Psiquiatria – O que trata? Tudo sobre a profissão, salário, procedimentos. Quando procurar?

A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina voltada para o diagnóstico e tratamento de transtornos da mente, do comportamento, da personalidade e dos afetos. Ou seja, a finalidade da Psiquiatria é promover a saúde mental e física do paciente, identificando qualquer disfunção, seja ela de causa orgânica ou psíquica, e tratando-a.

Como uma das áreas muito importantes para o ser humano, é necessário conhecer a fundo o trabalho do psiquiatra, profissional atuante da Psiquiatria.

Psiquiatria – O que trata? Objetivos da profissão

Existem muitos distúrbios mentais, e a nossa sociedade está ficando cada vez mais doente nesse ponto. Você, provavelmente, já ouviu falar que a ansiedade é o mal do século. Pois bem, o psiquiatra pode diagnosticar, tratar, prevenir e reabilitar uma pessoa nesse estado.

Pessoas com esquizofrenia, transtorno bipolar, síndrome do pânico, depressão e transtornos alimentares são pacientes de psiquiatras. E, não é somente isso: dependentes químicos, pessoas que sofrem com transtornos de abuso e de personalidade são alvos da Psiquiatria.

O principal objetivo do profissional de Psiquiatria é aliviar o sofrimento. E como isso é feito? Procurando trazer o bem-estar psíquico de volta!

Seu dia a dia se resume a escalas em consultórios e/ou clínicas particulares, plantão e atividade pericial. Um psiquiatra fica de sobreaviso a qualquer ocorrência que possa surgir e que necessite de seus conhecimentos e auxílios.

psiquiatria o que trata

Exames e procedimentos

O que mais diferencia a Psiquiatria de outras áreas da saúde é a consulta – a forma como o profissional tende a estabelecer um vínculo com o paciente de modo a entender todo o seu sofrimento.

As consultas psiquiátricas demoram mais que as consultas de várias outras especialidades clínicas – mesmo pacientes de longa data passa, que, a cada nova consulta, passam por uma avaliação detalhada de seu estado mental, afinal o psiquiatra observa suas perspectivas biológicas, psicológicas e culturais.

O histórico do paciente também é um fator fundamental para muitos casos, principalmente em situações de dependência de substâncias.

Em todo o caso, o psiquiatra pode (ou não) solicitar exames e procedimentos, pois seu trabalho baseia-se em:

  • Formular diagnósticos;
  • Prescrever medicamentos;
  • Fazer internações, quando necessário.

Porém, em certas situações, a Psiquiatria pede a ajudade alguns exames laboratoriais, assim como:

  • Exames de imagens;
  • Testes neurológicos;
  • Testes psicológicos.

O trabalho em conjunto com outras áreas é de extrema valia para um bom tratamento e uma boa reabilitação de um paciente. É bem comum que o psiquiatra trabalhe com psicoterapeutas, psicólogos e psicanalistas – cada qual com sua própria função em fazer com que o indivíduo se cure do problema que tem. Quer saber a diferença entre psiquiatra e psicólogo? Confira aqui tudo sobre psicologia. 

Como se tornar um psiquiatra? Qual é o salário?

psiquiatria o que estudaO profissional que pretende traçar seu caminho até a Psiquiatria precisa ter a formação básica em Medicina, cujo curso tem duração de seis anos.

Depois de concluída essa parte, o aluno precisa fazer uma residência em Psiquiatria, que dura, geralmente, três ou quatro anos. Logo após, é necessário afazer a prova de obtenção do título de Especialista em Psiquiatria, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Embora seja vital o conhecimento para se tornar um psiquiatra, você deve conter algumas habilidades, tais como:

  • Paciência;
  • Saber ouvir;
  • Saber lidar com doenças crônicas;
  • Saber lidar com baixas taxas de sucesso em remissão de sintomas;
  • Ter capacidade de compreender o diferente;
  • Perceber os detalhes;
  • Estar atento ao mundo e à atualidade.

Nem todas as doenças apresentam sintomas físicos, eé isso que o psiquiatra precisa ter em mente para acabar com o preconceito existente sobre quem procura por esse profissional e que possui um distúrbio que atrapalha significativamente sua qualidade de vida.

Em questão salarial, a área da Psiquiatria é muito atraente. Dependendo da região, do tempo de experiência e do local de trabalho (consultório, hospitais, área pericial, acadêmica, entre outras), o salário médio do profissional fica entre valores de R$6.000,00 a R$22.000,00.

Quando procurar um psiquiatra?

Os transtornos mentais possuem a característica mais clara de todas: fazer sofrer. E isso não abraça somente quem sofre com a doença, mas, também, as pessoas ao redor.

A procura por um médico psiquiatra se faz necessária quando se percebe os prejuízos que a doença está provocando. E esses prejuízos não são poucos – os sinais são óbvios, mas, nem sempre, podemos perceber que a causa e efeito já estão em níveis preocupantes demais.

Existem alguns sinais de que você ou alguém precisa consultar um profissional de Psiquiatria:

  1. Oscilações de humor;
  2. Dores físicas sem explicação;
  3. Sensação de que o mundo parece desmoronar, isto é, estar perdendo contato com o mundo funcional;
  4. Problemas para dormir;
  5. Falta de apetite;
  6. Problemas de memória, falta de atenção e dificuldade na tomada de decisões;
  7. Vontade de se prejudicar ou de se ferir.

Altos e baixos estão presentes na vida de qualquer um. No entanto, achar que você tem que lidar por conta própria é errado. Às vezes, as coisas não são tão simples assim e os transtornos mentais são doenças sérias e fatais, para muitas pessoas.

Por isso, não deixe de procurar ajuda. A sua vida é a coisa mais importante que existe, não a deixe na mão!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply