Pantogar – Para que serve? Efeitos colaterais, tratamentos reais e bula

Conhecido por tratar distúrbios capilares, o Pantogar é famoso por suas cápsulas com vários nutrientes. Ele combate a queda de cabelo, estimula o crescimento dos fios, aumenta a resistência e fortalece a estrutura capilar, além de ainda prevenir os fios brancos de aparecerem. É eficaz no combate de unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis, fazendo com que elas fiquem resistente e cresçam mais rápido. Também pode ser utilizado por cabelos danificados pela química.

Vale lembrar que mesmo diante de todos os benefícios oferecidos, se o problema for alopecia androgenética ou cicatricial (também conhecidas comumente como calvície), o medicamento não garante o resultado por completo. É preciso consultar o médico sobre cada caso em especial. O Pantogar é eficiente para quem sofre com quedas de cabelo devido a poucas vitaminas e problemas mais fáceis de resolver. Isso porque ele fornece os nutrientes necessários para o corpo começar a produzir fios fortes e saudáveis novamente.

ATENÇÃO! A fórmula de Pantogar não promete fazer com que o cabelo cresça mais rápido, mas sim com mais qualidade e força. Obviamente, se o cabelo estiver passando por uma oscilação devido à falta de nutrientes, ele pode crescer mais rápido com a reposição desses itens na fórmula presente. O Pantogar é indicado contra a queda de cabelo e é preciso seguir as doses indicadas sob prescrição médica.

O Que É o Pantogar?

O Pantogar é uma combinação de aminoácidos, queratina, cistina e leveduras, que suprem a carência de vitaminas no organismo e estimulam a formação de novos fios. Sucesso no Brasil e no exterior, o medicamento promete resolver não somente os problemas de queda de fios, mas também de falta de vitaminas e nutrientes que o nosso organismo necessita, daí o grande sucesso do remédio. Tomando o Pantogar manipulado é possível economizar dinheiro e sentir os mesmos resultados.

Essa queda de cabelo acontece devido ao desequilíbrio ocorrido na fase de crescimento comum do cabelo. A queda normal do cabelo é de 10%, porém quando acontece essa disfunção pode chegar até 30%, o que é chamado de eflúvio telógeno e tem como causas:

  • Problemas hormonais (como a queda de cabelo pós-parto);
  • Nutricionais, devido à má alimentação ou falta de absorção de nutrientes;
  • Doenças (como a diabetes, por exemplo);
  • Efeito colateral de remédios (por exemplo, o Roacutan).

O Pantogar tem em sua fórmula a solução para regularizar essa queda, restabelecendo o equilíbrio necessário para o correto crescimento do cabelo. É indicado como um tratamento de queda de cabelo e, além disso, para alterações degenerativas na estrutura capilar, cabelos danificados pelo sol e radiação, unhas fracas e quebradiças e perda de cabelo por razões desconhecidas.

O Pantogar vale a pena diante de outras fórmula do mercado, pois é a mais completa. Porém é sempre importante conversar com seu médico para saber a origem do problema, seja queda de cabelos ou unhas frágeis. Afinal, eles podem ser sintomas de outras doenças, químicas ou mesmo fungos e bactérias.

Como Funciona no Organismo?

Quando há grande queda de cabelo, na maioria dos casos, é por um desequilíbrio nos fios no momento de crescimento, conhecido por ser a fase anágena, sendo que a queda é a telógena. A taxa normal de queda de cabelo em qualquer pessoa é de 10%, porém com o desequilíbrio é normal que atinja até 30%.

Se isso acontece, é conhecido como o eflúvio telógeno e tem várias causas diferentes, podem ser do sistema nervoso, reação de medicamento, problemas hormonais, nutricionais e muito mais. Dessa maneira, o cabelo fica mais “ralo” e escasso. Essa situação pode levar meses para acontecer ou até mesmo dias. E é para esses casos que Pantogar é indicado.

