Como aliviar a dor de dente – Remédios, Tratamento Caseiro e Causas da dor

Dor de dente afeta a qualidade de vida e pode desencadear outros sintomas, como a dor de cabeça. Quem quer alívio rápido pode recorrer aos remédios e cremes dentais anestésicos. No entanto, cabe verificar as causas para saber quando procurar o dentista ou se o caso permite tratamento caseiro e a base de remédios para dor de dente.

Para saber qual é a melhor forma de aliviar a dor, o primeiro passo é descobrir a causa do problema baseando-se nos sintomas.

Sensibilidade a comidas ou dor ao mastigar

Costumeiramente, a sensibilidade ao entrar em contato com alimentos quentes ou gelados ou simplesmente sentir dor ao mastigar é um sinal de que o esmalte do dente está desgastado.

Isso pode acontecer de forma natural ou por conta do abuso de creme dental com função branqueadora. Este tipo de pastas dentais devem ser utilizadas somente por 15 dias consecutivos.

Outra possibilidade é uma pequena rescisão da gengiva, o que pode ser ocasionada por problemas como a gengivite ou muita força ao escovar os dentes. Neste caso, procure escovas mais macias.

Dor aguda ao morder

A dor aguda pode ser indicação de cárie mais profundas (o que pode ocasionar tratamento de canal), corrosões leves no esmalte ou rachaduras no dente. Nestes casos é preciso procurar um dentista para realização do tratamento.

Até a consulta, pode-se fazer o uso de anestésicos locais e anti-inflamatórios para aliviar a dor.

Dor persistente

Se a dor de dente é persistente e não passa mesmo quando não está comendo ou em contato com comidas frias ou quentes, pode ser danificação da polpa dentária. Isso pode ser causado por traumas (batidas) ou corrosão associada a má higiene. Neste caso pode ser necessário o tratamento de canal.

Gengiva inchada e sensibilidade ao toque

Pessoas que possuem problema na gengiva como gengivites, hipersensibilidade ou abscesso podem sentir dores persistentes ou ao toque. O melhor a fazer é procurar um dentista imediatamente para tratar a situação e evitar processos inflamatórios que podem se espalhar pela corrente sanguínea.

Pressão na arcada dentária ou dor na mandíbula

Muitas vezes, a dor não é exatamente no dente, mas se espalha pela mandíbula, ocasionando dores de cabeça fantasmas e dor de ouvido.

Este tipo de sintoma está associado à problemas de encaixe ortodôntico, quando os dentes não se batem corretamente entre a parte de cima e a parte de baixo, ocasionando o sobrecarregamento da mandíbula. A melhor forma de resolver é com uma cirurgia ortognática ou uso de aparelho ortodôntico.

Quem sofre de bruxismo (apertar muito os dentes ou ranger os dentes enquanto dorme) também costuma sofrer de dores persistentes na mandíbula, cabeça e ouvidos. É preciso procurar um dentista para conferir as causas do problema e o que fazer no seu caso: usar remédios relaxantes, anti-estresse ou placas dentárias.

Causas da dor de dente – Como aliviar?

Entre as possíveis causas de dor de dente estão:

Cáries

A cárie é um furo causado no dente por uma bactéria. Ela acontece quando os resíduos dos alimentos não são bem retirados, atraindo as bactérias que se alimentam deles. Caso a cárie faça buracos muito fundos podem chegar ao canal do dente (veias que o conectam com a gengiva), causando intensa dor.

Como aliviar a dor

A dor das cáries só conseguem cessar com o tratamento em dentistas, o que pode ser necessário matar as bactérias e cobrir com uma massa branca para proteger a polpa dentária. Cáries que são muito profundas, se aproximando da raiz, podem tornar necessário o tratamento de canal.

 

causa da dor de dente

Batidas

Quem sofreu batidas na boca pode fraturar o dente ou sua raiz. Nesse caso, haverá bastante dor na mastigação ou ao ter contato com líquidos e alimentos muito quentes ou frios. Para solucionar o problema o mais indicado é ir ao dentista para verificar os danos e realizar o tratamento correto.

Como aliviar a dor

Pode-se fazer o uso de anestésicos locais e remédios anti-inflamatórios para evitar a formação de abscessos ou traumas maiores decorrentes de infecção bacteriana. Também é bom comer alimentos mais leves e líquidos, evitando a mastigação.

Dente nascendo

Para que o dente nasça ele precisa perfurar a gengiva, processo que causa muita dor, principalmente quando diz respeito ao último dente da arcada: o siso. Dependendo da pessoa, pode ser necessário fazer uma extração dentária.

Entre bebês e crianças é comum o desconforto durante o crescimento dos dentes de leite ou perda dos mesmos. No caso de bebês, recomenda-se manter uma alimentação menos sólidas e usar mordedores que facilitam a abertura das gengivas para os dentes nascentes.

