Picolinato de Cromo: Emagrece? Para que Serve? Como tomar

O Picolinato de Cromo é um suplemento nutricional muito indicado para o tratamento de diabetes, mas também poderoso para quem quer perder peso e conquistar aumento da massa muscular mais rápido, principalmente para quem já pratica algum tipo de atividade física. A função dessa substância no organismo é o de potencializar os efeitos da insulina, o que tem como consequência a sensação de saciedade e diminuição do apetite por coisas doces.

Para os pacientes que têm diabetes a importância do uso de Picolinato de Cromo é que o mineral é essencial para que o organismo utilize a insulina de forma correta. Em diabéticos esse mecanismos fica comprometido. Enquanto isso, o emagrecimento proveniente da melhor capacidade de firmar em dietas, também se faz importante para que o sangue circule melhor, com menos açúcar e mais energia.

Como funciona no organismo

O Picolinato de Cromo é considerado um suplemento para emagrecer porque ele tem a capacidade de aumentar o metabolismo e consequentemente dar respostas mais rápidas para as atividades físicas. Além disso, por ser a forma mais bem absorvida do cromo, consegue estabilizar com rapidez os níveis de insulina de forma a controlar os níveis de glicose no sangue e evitar a sensação da fome e ânsia por comida.

Ao tomar o suplemento o organismo consegue controlar com mais eficiência os níveis de glicose no sangue. Isso porque com as doses adequadas desse mineral o hormônio chamado insulina – responsável por reduzir a quantidade de açúcar no sangue quando necessário – funciona com mais efeito.

Os níveis de glicose na corrente sanguínea podem aumentar depois das refeições. Assim, a melhor maneira de tomar Picolinato de Cromo é uma vez ao dia, antes da principal refeição do dia, o que costuma ser o almoço. No entanto o seu uso não pode extrapolar os seis meses limitados. Em alguns casos pode durar apenas três meses. Um nutricionista pode orientar essa questão de modo mais assertivo.

Picolinato de Cromo emagrece?

Essa é a pergunta que muitas pessoas fazem. Embora existam muitos estudos indicando os benefícios da suplementação para combater a diabetes, são poucas as pesquisas que garantem que o uso do mineral dessa forma seja eficiente para o emagrecimento.

Os estudos existentes indicam pouco efeito sobre o peso das pessoas que participaram da pesquisa. Mas como a insulina atua também no metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, com um cardápio saudável e prática de exercícios físicos é possível obter resultados positivos.

Isso quer dizer que com a utilização da substância você conseguirá controlar mais facilmente a sua dieta, eliminando a gordura corporal em excesso. Além disso, quem tem tendências ao desenvolvimento de diabetes consegue otimizar a ação da insulina do corpo, evitando que a doença se estabeleça assim como seus riscos.

Enquanto isso, nos músculos a eficiência do gasto calórico provocado pelo Picolinato de Cromo proporciona melhor reconstrução muscular, ou seja, o ganho de massa muscular é muito mais rápido. Mas para que os resultados se tornem realidade, é preciso unir o consumo de suplemento a atividades físicas regular.

Benefícios Para o Corpo

Os benefícios do Picolinato de cromo para o organismo incluem:

  • Perda de peso;
  • Tratamento da diabetes para quem tem sensibilidade à insulina;
  • Melhoria da ação da insulina no corpo;
  • Prevenção de doenças do coração na melhoria da circulação sanguínea;
  • Tratamento dos níveis altos de colesterol e triglicérides;
  • Redução da vontade comer doces;
  • Diminuição do risco de diabetes.

Onde encontrar Cromo nos alimentos

Algumas pessoas, para evitar o consumo das cápsulas, preferem incluir na alimentação a forma natural desse mineral. No entanto cabe ressaltar que o Picolinato de Cromo, por ser mais absorvido tem uma ação mais rápida e eficaz no corpo.

O cromo in natura pode ser encontrado em alimentos como:

  • Ovos,
  • Carne,
  • Batata,
  • Cenoura,
  • Grãos
  • Brócolis.

A sua associação com o Picolinato para a fabricação do suplemento acontece porque dessa forma o organismo consegue absorver o mineral com mais facilidade.

Por outro lado, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista para que não ocorra um consumo exagerado de cromo, o que pode levar a um desequilíbrio do organismo.

Em linhas gerais, o Picolinato de Cromo pode ser sim uma chave para aquisição de uma rotina com mais qualidade de vida, melhoria da produção de insulina, mas para que surta efeito é preciso conciliar com outras transformações essenciais, como a reeducação alimentar e atividade física para conquistar definição muscular.

Antes de tomar o suplemento é essencial que você consulte um médico para ter certeza de que não irá prejudicar seu organismo, afinal, só uma pessoa indicada poderá avaliar os riscos e benefícios de acordo com as especificidades do seu corpo.

Efeitos Colaterais

A possibilidade de emagrecer rápido tem seu preço. Os efeitos colaterais do Picolinato de Cromo podem ser sérios e debilitantes. Eles só acontecem, no entanto, para casos em que é tomado em grandes quantidades. O excesso do mineral pode causar várias sensações desagradáveis como:

  • Dores de cabeça,
  • Vômito,
  • Diarreia,
  • Diminuição do apetite,
  • Irritação,
  • Sudorese,
  • Aumento do estresse e ansiedade,
  • Insônia,
  • Dificuldades de concentração,
  • Fraqueza temporária,
  • Indisposição.

Em casos mais graves pode gerar danos hepáticos, anemia e insuficiência renal devido a grande concentração que sobrecarrega esses órgãos.

Não existem estudos conclusivos que apontem que a suplementação com o mineral atrapalhe a distribuição de ferro, mas algumas teorias defendem essa ideia. Isso acontece porque o cromo e o ferro competem pelo mesmo transporte.

Uma mesma proteína é responsável por fazer com que essas duas substâncias penetrem nas células dos tecidos do organismo, quando se aumenta a quantidade de cromo, pode-se fazer com que o ferro fique de lado, podendo causar fraqueza e quadros de anemia. Caso isso aconteça é preciso dispensar a suplementação com o picolinato.

Além disso, o cromo quando ingerido em demasia pode prejudicar a absorção do zinco e do ferro, o que levaria a efeitos colaterais. Entre eles anemia, diminuindo a capacidade de treinar de maneira mais intensa e até mesmo de fazer exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida e tudo mais que exija fôlego.

Em alguns casos os efeitos colaterais do Picolinato de Cromo são prejuízo ao funcionamento dos rins, causando doenças no órgão, como insuficiência renal. O fígado também pode ser lesado.

Contraindicações

Não é todo mundo que consegue desfrutar da possibilidade de perder peso com a substância. Na lista de contraindicações do Picolinato de Cromo estão grávidas, lactantes, idosos e crianças. Nessas pessoas há possibilidade de prejuízos perigosos aos rins e fígado, além da possibilidade de desenvolvimento de anemia.

Redução de gordura para essas pessoas deve ser feito por meio de fórmulas naturais, tais como exercícios físicos, aeróbicos, controle do estresse e ansiedade.

Como tomar

A ingestão correta de Picolinato de Cromo deve ser de 25 a 35 mcg diariamente. Para melhor absorção ele deve ser utilizado separado em duas vezes ao dia e consumido antes das duas principais refeições.

Você pode encontrar o suplemento em cápsulas ou em pó que deve ser misturado com a comida. Ambas as formas é possível queimar gordura em pouco tempo com a ajuda do uso responsável da substância. Pesquise qual é o melhor suplemento de Picolinato de Cromo para você.

Preço, Onde e Como Comprar

Ao comprar Picolinato de Cromo, ele pode ser encontrado com valores entre R$ 14,00 e R$ 147,00 sendo que as embalagens variam de 30 a 100 comprimidos. Mesmo assim, vale a pena pesquisar em diferentes estabelecimentos físicos e virtuais, como farmácias e lojas de produtos naturais para achar o melhor preço e forma de pagamento.

Não é preciso ter receita médica para adquiri-lo, mas devido a todos os efeitos colaterais que pode causar é indicado conversar com o seu médico antes de iniciar o seu uso. De qualquer forma, compre o produto em lugares seguros e de confiança.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (42 votes, average: 4,21 out of 5)
Loading...