Olho de peixe: causas, sintomas, remédios e mais

O olho de peixe é uma verruga com um ponto preto no meio, que surge principalmente na sola dos pés. Contudo, pode aparecer em qualquer parte do corpo, como nas mãos. Esse problema é causado pelo papilomavírus humano, o mesmo que provoca o HPV. Também, é chamado de verruga viral, podendo ser tratado pelo próprio paciente.

Conheça mais sobre o olho de peixe e descubra como trata-lo e preveni-lo:

O que é olho de peixe?

Olho de peixe: causas, sintomas, remédios e mais

É uma verruga viral, transmitida pelo papilomavírus, mais precisamente o HPV tipo 1, 4 e 63. A verruga surge quando há contato com um trauma, como um corte na pele. O pé acaba sendo um local com pequenas fissuras ou rachaduras, o que o torno mais propenso à instalação do vírus, mas que também pode surge em qualquer parte do corpo, desde que haja o contato.

Quando em contato com a pele, o vírus a infecciona, podendo criar raízes profundas, que dão origem às verrugas. Elas são rígidas, granuladas ou carnudas e acabam atrapalhando o caminhar, sendo, em muitos casos, bem dolorosas.

O diagnóstico não exige exames e nem tratamento médico, no entanto, em alguns casos, recomenda-se fazer uma pequena cirurgia, para remoção da verruga. Esse é um vírus contagioso e, quando não curado adequadamente, pode causar muito desconforto.

Sintomas

O sintoma do olho de peixe é o surgimento de uma verruga com um ou mais pontinhos pretos, que são pequenos vasos sanguíneos. Essa lesão tem um tom amarelado e pode ser dolorosa, principalmente ao andar, podendo surgir apenas uma verruga ou mais.

Apesar de ser causado pelo mesmo vírus do HPV, não tem relação com as células cancerígenas e também não apresenta outros sintomas, como no caso da DST.

Quais as causas do olho de peixe?

O olho de peixe surge pelo contato do vírus com a pele, que propaga-se muito facilmente, sendo altamente contagioso.

O HPV é transmitido por contato direto com uma pessoa infectada ou um objeto com o vírus. Assim, fica mais fácil o papilomavírus entrar em contato com a pele machucada e causar a inflamação.

A contaminação acontece em qualquer idade e em qualquer classe social, mas sendo mais comum em adolescentes entre 12 e 16 anos. Por ser facilmente propagada e contagiosa, atinge milhões de pessoas.

Como tratar?

Olho de peixe: causas, sintomas, remédios e mais

Na maioria dos casos, não há necessidade de ir ao hospital, já que as verrugas acabam sumindo com o passar do tempo. Geralmente, demoram de meses a um ano.

Para eliminação da verruga viral mais rapidamente, é possível fazer o uso de alguns medicamentos e tratamentos. Se a raiz for muito profunda, como é o caso do olho de peixe na palma da mão, o hospedeiro poderá passar por um pequeno procedimento cirúrgico, a fim de remover o problema. Esse procedimento é indolor e feito com anestesia local em consultório médico.

Caso a verruga incomode no dia a dia, procure um podologista, para que ele avalie e indique o melhor tratamento. Geralmente, os remédios usados são à base de ácido salicílico, ácido nítrico ou ácido tricloroacético.A função desses medicamentos é realizar uma leve esfoliação na pele, removendo as camadas superficialmente, sem danificá-la.

Tratamento caseiro

Como o diagnóstico pode ser feito pelo próprio paciente e o vírus não causa sérios danos, você pode realizar alguns tratamentos caseiros para eliminá-la.

A remoção de pele é um dos mais usados. Basta deixar os pés ou as mãos em uma local com água morna e um pouco de sal grosso – isso fará com que a pele fique mais amolecida. Use uma pedra-pomes para “lixar” a verruga e retirar o excesso. No entanto, esse procedimento não pode causar nenhum tipo de desconforto, muito menos dores.

Feito isso, hidrate seus pés. A pele estará muito sensível, por isso passe um creme hidrante por todo o pé e coloque meias. Recomenda-se ir ao dermatologista, para que ele passe algum medicamento. Depois de remover o excesso de pele e hidratar a região, tome um banho e aplique a solução receitada, deixando agir à noite. Use meias ou coloque um pequeno curativo no local da verruga.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply