Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) – Preparo e Preço

Com duração de 24 horas, a Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame utilizado no diagnóstico da Hipertensão Arterial e no acompanhamento da doença, assim como para avaliar a efetividade do tratamento para hipertensão que está sendo realizado no paciente.

A pressão pode variar muito no decorrer de um dia e, por isso,este exame auxilia no diagnóstico da doença– que com apenas uma medição, dificilmente, seria identificada. Além disso, é importante para o médico acompanhar se a medicação receitada para o paciente com pressão alta está sendo efetiva.

Causas da Hipertensão Arterial?

monitorização da pressão arterialUsualmente chamada de pressão alta, a Hipertensão arterial é uma doença que ocorre quando a força do sangue contra as paredes arteriais é muito grande, estando acima dos níveis normais. Esta doença ataca os vasos, os rins, o coração e o cérebro. Uma pessoa que possui sistematicamente uma pressão arterial superior a 14 por 9 é considerada hipertensa.

Na grande maioria dos casos, esta doença é causada por fatores genéticos, sendo que tanto homens quanto mulheres possuem as mesmas chances de contraí-la. Pessoas com mais de 60 anos possuem mais chances de serem atingidas pela Hipertensão arterial, mas existem alguns outros fatores que aumentam as chances de que a doença ocorra, entre eles:

  • Estresse;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de gordura;
  • Excesso de sal;
  • Alcoolismo;
  • Tabagismo;

Sintomas da pressão alta

Uma pessoa pode conviver com a pressão alta por muitos anos, sem saber que está doente – uma vez que a doença pode ficar muito tempo sem apresentar sintomas. Quando, finalmente, ela manifesta-se durante uma crise, alguns dos sintomas que podem ocorrer são:

  • Náuseas e vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Visão turva;
  • Tontura;
  • Sangramento no nariz;
  • Dores no peito.

Quem sofre do problema precisa controlar radicalmente com remédios e práticas saudáveis que as vezes mudam o estilo de vida do paciente. Veja aqui 7 remédios caseiros para quem sofre de pressão alta. 

Como é feito exame de MAPA

Para realizar o exame, será instalado no paciente um aparelho com braçadeira, semelhante a um aparelho comum de aferir pressão. Esta braçadeira será interligada por um tubo a um compressor, que possui um monitor eque ficará na cintura do paciente. Todo esse equipamento ficará por baixo da roupa não devendo interferir em atividades de rotina.

O paciente deve ficar com o equipamento instalado durante o período de 24 horas, no qual serão realizadas diversas medições com o objetivo de verificar a pressão, em vários momentos desse período. O paciente deve realizar as suas atividades diárias normalmente, devendo apenas, ao ouvir o BIP do aparelho, apoiar o braço para que a medição seja realizada.

No período em que estiver realizando o exame, deverá, também,anotar em um diário as suas atividades realizadase, caso esteja tomando alguma medicação, anotar o nome do remédio e o horário. Além disso, caso neste período haja algum sintoma, o paciente deverá relatar no diário.

monitorização da pressão

Precauções

Você não poderá tomar banho nas 24 horas em que estiver com o aparelho, tendo cuidado para não o molhar. Procure utilizar roupas confortáveis e, apesar de poder trabalhar normalmente, evitar a realização de exercícios físicos.

Este é um exame longo, mas simples de ser realizado e sem riscos. Em alguns casos, o paciente pode sentir alguma dor no braço, pelas diversas medições realizadas. Neste caso, é indicado que entre em contato com o laboratório para informar o ocorrido.

exame de pressão valores de referência

Preço

O exame custa cerca de R$150,00 e pode ser realizado por diversos laboratórios a pedido de um médico cardiologista.

Após terminar o período de 24 horas, o paciente se dirigirá ao laboratório para a retirada do equipamento. O monitor será ligado a um software que irá mostrar o gráfico da pressão do paciente ao longo das 24 horas de realização do exame.

É imprescindível que o paciente realize o exame em um dia cujas atividades realizadas façam parte de sua rotina. As medições realizadas irão justamente determinar qual é a pressão em um dia típico, monitorando tanto as atividades realizadas durante o dia quanto o período de sono.

O diário de atividades também é importante, para que o paciente anote cada atividade realizada, dando, assim, um panorama completo para que o médico avalie o exame e possa indicar um tratamento correto.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply