Para que serve o chá de boldo? Como usar?

O chá de boldo é um ótimo remédio para o sistema digestivo, pois reduz os sintomas da gastrite e da azia e a formação de gases, alivia os problemas causados pela intolerância alimentar e, também, consegue auxiliar a digestão de um modo geral, mas, em especial, quando você consome alimentos mais “pesados”. Ainda, tem poder de tratar a prisão de ventre.

O boldo possui muitas propriedades medicinais, sendo muito importante que você saiba que, além do tratamento para eventuais problemas digestivos, essa planta destaca-se por ser:

  • Antibacteriana;
  • Antifúngica;
  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Calmante;
  • Diurética;
  • Laxante

Ou seja, o chá de boldo serve para melhorar o funcionamento do fígado, tratando problemas pertinentes a ele, bem como:

  1. Amenizar reações ocasionadas por fungos e bactérias;
  2. Combater as inflamações;
  3. Reduzir os efeitos desagradáveis provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas;
  4. Proteger as células do organismo, combatendo a ação dos radicais livres, em especial quando eles atingem o fígado;
  5. Promover o relaxamento;
  6. Melhorar o sono;
  7. Melhorar o funcionamento do sistema urinário;
  8. Combater a infecção biliar;
  9. Desinchar a área abdominal;
  10. Agir nas gorduras ingeridas.

Vale ainda comentar que o chá de boldo, geralmente,é associado a dietas de emagrecimento, por conta de todos esses benefícios!

para que serve cha de boldo

Como usar?

Você pode encontrar as folhas de boldo tanto frescas, como secas – se você tiver em seu jardim ou em sua horta melhor ainda. Porém, independentemente da forma que você escolher para fazer seu chá, os benefícios irão ser alcançados.Caso opte por folhas frescas, lembre-se de lavá-las com água corrente, antes de colocá-las na infusão.

Ferva a quantidade de água que considerar adequada para o seu chá, despejando em uma xícara. Adicione as folhas frescas ou secas e deixe a infusão tampada, por cerca de 10 minutos. Coe-o e beba-o sem o uso de adoçante, porém você pode apostar no mel como uma forma de deixá-lo mais doce.

Contraindicações do chá de boldo

Apesar de seus variados benefícios, o chá tem certas restrições. Ele é contraindicado para gestantes, pois pode provocar aborto ou malformações no feto, lactantes e crianças com menos de seis anos.

Outro cuidado é com pessoas que possuem complicações graves no fígado ou obstrução na vesícula biliar. O melhor é procurar um médico, para verificar a possibilidade da ingestão do chá de boldo sem causar problemas à saúde.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply