Para que serve hidroquinona? Indicações e cuidados

As manchas de pele causadas pelo sol, pelo envelhecimento ou, ainda, a própria acne incomodam tanto homens quanto mulheres de qualquer idade. Existe no mercado uma série de pomadas que prometem o clareamento dessas manchas, sendo que elas funcionam, devido ao seu princípio ativo, a hidroquinona.

A hidroquinona funciona como um agente despigmentante da pele, tendo como função diminuir a produção de melanina, consequentemente, clareando as manchas. Conheça mais sobre essa pomada e veja como usá-la:

Para que ela serve?

Esse composto age diminuindo a produção da melanina, que, por sua vez, é responsável pela pigmentação da pele, clareando manchas de acne, de sol, velhice, melasmas, sardas e manchas causadas por processos inflamatórios e dermatites.

O clareamento acontece de forma gradual, ou seja, o tratamento deverá ser mantido por um tempo, até atingir o resultado desejado. Com o passar dos dias de uso, as manchas vão “apagando-se” e tornando-se menos aparentes.

A pomada de hidroquinona também age nos melanossomos, que armazenam a melanina dentro das células, causando mais manchas visíveis. Para isso, o tratamento com a pomada irá diminuir esse armazenamento, contribuindo para evitar o surgimento de novas manchas. Outro benefício é que ela bloqueia uma enzima chamada tirosinase, responsável pela formação dos melanossomos.

A hidroquinona é o composto químico da pomada, que pode ser encontrada em sua forma genérica com esse mesmo nome. Mas, você também encontrará outras marcas que usam esse mesmo princípio ativo, como:

  • Clariderm;
  • Claripel;
  • Solaquin.

Quando é indicada?

O tratamento com a pomada hidroquinona é recomendado para o clareamento de manchas de pele em pessoas que procuram algo menos agressivo. Há outras formas de remover as manchas, no entanto, além de caros, esses tratamentos são muito mais invasivos, podendo causar vermelhidão e dores, por alguns dias, como é o caso do laser e das micro-cirurgias.

A pomada pode ser usada em vários tipos de manchas, mas não é recomendada para as de virilhas e axilas – isso porque sua substância pode causar leves queimaduras, ou ainda, caso não seja usada corretamente, pode deixar a mancha ainda mais escura.

Apesar de ser ótima, não deve ser utilizada por grávidas, mulheres que amamentam e crianças.

É seguro usar?

A hidroquinona é uma substancia irritante, que pode causar pequenas lesões, como queimaduras na pele. Não há perigos maiores em utilizá-la, mas é preciso ter cautela.

Se o produto for aplicado em excesso, poderá causar, além de queimaduras, o escurecimento da mancha. Isso acontece principalmente em áreas mais sensíveis, por esse motivo não se recomenda o uso em virilha ou axilas.

Efeitos Colaterais

O uso da hidroquinona pode causar alguns efeitos colaterais, principalmente quando usada incorretamente. Para isso, utilize em casos de

  • Dermatite de contato;
  • Hiperpigmentação;
  • Manchas escuras nas unhas;
  • Sensação leve de queimação;
  • Vermelhidão na pele.

Como usar a hidroquinona corretamente

Para evitar os efeitos colaterais, você deverá aplicar o produto corretamente. O melhor é consultar um dermatologista, para que ele ensine como cuidar da sua pele – isso evitará danos maiores.

O primeiro passo é testar sua pele para alergias. Por isso, aplique o produto em uma outra área do corpo e veja se há algum tipo de reação. Caso tenha, você deverá suspender o uso imediatamente e procurar o médico, para recomendar um tratamento.

O produto deverá ser usado em uma fina camada na pele que, em seguida, receberá protetor solar. Evite sair ao sol, pois isso pode escurecer a mancha ainda mais, devido à hiperpigmentação.

Essa substância clareia as manchas gradualmente, no entanto, expor a pele a esse produto, durante muito tempo, pode causar o efeito contrário. Por esse motivo, use por algumas poucas semanas e sempre observe as reações de sua pele.

Ao sentir ou perceber quaisquer um dos efeitos citados aqui, suspenda o uso e procure um médico. Sua pele é o maior órgão do seu corpo e deve ser tratada com todo o cuidado. Por isso, evite usar produtos que possam prejudicá-la, bem como a exposição excessiva e desnecessária ao sol.

Mesmo a hidroquinona sendo eficiente, o melhor é consultar um dermatologista!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply