O que causa infecção urinária?

O que causa a infecção urinária é a contaminação pela bactéria escherichia coli, que faz parte da flora natural do intestino. Isso pode acontecer por conta de maus hábitos de higiene, como usar a roupa íntima molhada ou não se limpar bem após evacuar. A segunda causa mais comum é a baixa no sistema imunológico, que dá brecha para essas infecções.

Já mostramos, aqui, quais são os sintomas da infecção urinária.

infecção urinária

Na mulher

As mulheres estão bem mais suscetíveis a desenvolverem infecções urinárias, isso porque o canal urinário da mulher tem somente 5cm, enquanto que o do homem tem cerca de 10cm. Dessa forma, possíveis causas da infecção urinária em mulheres são: relações sexuais, contato com saliva no canal vaginal, uso de roupas íntimas úmidas e até o uso de sabonetes que alteram o Ph vaginal.

No homem

Entre os homens, a causa comum da infecção urinária é de lavar antes a região dos glúteos e ânus para depois lavar o pênis. O ideal é que se faça o contrário. Beber pouca água também é um dos  facilitadores da infecção, já que as bactérias que ficaram contidas no canal urinário ou na bexiga não são eliminadas e começam a procriar.

No bebê

As principais causas da infecção urinária no bebê é ficar muito tempo em contato com a fralda suja. A fimose, no caso dos meninos, também facilita o desenvolvimento da doença. Se houver muita recorrência, deve-se averiguar se não há sinal de refluxo urinário ou problemas de incontinência.

Como prevenir a infecção urinária

Para prevenir a infecção, recomenda-se:

  • Fazer xixi após ter tido relações sexuais;
  • Utilizar sabonetes íntimos para não alterar o Ph da região;
  • Beber bastante água;
  • Alimentar-se de modo saudável, a fim de fortalecer o sistema imunológico;
  • Utilizar roupas íntimas de algodão;
  • Preferir lavar o ânus com água e sabão ao invés de papel higiênico.

Estas técnicas podem ser suficientes para diminuir as chances de ser acometido por uma das causas da infecção urinária. Se estiver sofrendo com os sintomas, procure um médico para encontrar medicações específicas. Até lá, beneficie-se com a ação de remédios caseiros.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply