Período Fértil – O que é, Como funciona, Antes ou depois da menstruação? Detalhes para não engravidar

O período fértil é o momento da ovulação da mulher, ele acontece de 10 a 14 dias depois do início da menstruação e dura 6 dias, para algumas mulheres pode durar menos – 3 dias, mas é om calcular um período mairo para uma margem de segurança. O tempo e o dia da ovulação varia de acordo com quantos dias dura seu ciclo ou período menstrual.

Nesse momento são grandes as chances de engravidar durante uma relação sexual. Durante período fértil, se não se proteger durante as relações as é possível que haja a concepção. Os principais sintomas para saber que você está no período fértil é a secreção vaginal e o aumento de libido, mas é bom sempre fazer a contagem dos dias de ovulação, para aumentar ou diminuir as chances de gravidez. A calculadora de ovulação, ou seja a contagem da duração de seu ciclo é fundamental para planejar ou prevenir as chances de você engravidar. Por ser usada para a fertilidade, o método é conhecido também por calculadora de gravidez.

O cálculo do período fértil feminino é importante para definir melhores momentos para ter uma relação sexual sem engravidar ou com o intuito de gerar uma gravidez. Alguns métodos contraceptivos usam calculadoras para indicar o melhor momento de manter relações sem camisinha. Saber o ciclo menstrual é fundamental para um cálculo mais preciso. Isso porque o período fértil e ciclo menstrual estão diretamente ligados. Uma menstruação atrasada é um dos primeiros sinais da contracepção. É necessário fazer exames para confirmar e existe inclusive faixas que indicam a ovulação para que seja possível engravidar com mais facilidade e acertar com precisão o dia fértil.

Use o menu abaixo para encontrar a informação que você precisa ao longo do texto! Todas as suas dúvidas serão retiradas:

[sociallocker id=892][/sociallocker]

Como saber se estou no período fértil – É antes ou depois da menstruação?

O período fértil da mulher acontece de 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Por isso, o cálculo da tabelinha é importante para saber quado é os seis dias de perigo. A calculadora de período fértil não é tão precisa por isso não a utilize como método contraceptivo. Ela serve apenas para a mulher saber aproximadamente quando está no período fértil e calcular o período da próxima menstruação.

Exitem mulheres e ciclos diferentes, tem ciclo mais curto, ciclo mais longo e tem até ciclos irregulares, que variam a cada mês. Saber como funciona seu ciclo é fundamental para calcular os dias do sue período fértil.

O período fértil feminino dura aproximadamente seis dias e tecnicamente falando, a gravidez se torna possível exatamente nesse período do mês, por causa da ovulação. Isso porque a ovulação e período fértil dependem um do outro para acontecer. Quando ovula a mulher está entre os dias férteis e é o período fértil que determina a ovulação.

Se você não quer engravidar, tenha bastante cuidado nas relações sexuais que mantêm durante esse período. E preste atenção, para mulheres com menstruação irregular calcular o período fértil é ainda mais difícil e impreciso lembre-se que não há uma regra fixa, é seu ciclo quem determina o período fértil e quando vai ovular. Se está em dúvida sobre os dias férteis em seu ciclo menstrual ou caso seu ciclo seja desregulado, é preciso o dobro de cuidado para evitar uma gravidez não planejada.

período-fértil-tabelinha

Sintomas do período fértil

A menstruação irregular pode ser um tiro no pé para quem utiliza o cálculo do período fértil como um método contraceptivo ou para planejar relações sexuais. Se sua menstruação foi dia 1º, pode ser que o tamanho do seu ciclo não seja igual ao mês anterior e o período fértil também não siga um padrão, acontecendo antes ou depois. É preciso acompanhar por um ano aproximadamente para entender melhor como funciona sua menstruação.

Nesse caso, a identificação dos sintomas facilita entender quando acontecerá a menstruação, e assim, o inicio do período fértil. Preste atenção nos sinais do corpo para saber em que fase está do ciclo menstrual ou período fértil. Abaixo você pode ver quais são os sintomas mais relatados pelas mulheres e ginecologista:

  • Aumento da libido;
  • Aumento da secreção vaginal: acontece a liberação em grande quantidade de um líquido pela vagina, parecido com clara de ovo crua. Essa textura diferenciada de clara de ovo é uma funcionalidade onde a lubrificação serve para auxiliar a entrada dos espermas;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Oscilações de humor (TPM tensão pré menstrual);
  • Fadiga;
  • Cheiro forte no corpo;
  • Dores no ventre: algumas mulheres sentem pequenos incômodos nessa região;
  • Acne e espinhas: acontece devido ao aumento da oleosidade no corpo.

Todos esses sinais que o corpo dá são frequentes no período fértil quando a mulher está ovulando. Mas, o período fértil de quem toma anticoncepcional pode variar bastante, já que não ocorre a ovulação. Por não ter ovulação, que é quando ocorre as chances de engravidar, caso haja relações sexuais desprotegidas.

Como pode ser difícil notar a elevação de temperatura, algo prático e realizar o exame de dosagem do LH (Hormônio Luteinizante) – por meio de testes de urina facilmente encontrados em farmácias. O LH se eleva 36 horas antes da ovulação, o que pode auxiliar a mulher a prever quando será seu período fértil. Ele só fica presente no organismo quando a mulher não está grávida.

App Claculadora

Um testador de dosagem de temperatura chamado Natural Cycles utiliza a medição de temperatura para identificar os sintomas do período fértil. Sincronizado com um app para celular ele te indica os melhores momentos para ter a relação sexual protegida de gravidez.  No período fértil, a calculadora indica que se deve proteger e pode ser ajustada para evitar a concepção ou ainda auxiliar uma mulher que quer ter filhos. Basta programar o app conforme a duração do ciclo menstrual.

O aplicativo já deu muito o que falar, uma vez que vários mulheres que só o utilizaram como método contraceptivo. Afinal, qualquer variação da temperatura corporal da mulher (incluindo febres, quando expostas a adrenalina ou por questões hormonais) já é o suficiente para dar falsos resultados. Assim aumentam as chances de engravidar, pois o corpo pode enviar sinais falsos, que serão cadastrados no app.

Para quem tem interesse, é preciso baixar o aplicativo e baixá-lo para que a pessoa cadastre-se, informando se deseja prevenir ou planejar uma gravidez. Na calculadora do Natural Cycle a mulher consegue acompanhar durante os 30 dias do mês sua temperatura, se fez sexou ou não e se utilizou proteção. Em caso de estar esperando um filho, o app indica os melhores dias para as relação, já se ela quer evitar a concepção, o app mostra os dias vermelhos – de risco- para evitar um filho.

Quando termina o período fértil

O período fértil termina com o final da ovulação. O corpo dá alguns sinais, mas nada que se possa confirmar somente pela análise dos sintomas. Por exemplo o muco muda de aspecto, fica mais esbranquiçado e parecendo uma cola e a sensação de irritação passa. Você se sente com o humor mais estável, mas é preciso fazer um teste para confirmar o fim da ovulação.

Quem toma anticoncepcional tem período fértil?


As mulheres que fazem uso de anticoncepcional ou qualquer tipo de hormônio como para tireoide ou hormônios femininos não ovulam, por tanto, não tem o período fértil. Não é só para evitar a gravidez, a tireoide e problemas como endometriose ou ovários policísticos são motivos pelos quais ginecologistas recomendam o uso da pílula. Caso deseje engravidar nesses casos é preciso conversar com seu médico e ver qual o melhor tratamento a ser seguido.

A menstruação acontece mesmo assim por conta da preparação do organismo dentro do útero que ainda assim se prepara para o recebimento de um possível espermatozoide a ser fecundado. Mesmo com a pílula é seu período de se livrar no ninho de sangue que está pronto para receber um feto. Sua menstruação pode ocorrer normalmente ao usar anticoncepcional ou ainda mudar de intensidade, normalmente com um menor fluxo de sangue.

E se eu tiver o período fértil irregular?

Isso é uma possibilidade. O período fértil feminino biologicamente respeita tempos muitos específicos, mas a verdade é que milhares de mulheres tem variações causadas por estados emocionais ou desregulação hormonal. Quem toma remédios controlados para depressão, tireoide, corticoide, uso de antibióticos e até casos de diarreia e vômito são o suficiente para que a ovulação aconteça alguns dias antes ou depois.

Essas variações naturais do período fértil acabam sendo impossível de consultar, a não ser que a mulher se dispusesse a fazer testagem  todos os dias para confirmar os níveis hormonais e saber qual é o primeiro dia do ciclo.