Como aliviar a dor

Para aliviar a dor é possível tomar remédios como o ibuprofeno, mas ainda é indicado ir ao dentista para verificar se o crescimento está acontecendo de forma adequada ou se precisa ser tomada alguma medida de interferência.

Uso de aparelhos dentários

Os aparelhos, independente se fixos ou móveis, tem o intuito de forçar seus dentes a mudar de posição. Isso quer dizer que estão sendo constantemente puxados para um determinado lado, o que pode causar dor.  Outra situação comum é  no momento em que tira o aparelho ortodôntico.

Como aliviar

Para aliviar, aposte em remédios como o paracetamol ou ibuprofeno. Evite a mastigação intensa

Dor pós cirurgia

Implantes dentários, tratamento de canal, extração de dentes e todos os tipos de cirurgias dentárias podem ocasionar dor e desconforto. A melhor forma de aliviar a dor é fazendo o uso de anti-inflamatórios que também possuem a função analgésica. Os mais recomendados são o Ibuprofeno com arginina.

Como aliviar a dor de dente – Tratamento caseiro


Passar fio dental:
 ao passar o fio dental, pode-se retirar pedaços de alimentos que podem eventualmente causar inflamação.


Enxague a boca com água morna e sal:
essa solução é ótima para estimular a limpeza do local e a curar mais facilmente infecções.


Utilize bolsas de gelo:
ao resfriar o local da dor a circulação no local diminui e fica com a sensação de anestesiado.


Chupar gelo:
 chupar gelo tem a mesma intenção de resfriar o local, mas pode ser ainda ais eficaz, pois deixa o dente em contato direto com a superfície gelada.


Passe óleo de cravo da índia:
esse óleo é potente contra bactérias e ajuda a aliviar a dor.


Dê preferência a alimentos frios:
 frutas geladas e sorvete são ótimos para aliviar a dor e não exigem muita mastigação.


Esterilize o local constantemente:
 tomar água, bicarbonato de sódio e fazer bochechos não irão aliviar o local, mas irão ajudar a limpar deixando o ambiente bucal mais propicio para o combate às bactérias causadoras de infecções.

Chá de macela e própolis: basta ferver uma colher de flores secas de macela em um litro de água. Antes de tomar pingue própolis e tome ainda morno. As funções anti-inflamatórias deste alimentos poderão facilitar o tratamento de processos inflamatórios.

Dor de dente – Pode ser canal?

Nem toda dor de dente persistente é caso de tratamento de canal. Ele só é necessário quando uma cárie, bactéria ou rachadura se instalou na raiz do dente. O problema também pode afetar crianças que ainda estão com o dente de leite. O tratamento é um restauro que limpa a raiz e a fecha novamente.

Remédios para dor de dente

Os remédios mais receitados para dor de dente são os analgésicos e anti- inflamatórios:

  • Paracetamol;
  • Ibuprofeno;
  • Xilocaina;
  • Benzocaína;
  • Alivium;
  • Advil;
  • Aspirina.

Os remédios para gripe e resfriados que contém paracetamol na fórmula são analgésicos e, por conta disso, podem ser utilizados para o alívio temporário da dor. No entanto, estes não possuem ação anti-inflamatória. Para saber mais confira o texto sobre remédios para dor de dente. 

Quando ir ao dentista?

Caso o dente esteja sangrando, ficando ligeiramente preto ou ainda está demasiadamente sensível a alimentos gelados ou quentes por mais de 5 dias consulte com urgência um odontologista, pois alguma lesão mais séria pode ter acontecido e será preciso medidas imediatas que vão variar de acordo com cada situação.

Mau hálito e febre também são sintomas de alerta, pois podem indicar infecções bacterianas e virais na raiz do dente ou gengivas, inflamações que podem se espalhar para outros locais do corpo por meio da corrente sanguínea.

principais causas da dor de dente

Lembre-se que as dores do corpo são sinais de que é preciso fazer algo para resolver o problema causador do incômodo.

O dentista deve ser consultado duas vezes por ano (a cada 6 meses) para verificação das condições e fazer uma limpeza profunda. Essa atitude associada a bons hábitos de higiene bucal e alimentação saudável, que evita a proliferação de cáries, é o suficiente para prevenção da dor de dente.

Como prevenir a dor de dente

A melhor forma de prevenir dores de dente é criando um ambiente bucal saudável. Escovar os dentes sempre após as refeições, não abusar dos doces, passar fio dental, não esquecer de escovar a língua e frequentar ao menos de 6 em 6 meses o dentista para fazer uma avaliação, limpeza completa e o orientar em caso de possíveis problemas.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (88 votes, average: 4,43 out of 5)
Loading...