É aí que entra o uso de Pantogar por 6 meses de tratamento, em que todos os nutrientes presentes em sua fórmula restabelecem o equilíbrio entre as fases do cabelo. O medicamento funciona estimulando que aqueles fios que entraram antes do que deveriam na fase de queda, retornem para a anágena, isso estimula a divisão celular, o que aumenta a quantidade de fios no couro cabeludo por não ter tanta queda.

Os pelos do corpo não irão crescer mais que o normal, como muita gente teme. Apenas os fios do couro cabeludo. E a dose varia de 1 a 2 cápsulas ao dia, podendo chegar em até 3 cápsulas ao dia.

O Pantogar Funciona Mesmo?

De acordo com o site do produto 70% das pessoas que usam o medicamento afirmam que os resultados superaram suas expectativas. Percebe-se a diferença nos cabelos, pelos e unhas já no primeiro mês. E para continuar com os benefícios é preciso tomar Pantogar 3 meses, pelo menos. Aí caso necessário, fazer uma pausa para que os nutrientes não se acumulem no organismo, causando hipervitaminose.

Mas para isso você deve seguir o tratamento completo, que dura de três a seis meses, podendo ser necessário repeti-lo. Para evitar efeitos colaterais, tomar Pantogar sempre como o indicado pelo médico ou na bula.

O resultado deve ser medido pela raiz do cabelo, já que a fórmula atua de dentro para fora, nunca deve se olhar para as pontas ou para o resultado final, o medicamento vai atuar no nascimento dos novos fios com qualidade elevada.

Diferente do que muitas pessoas acham o Pantogar não engorda. Na verdade sua fórmula é bem leve, equivalente a meia folha de alface – 0,5 calorias. Se houver o aumento de peso não está relacionado com o tratamento e sim com outros hábitos adotados.

O medicamento consegue eliminar até 90% da queda capilar, porém não é uma maneira definitiva de cura, visto que várias pessoas param o tratamento com Pantogar por um tempo e depois retornam a tomá-lo pelo período de 6 meses.

 

Precisa de Receita?

Não é necessário de receita médica na compra do produto. Antes de começar o tratamento consulte seu dermatologista para investigar a causa da queda de cabelo e o enfraquecimento dos fios ou das unhas. Pode ser um problema hormonal, deficiência de vitamina ou estresse. Ele não deve ser tomado por menores de 12 anos de idade, a não ser em casos de recomendação médica.

É necessária a receita somente se for manipulado, fórmula essa que chega a ser até 70% mais barata do que a que comprada pronta na farmácia.

Como Usar?

Nos adultos é recomendada uma cápsula, três vezes ao dia, ela geralmente é consumida no café da manhã, no almoço e no jantar.

Crianças maiores de 12 anos: uma a duas cápsulas por dia, de acordo com a idade.

É preciso consumir a cápsula inteira, sem cortá-la ou mastigar, é recomendado também não consumir líquidos muito quentes em sua ingestão, isso faz com que alguns dos componentes percam suas principais funções de atuação no organismo.

É importante que se saiba que o medicamento é tomado de ordem decrescente conforme o tratamento vai passando, ou seja, inicia-se tomando 3 cápsulas normalmente, depois no quarto ou quinto mês a ingestão de cápsulas passa a ser 2 por dia, e depois no último mês apenas 1 comprimido.

É feito dessa maneira para fazer o cabelo crescer mais rápido progressivamente, isto é, sem que haja uma “quebra” da ingestão dos nutrientes, quando o organismo está acostumado com uma alta dosagem do medicamento não pode simplesmente cortá-lo assim que finalizado. Desse modo é possível optar pela caixa de 90 comprimidos ou ainda de 30 comprimidos, de acordo com a sua necessidade.

Antes de iniciar o tratamento com o Pantogar, o mais indicado é que converse com seu médico, talvez essa não seja a solução mais indicada para o seu caso ou a dosagem pode ser diferenciada, existem muitos fatores que interferem diretamente no consumo desse remédio.

