Primeira Menstruação –  Como parar? Como é o sangue? Idade e Sintomas

A primeira menstruação, chamada de menarca, ocorre por volta dos 10 aos 15 anos de idade. Este acontecimento é o que fará a menina ser introduzida na vida reprodutiva e na puberdade. A partir desta ocorrência, a mulher já libera óvulos que podem ser fecundados, ou seja, pode engravidar.

Sintomas da primeira menstruação

Não há sintoma específico para o surgimento da primeira menstruação, sendo que, geralmente, ela ocorre quando já apareceram outros sinais de que a menina entrou na puberdade, como o crescimento dos seios, as cólicas menstruais, o surgimento de espinhas no rosto e no corpo e o crescimento de pelos.

Durante a primeira menstruação, os sintomas do ciclo são mais fortes já que a menina ainda não está adaptada a estas ocorrências. Portanto, pode ser notado:

  • Alterações de humor;
  • Desconfortos abdominais;
  • Dores nos seios;
  • Dores na lombar.

Se os sintomas persistirem por muito tempo, é recomendável que se faça uso de receitas para a menstruação descer.

sintomas da menstruação calça suja de sangue

Como é o sangue da primeira menstruação?

Normalmente, a cor da primeira menstruação é marrom ou mais escura. Isso se dá por conta do baixo estímulo hormonal, característico desta fase de transição da vida não reprodutiva para a puberdade.

As próximas menstruações, que podem ocorrer no mês seguindo ou somente meses depois, devem ter mais fluxo e uma cor mais viva, com tonalidades vermelhas ou cor de rosa.

Quanto tempo dura?

Isso pode variar de pessoa para pessoa. As mulheres podem ter ciclos que duram de três a oito dias. A menarca, no entanto, costuma ser um pouco mais curta e vai aumentando a durabilidade conforme começam os novos ciclos.

É normal que o ciclo comece irregular, significando que o corpo ainda está se adaptando aos hormônios, podendo demorar alguns anos para que tudo se estabilize. Algumas mulheres não têm ciclos regulares em nenhuma etapa da vida.

Quando acontece a primeira menstruação? Com quantos anos?

Não existe data certa ou como prever o surgimento da primeira menstruação. Ela acontece quando o corpo entra na fase de puberdade – momento no qual o organismo desenvolverá características reprodutivas amadurecidas.

No caso do corpo feminino, a primeira menstruação é um sinal de que o corpo está produzindo hormônios sexuais pelos ovários, a fim de prepará-lo para a vida reprodutiva. Geralmente, esta fase de amadurecimento acontece entre os 8 aos 14 anos.

Os sinais de que o corpo está mudando podem ser notados com até dois anos de antecedência da menarca. No entanto, como cada um tem especificidades que podem fazer com que o evento ocorra antes ou depois, fica difícil prever, sem análise clinica, a data da primeira menstruação.

ciclo menstrual como funciona

Tem como parar a menstruação no primeiro dia?

Não há como parar a menstruação ou impedir que ela aconteça sem o uso de remédios, nem é recomendado que isso seja feito. A primeira menstruação só deve ser parada quando há motivo para tal. Geralmente, isso acontece em pacientes diagnosticadas com problemas de coagulação sanguínea ou crescimento acelerado.

No caso de pessoas com problemas de coagulação (em que a menstruação pode ser um risco), pode ser feito uso de remédios anticoagulantes e pílulas hormonais. Quem tem o crescimento acelerado também costuma fazer tratamento com hormônios, a fim de garantir que o desenvolvimento aconteça no tempo certo, sem prejudicar a saúde do indivíduo.

Para quem já tem ciclos menstruais regulares há algumas técnicas que podem ajudar a atrasar o dia da menstruação ou diminuir o fluxo sanguíneo, o que é feito com o uso de anticoncepcionais específicos ou anticoagulantes.

Posso ficar grávida depois da primeira menstruação?

Depende. A primeira menstruação é um sinal de que o corpo feminino está entrando na puberdade, mas não significa que ele está completamente desenvolvido para a gravidez. Geralmente, é preciso de mais alguns anos para que o seio esteja completamente formado e preparado para a amamentação e os quadris estejam mais largos e preparados para o trabalho de parto.

Tecnicamente, a partir do momento em que a mulher libera um óvulo ele pode ser fecundado, caso ocorra uma relação sexual desprotegida. Portanto, todas as meninas que menstruam pela primeira vez e já possuem uma vida sexualmente ativa precisam utilizar métodos contraceptivos.

Como esta é uma nova fase cheia de mudanças, é recomendável que se faça uma consulta com um médico ginecologista, para avaliar se o crescimento está adequado, tirar eventuais dúvidas que possam surgir, fazer os primeiros exames de rotina ginecológica e avaliar se há necessidade de utilizar métodos contraceptivos orais.

Como acontece a menstruação?

A menstruação é o processo de descamação das paredes internas do útero. Ela ocorre sempre que o óvulo liberado não é fecundado por um espermatozoide. A descida de sangue é um sinal de que outro período fértil se aproxima, quando um óvulo novo será liberado, reiniciando a preparação do corpo feminino para a gravidez.

Por conta disso, é natural que a menstruação tenha, além de sangue, partes coaguladas, que são “pedaços” do útero.

Entenda o ciclo menstrual

O ciclo menstrual ocorre o mês inteiro e reinicia toda vez que a menstruação desce. Veja o passo a passo de como ele acontece:

  1. Fase pré-ovulatória: o óvulo desenvolve-se e sai do ovário, desprendendo-se;
  2. Ovulação: o óvulo fica à espera de ser fertilizado. Isso ocorre entre o 13° e o 15° dia da menstruação, sendo chamado de período fértil;
  3. Pós-ovulação: se o óvulo não for fecundado ele morre e causa a descamação do útero, provocando a menstruação;
  4. Menstruação: fase em que há perda de sangue, por conta da descamação do útero e dos estímulos hormonais para o amadurecimento de um novo óvulo.

Algumas coisas podem acontecer de forma a adiantar ou atrasar a menstruação: confira os sintomas da menstruação atrasada. 

ciclo menstrual como funciona

Desde a primeira menstruação até o fim da vida é recomendado que a mulher conheça o seu corpo e aprenda a lidar com os sintomas e o ciclo menstrual que a acompanhará mensalmente. Já explicamos, aqui, como funciona o período fértil. 

Isso implicará em optar por métodos de higiene (coletor menstrual, absorventes externos e internos), técnicas de contracepção (pílulas anticoncepcionais, camisinha, DIU, etc.) e formas de aliviar os sintomas que afetam cada mulher de forma diferente.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply