar;
  • O clima mais frio (o ressecamento da pele tende a ajudar a desenvolver o quadro de psoríase);
  • O consumo frequente de bebidas alcoólicas;
  • O uso de cigarros (fumantes tendem a desenvolver a psoríase com mais facilidade);

Outras causas relacionadas são: o estresse que costuma servir como “gatilho” para uma infinidade de doenças de pele e doenças imunológicas que são umas das principais causadoras para o aparecimento de problemas de pele.

Sintomas da Psoríase

Os sintomas assim como o quadro de início da doença, costumam variar frequentemente de paciente para paciente. Porém, eles tendem a ser facilmente observados:

  • Manchas vermelhas com aspecto de descamação;
  • Pele ressecada e/ou rachada (em casos mais sérios existem pequenos sangramentos devido a esse ressecamento);
  • Coceira;
  • Queimação;
  • Dor;
  • Problemas articulares – como dores, inchaço e rigidez nas articulações;
  • Problemas nas unhas – sendo comuns unhas quebradiças e amareladas com um aspecto de fragilidade;
  • Em alguns casos a psoríase também costuma atacar o couro cabeludo, e por essa razão costuma causar um forte incomodo com coceiras e ardência. Em alguns casos pode ocorrer a queda de cabelo.

Como é feito o diagnóstico da doença?

psoriase-1O diagnóstico só pode ser feito por um médico dermatologista. Apesar de alguns sintomas serem facilmente observáveis, apenas um médico capacitado e especializado pode realmente fazer um diagnóstico concreto da doença.

Esse diagnóstico tende a ser simples e rápido de ser feito, em alguns casos exames complementares podem ser pedidos.

Vale ressaltar que existem vários tipos de psoríase e isso eleva ainda mais a importância de um médico dermatologista para realmente conseguir concretizar o diagnóstico e um tratamento baseado no seu quadro individual.

Como é o tratamento da psoríase?

O tratamento da psoríase tende a não ser complicado. Na grande maioria dos casos são utilizados medicamentos tópicos nas áreas lesionadas pela doença e também é exigido do paciente que ele se exponha ao sol – que tende a ajudar muito no tratamento.

sunrise_sun_sunny_shower_showers_sunny_cloudy_fog_day_time_1458Em casos mais extremos, é necessário o uso de medicamentos orais e/ou injetáveis, também é indicado um tratamento com exposição à luz ultravioleta, porém, esses casos tendem a ser bem mais raros e não condizem com a maioria das pessoas que sofrem dessa doença.

Em todo o caso, o tratamento também deve ser indicado pelo médico dermatologista.

É contra indicado a automedicação como maneira de tratamento para psoríase, tendo em vista que o quadro pode piorar e o paciente ainda pode apresentar outras lesões na pele durante o processo.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (393 votes, average: 4,51 out of 5)
Loading...