Proteínas Para que Servem e Como consumir? Veja aqui

Você já pode ter ouvido falar sobre como a proteína é importante, especialmente por ter estudado sobre ela na escola. Mas você pode não se recordar direito sobre o que elas são, o que elas podem fazer pelo seu corpo – como elas o beneficiam – e como você pode incluí-las na dieta.

É sobre isso que você verá hoje: tudo sobre as proteínas, um curioso elemento que está presente em seu organismo!

O que são as proteínas?

As proteínas são definidas como macromoléculas que são compostas por uma sucessão de moléculas pequenas, conhecidas como aminoácidos.

Por curiosidade, grande parte dos seres vivos – como nós – faz uso de aproximadamente 20 tipos distintos de aminoácidos (que são metabolizados pelo organismo), embora existam cerca de 200 tipos encontrados na natureza.

Os aminoácidos são responsáveis pela construção das proteínas no corpo humano, por isso, graças a eles, todo ser vivo tem a capacidade de produzir centenas de proteínas diferentes e de variados tamanhos.

De toda forma, as proteínas são classificadas como compostos orgânicos que estão associados com o metabolismo de construção, afinal durante as fases de crescimento e desenvolvimento de uma pessoa, o número de células tem um aumento considerável para que elas exerçam funções específicas, administrando tecidos e órgãos.

Quais são os benefícios das proteínas?

As proteínas possuem funções importantíssimas em nosso organismo. Como comentado, um papel fundamental é em relação ao crescimento, pois muitas proteínas são responsáveis pelo lado estrutural das células.

Pode-se entender então que: para produzir mais células, mais proteínas são necessárias.

Ainda, a proteína trabalha diretamente na manutenção de nossos órgãos e tecidos, bem como na construção destes. Um exemplo nesse caso é o colágeno, que auxilia na elasticidade e consistência dos tecidos.

Mas você também pode se surpreender com outras vantagens:

  • Defesa do organismo: os anticorpos são proteínas que agem no corpo a fim de protegê-lo contra qualquer toxina, substância ou outro agente nocivo que tem como finalidade prejudicar o organismo.
  • Formação de enzimas: as enzimas também são um grupo de proteínas, sendo considerado o mais abundante. Elas são catalisadoras das reações químicas que existem em nosso organismo – cada uma tem uma atuação diferente conforme sua estrutura.
  • Formação e regulação de hormônios: eles também são proteínas que trabalham em várias atividades metabólicas no corpo. Um exemplo muito conhecido é o da insulina – hormônio que regula a glicose.
  • Função de nutriente: certas proteínas agem como nutrientes.
  • Transportadoras de substâncias: por meio das membranas celulares, as proteínas podem servir como veículo para a glicose e aminoácidos pelo organismo.

Veja exemplos de benefícios da proteína no seu corpo:

  1. Formação de músculos,
  2. Prevenção de mudanças hormonais,
  3. Fortalecimento da imunidade,
  4. Mantém o metabolismo acelerado,
  5. Mantém níveis baixos de insulina.

Dicas para a proteína na dieta

Para um bom funcionamento do organismo, a proteína deve estar presente em sua alimentação diária.

Saiba que vários alimentos de origem animal, assim como de origem vegetal, possuem quantidades excelentes de proteínas de qualidade e que conseguem ser facilmente utilizadas por seu organismo. Por isso alimentar-se corretamente é o modo como conseguimos incluir aqueles aminoácidos essenciais que comentamos anteriormente.

Veja só quais são os alimentos que você pode (e deve) apostar para ter uma dieta equilibrada e saudável:

Alimentos de origem animal 
Carne de frangoCarne de vaca
QueijoSalmão
PescadaOvo
IogurteLeite

Os alimentos de origem animal que possuem riqueza em proteínas são as carnes, os peixes e os derivados do leite, como é o caso do queijo e do iogurte. Os ovos também são excelentes fontes, além de terem vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

Alimentos de origem vegetal 
SojaQuinoa
Trigo sarracenoNozes
LentilhasTofu
FeijãoErvilhas
Arroz cozidoAmendoim

Frutas também possuem suas taxas de proteínas e nunca devem ser deixadas de lado na alimentação do dia a dia. Os alimentos de origem vegetal são opções interessantes para quem segue dietas vegetarianas e que precisam garantir seus nutrientes em níveis adequados.

Para as pessoas que buscam o crescimento muscular, o foco é a proteína magra – ela é encontrada em todos os alimentos de origem vegetal e também nas carnes que são pobres em gordura, como é o caso de:

  • Peito de frango,
  • Peito de peru sem pele,
  • Clara de ovo,
  • Peixes magros (exemplo da pescada).

A proteína magra ainda traz como vantagens a prevenção de doenças, o excesso de peso e evita o aumento do colesterol.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 4,75 out of 5)
Loading...