Para saber como funciona o seu corpo o ideal é que você faça o cálculo do seu período fértil em especial. para descobrir basta contar quantos dias dá desde o primeiro dia da sua menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação. O ideal é que aconteça a cada 28 dias. Se seu ciclo for irregular precisará fazer uma média dos últimos 3 meses para saber quanto tempo dura o seu período fértil.

Sua menstruação está atrasada? Saiba os possíveis motivos, pode ser uma gravidez. 

Fiz sexo fora do período fértil, posso estar grávida?

A gravidez só pode acontecer durante o período fértil da mulher. No entanto, quando exposta a algumas condições, essa regra pode sim ser quebrada. As situações em a gravidez é possível fora do período são:

  • Se a mulher estiver exposta a muita adrenalina no momento de uma relação sexual
  • Quando um espermatozoide consegue sobreviver tempo suficiente para encontrar o óvulo, caso mais possível para quem tem secura vaginal e falta de lubrificação natural, pois a  acidez da secreção vaginal dificulta a fecundação
  • Efeitos colaterais de medicamentos tais, como antidepressivos e ansiolíticos
  • Uso de remédios controlados como antidepressivos, ansiolíticos, estimulantes, drogas ilícitas e até o consumo excessivo de álcool

Apesar das chances de uma gravidez fora desse período ser mais difíceis, para ter certeza de que não irá engravidar, é preciso recorrer a métodos contraceptivos de grande confiança, como o anticoncepcional e a o preservativo. Se você utilizar um desses dois são muito pequenas as chances de fecundação.

como saber se estou no periodo fertil

Como saber se eu tenho período fértil irregular?

O período fértil não é irregular, e sim a menstruação. Condições emocionais e até de ambiente podem fazer com que a menstruação atrase, ou seja, um pouco prematura. Em média ela demora 28 dias para chegar após a última menstruação.

Se você não está sentindo os sinais do período fértil ou a sua menstruação está atrasada fique atenta para os primeiros sintomas da gravidez. Pois relação sexual que se utiliza somente na técnica de calcular os dias para evitar a gravidez não é confiável.

No dia seguinte da desconfiança faça um teste de gravidez. Caso dê negativo calcule novamente seu período fértil na próxima menstruação. Se ainda tiver dúvidas procure um ginecologista.

 

aprendendo-a-identificar-o-período-fértil

Tomei pílula do dia seguinte


Para as meninas que tomaram a pílula do dia seguinte podem acontecer mudanças na contagem do período fértil. Acontece que os comprimidos tem uma alta dosagem hormonal que costumam atrasar a sua próxima ovulação. O certo, neste caso,  é esperar pela próxima menstruação para continuar a contagem. Até lá, se não quer engravidar nada de relações sexuais sem a camisinha masculina ou feminina.

Como funciona o período fértil feminino em detalhes


Os homens conseguem produzir espermatozoides a todo momento, já as mulheres têm a quantidade de óvulos contados, são em média 450 mil desde o nascimento ? o que dá aproximadamente 37 anos menstruando e com a possibilidade de engravidar. Por isso a mulher tem período fértil para controlar o momento em que está apta para engravidar.

Diferente do homem, a mulher não é fértil a todo o momento, na verdade, o período em que a mulher pode engravidar efetivamente, é bem menor do que imaginamos, são cerca de 24 horas apenas e duração máxima de até 7 dias. 

O período fértil acontece juntamente com a ovulação. O óvulo fica esperando a fecundação por um espermatozoide. Caso ela não aconteça o útero descama e provoca a menstruação, que irá liberar toda a preparação que o corpo desenvolveu para abrigar um possível bebê. Nesse momento a ovulação acontecerá novamente.

Entenda o processo com seus próprios olhos no vídeo de 1 min abaixo:

Passo a passo da ovulação

Compreenda melhor como funciona essa “regeneração” dos óvulos no passo a passo:

  1. Nos primeiros dias do ciclo, aqueles após a menstruação, o cérebro irá produzir os hormônios conhecidos como FSH, os responsáveis pelo amadurecimento dos óvulos, dessa maneira o estrogênio é produzido.
  2. Os óvulos vão amadurecendo, a parede do útero endométrio é criada por meio do estrogênio liberado, ficando mais propício a uma possível fecundação.
  3. Em média 14 dias antes da menstruação que virá, um dos óvulos pode estar maduro, é aí que a hipófise libera o LH, hormônio que provoca a ovulação.
  4. O óvulo é lançado para as trompas, a progesterona é liberada e assim os nutrientes e vitaminas ficam em alta, tudo a espera da fecundação.
  5. Quando não há a fecundação o óvulo se degenera, dessa maneira a parede do útero começa a cair devido a falta de hormônios, ocasionando assim a menstruação e o início de um novo ciclo.

Como calcular


O período fértil ocorre todos os meses até a chegada da menopausa da mulher. Veja como calcular esse período sozinha em casa.

Com um calendário em mãos, conte a partir do primeiro dia da menstruação dez dias para chegar aproximadamente ao seu período fértil daquele mês. A partir da data que você alcançar, conte mais 6 ou 7 dias, por garantia. Esses serão seus dias férteis.

TAMANHO DO SEU CICLO MENSTRUAL SUBTRAÍDO POR 14 = DIA DO CICLO EM QUE É MAIS PROVÁVEL QUE OCORRA A OVULAÇÃO

calculando-o-período-fértil

Quem está tentando engravidar, ter relações durante esse período aumentam as chances de fecundação, e quem não pretende, deve evitar sexo desprotegido, já que os riscos de ficar grávida aumentam consideravelmente, ainda mais com o aumento do muco vaginal faz com que os espermatozoides encontrem mais facilmente o óvulo.

Além disso, durante esse período, a mulher vai perceber que seu corpo terá um aumento de temperatura bem discreto. Isso se deve ao fato de que o corpo está se preparando para a fecundação. É a resposta natural de seu organismo e que acontece em todos os ciclos.

Lembre-se de que você não deve confiar somente no método de contar seus dias férteis para evitar uma gestação indesejada. O ideal é usar contraceptivos, pois o cálculo pode estar errado e a fecundação acontecer.

As chances de se engravidar estando menstruada são bem pequenas, porém podem acontecer caso a relação seja no fim da menstruação, ou seja, no sétimo dia, se o espermatozoide durar cerca de 7 dias no organismo ele chegará até a fase fértil da mulher, podendo assim ocorrer a fecundação.

Aplicativo para cálculo do período fértil pelo celular


Aplicativo de Período FértilVocê pode fazer o cálculo usando simples tabelas que devem ser completadas diariamente ou então baixar aplicativos de celular que dão notificações e mostram com precisão qual é o momento. Existem vários sites que disponibilizam essa ferramenta para que a mulher possa saber.

Outra boa maneira de saber é baixando um aplicativo voltado para o ciclo feminino. Existem vários gratuitos que indicam o período fértil e enviam lembretes para o celular, avisando quando começará o período e quando ele se encerra.

Esses aplicativos também são bons para acompanhar os sintomas da TPM, além de também informarem se há algum atraso na menstruação ou algo irregular.

Os app mais conhecidos para Android e iOS são:

  • Calendário Menstrual;
  • Gestor Período Pro;
  • Calculadora da minha ovulação;
  • Calendário do período.

Assim você receberá notificações e estará sempre informada, sem precisar se lembrar de calcular manualmente os dias da sua menstruação.

Só não se esqueça de colocar as informações corretas, completando os sintomas ou dia da sua última menstruação! Isso será fundamental para precisão no cálculo.

Como usar o período fértil para engravidar


Durante o seu período fértil (10 a 14 dias após a menstruação) você terá seis dias que estará ovulando, ou seja, é o momento em que os ovários liberam o óvulo que esperará pela fecundação do espermatozoide durante uma semana. Caso a relação sexual não aconteça ou não seja efetiva a menstruação desce normalmente e o ciclo se reinicia. Após a ovulação, isto é, a partir do vigésimo dia após o primeiro dia da sua última menstruação as chances de engravidar caem bastante.

dificuldade-para-engravidar

Mesmo apostando no período fértil, muitas mulheres passam por problemas emocionais a cada ato falho de gravidez. A indicação mais importante é procurar ajuda médica para realizar exames de infertilidade e ter a orientação para acompanhar o processo de ovulação.

Entender o período fértil pode ser de grande valia para garantir uma gravidez, no entanto procure ajuda profissional se esse não for o seu caso!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (32 votes, average: 4,44 out of 5)
Loading...