Causas do mau hálito – saiba porquê você tem bafo e como tratar em casa

Milhares de pessoas sofrem com o mau hálito e acredite, a grande maioria deles nem sabem que possuem esse problema. O mau hálito ou halitose se caracteriza por exalar um odor desagradável pela boca. São muitas as possíveis causas, ao todo, cerca de 50. As causas mais comuns é o jejum prolongado, problema nas amígdalas, estresse e até mesmo dietas inadequadas.

Entenda mais sobre como surge o mau hálito e descubra como tratá-lo:

Causas do mau hálito

O que causa o mau hálito

As causas do mau hálito são as mais diversas. Sendo as principais e mais comuns:

  • Mudança de hábitos alimentares;
  • Estresse;
  • Higiene bucal errada;
  • Falta de ingestão de água;
  • Doenças na gengiva;
  • Jejum prolongado;
  • Diabetes não compensado;
  • Hipoglicemia;
  • Alterações hepáticas;
  • Alterações renais;
  • Alterações intestinas;
  • Tabaco;
  • Bebida alcoólica;
  • Saburra lingual.

De um modo geral, a saburra lingual é uma das maiores vilãs na guerra contra a halitose. Essa saburra lingual é uma massa esbranquiçada que fica acumulada em sua língua, ela é formada por células mortas, restos de alimentos e bactérias. Essa mistura de coisas ruins é responsável por exalar um gás a base de enxofre, resultando em um cheiro desagradável.

Problemas nas amígdalas e também a higiene inadequada são as causas mais comuns para a halitose. Algumas doenças também podem acabar desenvolvendo o mau hálito, como câncer, tuberculose, sífilis e outras. Porém são raros os casos de doenças que causam o problema.

A halitose é um problema crônico, que precisa de um tratamento por um determinado período para ser eliminado por completo. Há casos que o mau hálito acaba sendo passageiro e considerado normal, como o mau hálito matinal. O cheiro poderá indicar algo mais sério quando for semelhante ao cheiro do enxofre, o que geralmente não ocorre com o hálito de manhã.

Como evitar mau hálito — principais tratamentos

O primeiro passo para acabar com o mau hálito é descobrir a causa. Procurar um especialista é uma alternativa, já que o cheiro pode indicar alguma doença mais grave. Mas alguns métodos podem ajudar a evitar odor desagradável, o mais conhecido — e adotado por milhares de pessoas — é o uso de balas e chicletes para amenizar o cheiro.

Ter uma balinha ou uma goma de mascar sempre a mão é uma forma de mascarar o problema como, por exemplo, em uma reunião. Essa será uma solução temporária, em que você irá esconder o problema por alguns instantes, mas mesmo assim o mau hálito estará presente.

Para acabar de vez com a halitose, serão necessários alguns cuidados especiais.

1 – Higienização completa e correta

Faça a higienização correta da sua boca, o que inclui escova de dente macia e fio-dental. É importante que essa limpeza aconteça todos os dias, sempre após as refeições. Com a ajuda do fio-dental, elimina toda a sujeira que sua escova não consegue alcançar, principalmente quando algo fica entre os seus dentes.

A língua, principalmente por conta da saburra lingual, também precisa de uma boa limpeza. Escove diariamente com a ajuda de limpadores de língua ou as costas da sua escova, se ela for própria para isso. O uso de enxaguantes pode ajudar e finalizar a limpeza, mas lembre-se que não substitui uma boa escovação diária.

2 -Hidrate-se

A água é essencial para a sobrevivência do ser humano. Ela também é fundamental para evitar a halitose, principalmente o mau hálito matinal. É comum acordar com um cheiro desagradável na boca, porque durante o sono a produção de saliva é menor. A saliva contém oxigênio, que por sua vez diminui a produção de bactérias e consequentemente colabora na diminuição do mau hálito.

Perceba que no decorrer do dia, a sensação de boca seca acaba surgindo, isso significa que você não está produzindo saliva, o que irá resultar no mau hálito. Quando o seu corpo está hidratado e você bebe bastante água, a produção de saliva aumenta, o que aumenta a quantidade de oxigênio na boca e acaba com as bactérias.

3 – Mude seus hábitos

O mau hálito também é causado por péssimos hábitos alimentares. Dietas para perder peso costumam causar mau hálito, já que a grande maioria das dietas milagrosas possuem um intervalo grande entre uma refeição e outra. Afinal, o jejum prolongado também causa o mau hálito.

Alimentos fortes, como carne vermelha, cebola e curry são conhecidos por exalar um odor desagradável na boca logo após sua ingestão. Se não puder evitá-los, higienize sua boca adequadamente após as refeições. Tenha cuidado também com algumas bebidas, como o café, álcool e refrigerantes, também causadores da halitose.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...