Segundo relatos, os resultados ficam mais aparentes após a terceira semana de consumo, seu uso contínuo de no mínimo 3 meses e máximo 6 meses promete fazer com que os fios cresçam com mais qualidade e vitalidade. Nas redes sociais é possível encontrar vários relatos de blogueiras e pessoas comuns que utilizaram as cápsulas de Pantogar.

Confira aqui as dicas de quem já usou esse medicamento para revitalizar o cabelo:

Superdosagem

O medicamento deve ser tomado da maneira prescrita pelo médico e respeitando as quantidades informadas pela bula, o caso de superdosagem ou de ingerir mais do que o necessário, não faz com que os cabelos cresçam mais rapidamente.

Na verdade, isso pode trazer muito malefícios para o corpo, desregulando muitas vitaminas, nutrientes e níveis de hormônios que são regulados naturalmente pelo organismo.

Em caso de superdosagem e alguma reação contrária, vá o mais rápido possível para o posto de saúde mais próximo ou consulte um médico de confiança.

A Fórmula do Pantogar

Veja agora a composição da fórmula comumente encontrada nas farmácias:

Pantonetato de cálcio – 60 mg: conhecido como vitamina B5, o pantonetato de cálcio tem como principal objetivo estimular a divisão celular, fortalecer o metabolismo e regeneração das células. Se você tem dúvidas sobre a funcionalidade da vitamina B5, lembre-se do Bepantol, que tem como principal ingrediente a vitamina, ele serve para tratar irritações e lesões na pele. A vitamina também está presente na nossa alimentação diária em lacticínios, peixes, carnes, ovos, lentilha e muitos outros alimentos.

 

Cistina – 20 mg: o principal componente da queratina no cabelo, a cistina faz com que o crescimento do cabelo aconteça de uma forma natural, além de ter efeito antioxidante. Nosso corpo tem capacidade de produzir esse aminoácido, porém pode ser ingerido por meio da fórmula do Pantogar, é por ela que o cabelo determina se é mais liso ou enrolado – por isso quando é feito uma prancha ou escova progressiva, há a perda da queratina, que é “quebrada”.

 

Nitrato de tiamina – 60 mg: aumenta a atividade do metabolismo do cabelo, previne distúrbios metabólicos, doenças renais, auxilia no período menstrual, fortalece o sistema imunológico, previne a catarata, alivia os sintomas mais comuns do estresse e problemas digestivos. Pode ser encontrada em alimentos, como cereais, grãos integrais, feijões, castanhas, ovos, carnes e verduras.

 

Levedura medicinal – 100 mg: com o objetivo de propiciar oligoelementos e muitas vitaminas, a levedura medicinal consegue ativar o metabolismo e estimular a formação de novas células dos fios. É rica em proteínas, vitamina B, minerais como: cálcio, ferro, iodo, cobalto, cobre e tantos outros.

 

Excipientes: conhecidas por finalizarem os medicamentos, elas deixam os comprimidos na forma final que conhecemos, geralmente são compostas de celulose microcristalina, estearato de magnésio, talco, povidona, estearato de magnésio e dipoxido de silício.

 

Queratina – 20 mg: encontrada em muitas fórmulas de cremes e shampoos, a queratina é fundamental para o correto crescimento dos fios e manutenção. Ela não está só no cabelo, mas também na camada mais externa da pele, em chifres, penas e cascos dos animais.

 

Ácido amino benzóico – 20 mg: comumente conhecido como PABA ou vitamina B10, age no quesito pigmentação do cabelo, o que previne o surgimento antecipado dos fios brancos. Essa substância pode ser encontrada em protetores solares, protege da ação da radiação ultravioleta B, é usada também no tratamento do vitiligo. Além de tudo isso, ainda estimula a produção do ácido fólico – vitamina B9 – que atua na flora intestinal.

Efeitos Colaterais do Pantogar

Não há relatos de efeitos colaterais graves, porém foram observadas algumas reações como:

  • Sudorese excessiva;
  • Urticária;
  • Batimentos acelerados;
  • Coceira na pele;
  • Enjoo;
  • Gases e dores abdominais.

Vale lembrar que isso são apenas em alguns casos específicos, por isso é tão importante a consulta com um médico.

Algumas pessoas relatam terem tido o aumento de acne depois que iniciaram o tratamento com Pantogar. Isso não é uma regra, porém por conter vitaminas do complexo B, pode sim aumentar um pouco a quantidade de oleosidade na pele. Porém, nada em excesso, caso esteja apresentando esses resultados em grande quantidade, o mais indicado é que vá consultar seu médico, pois as causas podem ser outras.

Preço e Onde Comprar?

  • Caixa com 30 cápsulas – em média R$ 60,00.
  • Caixa com 90 cápsulas – R$ 180,00.

Pode ser manipulado, mas nesse caso é preciso receita médica.

O valor do Pantogar manipulado pode ser até 70% mais barato – o preço de 90 cápsulas fica no valor da quantidade de 30, sendo muito econômico para quem quer iniciar o tratamento.

A qualidade do manipulado, genérico e do original vai variar de acordo com a competência da farmácia, porém os resultados são quase sempre os mesmos.

O medicamento é considerado caro e um investimento alto, porém, é algo que com certeza terá um resultado efetivo, valendo a pena no final todo o custo, o tratamento é satisfatório.

Contra Indicações do Pantogar

Algumas questões impedem que o uso do Pantogar seja para todas as pessoas, veja por que ele não pode ser usado:

  • Mulheres grávidas nos 4 primeiros meses da gestação ou que amamentam;
  • Crianças menores de 12 anos;
  • Pessoas alérgicas a um dos componentes;
  • Pessoas que fazem o uso de antibióticos que tem sulfonamida na fórmula, ele pode cortar o efeito, para saber se esse é o seu caso, procure na bula do medicamento os seguintes nomes: sulfadiazina, sulfacloropiridazina, sulfabenzamida, sulfacrisoidina, sulfametoxazol e sulfacetamida.

Há muitas divergências sobre se a fórmula contém ou não glúten, em sua embalagem está escrito que o medicamento contém glúten, porém isso foi desmentido pela empresa fabricante, segundo eles o medicamento não contém a substância, isso foi apenas um erro de impressão na bula. Na dúvida, consulte o médico sempre.

Não há registro de reações adversas quando usado em conjunto com outro medicamento, porém não é indicado em interação medicamentosa com sulfonamidas.

Observações Gerais Sobre o Pantogar

De acordo com vários usuários que fizeram o tratamento com o uso contínuo de Pantogar, ele deve ser consumido após as principais refeições durante 3 a 6 meses. Essas 3 cápsulas ao dia apresentaram resultados visíveis após um mês, quando começam a nascer novos fios de cabelos, geralmente com bastante frizz. Esse resultado pode variar de pessoa para pessoa, principalmente para aquelas que possuem muita química no cabelo, como tinturas, progressivas e outros tratamentos.

O cabelo fica mais macio e mais denso, como se estivesse sendo integrados os novos fios com aqueles que já existem. É possível notá-lo mais volumoso e resistente.

O Genérico do Pantogar

O Pìll Food é uma espécie de genérico do Pantogar. Vamos apontar as semelhanças e diferenças entre os dois.

Semelhanças

  • Ambos servem para fortalecer cabelos e unhas.
  • Possuem fórmulas parecidas.

Diferenças

  • O PillFood reúne mais elementos na fórmula, como colágeno em pó, biotina, vitamina B6, B2 entre outras.
  • O PillFood só se encontra manipulado, enquanto o Pantogar é vendido em farmácias.
  • Enquanto o Pantogar é um medicamento, o PillFood é um suplemento. Por isso pode ser tomado sem acompanhamento. Já o Pantogar, mesmo que não precise de receita, deve ser usado com supervisão médica.
  • O PillFood é bem mais barato que o Pantogar (a caixa custa de R$ 25 a 30 reais).

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (227 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...

Leave a Reply