Manchas vermelhas na pele – Causas, Consequências e Tratamento

O aparecimento de manchas vermelhas na pele pode assustar, especialmente se elas tomam uma proporção maior. Mas, é importante ficar de olho nesses sinais, pois podem indicar inúmeras condições de saúde, como rubéola, zica, dengue, alergias alimentares ou medicamentosas, sarna, dermatites, micoses entre outros.

O fato é que as manchas vermelhas na pele aparecem por alguma razão, sendo que seu entendimento favorece o diagnóstico, o tratamento e a cura do problema. Desse modo, é possível evitar consequências mais graves.

Como identificar o tipo de manchas vermelhas na pele?

Manchas vermelhas na pele - Causas, Consequências e Tratamento

As manchas vermelhas na pele diferenciam-se conforme o problema, mas é claro que o primeiro passo é buscar ajuda de um profissional da saúde, especialmente se esse problema é recorrente.

Abaixo, separamos as principais causas das manchas vermelhas na pele e seus sintomas, para identificá-las. Confira:

Urticárias

É um tipo de alergia comum, em que as manchas vermelhas na pele começam a aparecer entre 1 ou 2 horas após o contato com o agente causador, que pode ser: medicamentos – como aspirina, antibióticos e anti-inflamatórios -, bijuterias, látex, alimentos, perfumes, produtos de limpeza e alimentos – como ovo, nozes e frutos do mar.

Esse tipo de lesão é múltipla e pode aparecer em todo o corpo, em formato de placas que se juntam, coçando bastante.

A urticária é um tipo de alergia que também pode ser originada por alguma infecção ou algum parasita. O tratamento baseia-se em antialérgicos, mas, se for muito grave, são usados corticóides.

Depois de começar a tratar, pode levar até 5 dias para desaparecer.

Zica vírus

As manchas vermelhas na pele resultantes da picada do mosquito podem surgir rapidamente e espalharem-se pelo corpo todo, tendo formato de pintinhas, que podem durar até 5 dias.

Geralmente, essas manchas vêm associadas a outros sintomas, como: dores atrás dos olhos, febre, irritação, dores nas articulações e fadiga.

Do mesmo modo pode ocorrer com a dengue.

Rubéola

As manchas da rubéola, geralmente, começam pelo rosto e espalham-se rapidamente pelo corpo. Elas têm um formato pequeno, coçam muito e duram cerca de 3 dias. É importante buscar ajuda médica.

Micose

As manchas vermelhas na pele causadas pelos fungos, geralmente, descamam e coçam bastante. Essas lesões são muito parecidas com psoríase, portanto, na dúvida, é melhor buscar orientação médica.

Dermatite atópica

Esse problema acomete crianças e adultos, sendo um processo alérgico desconhecido, denominado como defeito genético em algumas proteínas da pele.

As manchas vermelhas, nesse caso, aparecem nas áreas de dobras, como pescoço, cotovelos, pálpebras, tórax e joelhos. Em alguns casos, há bastante coceira, que piora no período noturno.

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune, tendo como um dos sintomas mais comuns as manchas vermelhas, que podem ser planas ou elevadas, surgindo em todo o corpo, mas, em especial, no rosto.

Candidíase de pele

O fungo cândida, responsável pela Candidíase de pele, pode apresentar manchas na bolsa escrotal, nas axilas, na virilha, entre os dedos e na região inferior das mamas.

O fungo gosta de regiões úmidas e quentes, por isso aloja-se nas dobras, lugar ideal para a proliferação.

Pitiríase Rósea

É uma condição sem causa conhecida, mas, geralmente, aparece e desaparece sozinha, tanto em adultos, como em crianças.

Geralmente, a mancha é redonda e única, que, com o passar dos dias, podem ficar maiores e com o centro mais claro, levando à descamação.

Essas lesões podem ser pruriginosas, entretanto, não são contagiosas.

Câncer de pele

CUIDADO com lesões que sangram, são persistentes e mudam de aspecto. Apesar do câncer de pele ter manchas amarronzadas na pele, a tonalidade avermelhada também pode sugerir esse problema.

Importância de buscar um tratamento para as manchas vermelhas na pele

Pode ser uma pequena alergia ou uma micose, mas as manchas vermelhas também podem indicar doenças graves, como Zica, dengue, rubéola e, até mesmo, câncer de pele.

Inclusive,as alergias precisam ser investigadas, para evitar problemas futuros. Dessa forma, é possível identificar se você é alérgico a algum tipo de alimento ou medicamento.Além disso, as manchas vermelhas na pele causam desconforto e não são muito bem vindas esteticamente.

O primeiro passo, assim que você perceber uma mancha vermelha na pele, é o autoexame. Veja qual a localização da lesão e qual é o seu aspecto, como descamação, coceira e se existe algo no contorno. O segundo passo é buscar o profissional, para ajudar no diagnóstico e tratamento.

Qual especialidade médica procurar para tratar as manchas vermelhas na pele?

O dermatologista é o médico habilitado para diagnosticar a tratar as manchas. Entretanto, em casos de alergias alimentares ou medicamentosas, o alergista pode ser consultado.

Além disso, manchas desencadeadas por fatores emocionais podem precisar de acompanhamento de um psicólogo.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply