Pressão Alta Emocional – O que causa? Tem cura? Confira os sintomas e como prevenir

Pressão alta ou hipertensão é a elevação da pressão que o sangue exerce para se movimentar nas artérias. Quando o valor da pressão esta igual ou maior que 140/90 e não é controlada, ela pode causar danos à saúde irreparáveis, como:

  • Infarto do miocárdio,
  • Derrame,
  • Falência dos rins,
  • Edema agudo dos pulmões (por acumulo de sangue),
  • Crescimento do coração.

Por isso é algo que tem de ser mantido sobre controle o tempo todo, para quem sabe que é hipertenso. Uma pessoa que possui pressão alta emocional é alguém que deixa o seu emocional afetar o seu organismo, fazendo com que a sua pressão suba.

Essa pessoa além dos hábitos diários saudáveis deve procurar sempre uma maneira de se manter relaxado sem se deixar ser alimentado emocionalmente por situações que podem e vão trazer descontrole emocional, resultando em pressão alta.

Muitas pessoas desconhecem e não sabem que tem pressão alta emocional, elas sentem desconforto devido ao forte estresse e às vezes acreditam que não é nada que tenham que se preocupar. Várias doenças têm origem emocional e pressão alta também é uma delas.

Principais Sintomas emocionais

Preocupações elevadas com o cotidiano, fortes emoções, ansiedade, medo, perfeccionismo e estresse são os maiores vilões emocionais para causar pressão alta.

Os sintomas da pressão alta são:

  •  Tontura,
  •  Enjoo,
  •  Sensação de angustia ou dor no peito,
  •  Dor na nuca,
  •  Tosse seca,
  •  Visão embaçada,
  •  Dificuldade para respirar.

Sabemos que o corpo reage quando temos algo mal resolvido dentro de nós e acaba por baixar nossa imunidade e resistência, nos deixando mais propícios a ficar doentes.

Embora hipertensão não necessite de baixa imunidade, ela está intimamente ligada também aos assuntos mal resolvidos, aqueles que ficam nos rondando e viram a causa da ansiedade e estresse.

Causas da Hipertensão Emocional – Como ela funciona?

Quando ficamos ansiosos o cérebro prepara o corpo para a ação como uma forma de resposta, elevando a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração. Conclui-se que existe um fundamento que as emoções estão ligadas ao sistema cardiovascular.

Vivemos em uma sociedade extremamente estressada. As exigências de desempenho, a competitividade e as escolhas pessoais e profissionais têm peso enorme e caminham paralelas aos fatores emocionais. Por isso é essencial dar atenção a certos tipos de emoções para evitar que a ansiedade se torne um problema que atrapalhe o cotidiano.

Você pode tentar controlar sua ansiedade praticando exercícios, serve também para alivio de estresse, agora se você possui ansiedade que te faz perder até o sono, você precisa de outro tipo de ajuda médica especializada.

É possível determinar o nível de estresse que você está passando com a quantidade de vezes que você se sente desconfortável, resultando em descompensação e pressão alta. Esse é um fator importante de que está na hora de procurar um médico.

Como prevenir?

Tomar algumas atitudes para ajudar teu emocional. Primeiro tente absorver mudanças, entender posturas e pensamentos diferentes, saiba que você esta fazendo o seu melhor no momento e que existem situações que não podemos resolver.

Para essas ocasiões busque atividades que te distraiam sua mente do foco do problema.

Evite pensamentos que vão te levar para os sentimentos errados, procure ser tolerante e se propicie a um ambiente melhor, no que depender de você.

Pressão alta emocional

Você não pode poupar esforços buscando algo que te traga benefícios em sua saúde.

Saúde está ligada ao bem estar emocional, então é sempre bom achar a causa do estresse ou ansiedade antes de progredir para o uso de medicamentos industriais.

Se você tem sentido um dos sintomas listados acima de maneira extremamente incomoda, é importante que vá ao médico e busque tratamento especializado. Seja com florais, uma nova postura, ansiolíticos ou calmantes naturais, o importante é controlar o estresse e a ansiedade de acordo com o nível deles em seu organismo. E não deixar que eles te causem danos.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (57 votes, average: 4,63 out of 5)
Loading...