Nasonex: para que serve? Como usar, contraindicações e efeitos colaterais

Nasonex é um medicamento com ação anti-inflamatória, muito usado no tratamento de rinite, rinossinusite e outros. Esse fármaco tem como princípio ativo o furoato de mometasona, um glicocorticoide com tempo de ação de 7 a 12 horas após a aplicação.

O objetivo do Nasonex é proporcionar melhoras nos sintomas, entre 1 ou 2 semanas de tratamento, sendo comercializado em spray nasal.

Como usar o Nasonex?

Nasonex: para que serve? Como usar, contraindicações e efeitos colateraisO Nasonex é um spray nasal, sendo que as instruções de uso são:

  • Agite bem o frasco, antes de aplicar;
  • Limpe o nariz e assoe, para desobstruir as narinas, antes de espirrar o medicamento;
  • Feche uma das narinas, incline a cabeça para frente e mantenha o frasco na posição da lateral da narina que vai receber o medicamento;
  • Aplique o Nasonex dentro da narina, de acordo com a quantidade indicada pelo médico, e aspire o conteúdo;
  • Faça o mesmo procedimento na outra narina.

O médico poderá recomendar dosagens diferentes de Nasonex, pois varia de acordo com o problema e a faixa etária. A bula traz a seguinte posologia:

Rinite alérgica:

  • Crianças de 2 a 11 anos – devem fazer somente 1 aplicação em cada narina uma vez ao dia;
  • Crianças acima de 12 anos e adultos – podem aumentar a dose para 2 aplicações em cada narina por dia. Entretanto, assim que perceber melhorias, é recomendado aplicar somente 1 vez ao dia, em cada narina.

Em casos raros, nos quais os sintomas de rinite são bem severos, é necessário usar 4 aplicações em cada narina por dia, de preferência, sob orientação médica.

Rinossinusite:

Não é recomendado para crianças menores de 12 anos. Acima dessa faixa etária, é necessário usar 2 aplicações em cada narina, duas vezes ao dia. Caso não tenha melhoras, é possível aumentar a dose para 4 aplicações, 2 vezes ao dia.

Pólipos nasais:

Aplicar 2 vezes em cada narina, 2 vezes ao dia. Assim que houver melhoras, baixar a dosagem para 2 aplicações em cada narina, 1 vez ao dia, sendo indicado somente para maiores de 18 anos.

Não é indicado aumentar a dosagem por conta própria. Siga o modo de uso e, também, a dose recomendada pelo seu médico.

Indicação do Nasonex

Antes de usar esse medicamento, é essencial informar ao médico se, recentemente, você passou por algum processo cirúrgico no nariz ou teve algum tipo de infecção respiratória.

Nasonex é indicado para tratar:

  • Sintomas desagradáveis de rinite alérgica, seja sazonal ou contínua, que promova espirros, coriza, congestão nasal, coceiras;
  • Profilaxia nasal de rinite alérgica, para maiores de 12 anos;
  • Pólipos nasais e seus sintomas de redução do olfato e congestão nasal, indicado para maiores de 18 anos;
  • Rinossinusite, somente em pacientes acima de 12 anos.

Contraindicações do Nasonex

Nasonex: para que serve? Como usar, contraindicações e efeitos colaterais

O Nasonex é contraindicado nos casos abaixo:

  • Pessoas com hipersensibilidade ao furoato de mometasona ou a qualquer outro componente da fórmula;
  • Crianças menores de 2 anos;
  • Grávidas e lactantes somente com prescriçãomédica ou de cirurgião dentista, antes de iniciar o tratamento;
  • Pessoas que tiveram infecções respiratórias recentes, herpes, infecções nos olhos, tuberculose ou feridas abertas no nariz devem informar ao médico, antes de usar o Nasonex.

O uso do Nasonex não pode ser compartilhado, pois há riscos de contaminação na embalagem. Além disso, não é indicado a aplicação diretamente no septo nasal.

Possíveis efeitos colaterais do Nasonex

No geral, o Nasonex é bem tolerado pela maioria das pessoas, no entanto, podem ocorrer alguns efeitos colaterais. Confira:

Pessoas que vêm de um tratamento a longo prazo com o uso de corticosteroides devem ter um acompanhamento médico, durante o uso de Nasonex. Ainda, alguns pacientes usam Nasonex com Loratadina para melhorar os sintomas da rinite alérgica.

Uma das curiosidades do furoato de mometasona, componente principal do Nasonex, é que seus efeitos também estão sendo estudados em forma de creme, para o tratamento de psoríase moderada e grave, em que foram observados que, depois de 3 semanas, houve uma melhora significativa nos sinais da doença.

Também, houve uma resposta rápida desse medicamento no tratamento da dermatite atópica, mostrando que o furoato de mometasona é um corticosteroide sintético, contando com propriedades anti-inflamatórias, antipruriginosas e vasoconstritoras bastante eficientes.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply