Pneumonia é contagiosa? Como é transmitida?

A pneumonia não é contagiosa, mas somente em alguns casos. A causa da doença se dá pelo contato de bactérias e vírus que se instalam nos alvéolos pulmonares, provocando uma infecção. A transmissão acontece por vias respiratórias ou de pessoa por pessoa, quando há contato com a secreção respiratória de um infectado.

A forma mais comum de se pegar pneumonia é entrando em contato com uma bactéria ou um vírus potente em algum momento em que o sistema imunológico está debilitado – por isso, é mais comum em idosos, crianças e doentes. A contaminação por contágio de uma pessoa para a outra é incomum, mas também pode acontecer.

Dessa forma, entende-se que a pneumonia não é uma doença essencialmente contagiosa, mas que, dependendo da fragilidade do sistema imunológico da pessoa, o contato com um doente pode resultar na infecção. Confira, aqui, a lista de sintomas da doença. 

pneumonia é contagiosa

Como acontece a pneumonia?

A pneumonia pode ser de origem viral, bacteriana, parasitária ou fúngica (menos comum). Os gêneros de microrganismos causadores da infecção são os mesmos que habitam os tecidos das vias respiratórias superiores, sendo que o sistema de defesa respiratório impede aqueles de migrarem para os pulmões.

No entanto, quando o sistema imunológico fica debilitado, a defesa respiratória pode falhar, dando brechas para que estes seres se instalem no pulmão, provocando infecções como a pneumonia.

Por isso que a gripe em pessoas doentes, crianças e idosos pode evoluir para o problema, pois o sistema de defesa está debilitado e as vias respiratórias estão cheias de secreções com ainda mais bactérias e vírus. Para saber mais sobre o assunto, confira o texto completo a respeito da pneumonia: causas e tratamentos.

Quais tipos de pneumonia são contagiosas

Alguns tipos de pneumonia são mais fáceis de transmitir de pessoa para pessoa, por conta disso, dependendo de sua origem, a medicina classifica o problema como contagioso ou não contagioso.

A pneumonia contagiosa é a de origem viral, afinal pressupõe a infecção por viroses que resultam na infecção pulmonar, podendo ser transmitida para outra pessoa no contato com secreções respiratórias.

A bacteriana, por sua vez, não é contagiosa porque é ocasionada por microrganismos presentes na flora natural do sistema respiratório.


Referências usadas neste conteúdo

REVISTA PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA.  Acute fibrinous and organizing pneumonia Pneumonia aguda fibrinosa e organizante. Disponível em <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2173511506704249>

JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA.  Pneumonia associada à ventilação mecânica. Disponível em <http://www.jornaldepneumologia.com.br/detalhe_artigo.asp?id=1254>

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply