Manchas roxas na pele e no corpo – O que pode ser e como tirar

É comum aparecer manchas roxas na pele, após uma batida ou uma lesão. Mas, algumas vezes, elas surgem sem um motivo aparente e nos deixam de cabelo em pé! As manchas roxas são quando os vasos sanguíneos se rompem, causando o extravasamento de sangue na pele. Também, são chamadas de púrpuras ou equimoses, mas nem sempre o hematoma é só sinal de batidas ou fricção intensa da pele – eles podem ser sinais de doenças e condições que merecem atenção.

Os motivos que mais causam o rompimento dos vasos sanguíneos são as pancadas, alterações das plaquetas ou a capacidade de coagulação sanguínea. No entanto, há outros motivos que podem causam esse incômodo na pele. Confira alguns:

mancha roxa na pele o que pode ser

Fragilidade capilar

Por alguns motivos, os vasos sanguíneos tornam-se frágeis, rompendo-se facilmente ou sem nenhum motivo aparente. Isso é chamado de fragilidade capilar, que pode ser causada por envelhecimento. Por esse motivo, os idosos apresentam manchas roxas com muita facilidade.

Constantemente, as crianças aparecem com pequenos roxos nos braços e nas pernas. Os pais consideram isso brincadeira de criança, mas acontece que os vasos sanguíneos também são mais finos e delicados. Por esse motivo, uma leve batida ou um pequeno tombo pode causar grandes manchas roxas.

As reações alérgicas causam o inchaço dos vasos sanguíneos e, em alguns casos, acontece o rompimento deles. A genética também é um fator influente no surgimento das manchas roxas, sendo que as mulheres tendem a sofrer mais, principalmente durante o período menstrual, devido às alterações hormonais.

O estresse, a ansiedade e a tristeza também deixam os vasos sanguíneos frágeis. O motivo disso acontecer ainda é desconhecido. A baixa imunidade e a falta de vitamina C também provocam a fragilidade capilar. Já mostramos aqui técnicas de como aumentar a imunidade. 

Doenças que causam manchas roxas

As doenças relacionadas à coagulação do sangue são grandes responsáveis pelo surgimento de manchas roxas na pele. Isso acontece porque elas reduzem o número de plaquetas, podendo causar alterações dos fatores de coagulação sanguínea.

As infecções por vírus, como a dengue e zika vírus podem afetar a quantidade de plaquetas, causando as manchas. O mesmo acontece com as infecções bacterianas, afinal, em ambos os casos, ocorre alterações na imunidade do organismo.

As doenças autoimunes são outros fatores, sendo as mais comuns:

  • Lúpus;
  • Vasculites;
  • Púrpura;
  • Trombocitopênica imune e trombótica;
  • Síndrome hemolítica-urêmica;
  • Hipotiroidismo.

Outras doenças que alteram a coagulação sanguínea podem ter origem genética, como é o caso da hemofilia. Problemas no fígado e doenças na medula óssea, como anemia aplásica ou câncer também causam o rompimento dos vasos e, consequentemente, provocam manchas roxas na pele.

Como tirar

Alguns remedos alteram a capacidade de coagulação sanguínea do organismo. Isso faz com que os vasos se rompam, originando as manchas roxas na pele. Medicamentos que influenciam na quantidade de plaquetas também são causadores da púrpura.

AAS, Clopidogrel, Paracetamol, quimioterapia, Hidralazina e os anticoagulantes, como Heparina podem causar o rompimento dos vasos sanguíneos. Nestes casos, as manchas podem aparecer sem causa aparente (sem bater), ou aparecem após qualquer leve batida ou contato com outro objeto.

manchas roxas no corpo

Por que as manchas roxas na pele mudam de cor?

A primeira dúvida é: se as manchas roxas são causadas pelo rompimento de vasos sanguíneos, porque elas são roxas e não vermelhas como o sangue?

O sangue é vermelho devido à hemoglobina. Ele fica vermelho vivo, enquanto está transportando oxigênio para os órgãos. Quando ele volta para o coração, está sem o oxigênio, portanto é mais escuro. Por isso que as veias próximas ao pulso são azuladas.

A princípio, as manchas na pele são vermelhas e, com o tempo, ficam roxas. Elas podem demorar dias para sair, dependendo do grau do rompimento e da localização. Conforme o corpo consegue reabsorver o sangue que escapou das veias, a mancha vai mudando a sua cor.

De roxo, passa a ter um tom mais amarelado. Em seguida, esverdeado, até sumir. Alguns rompimentos das veias podem resultar em manchas bem escuras, em tons azuis quase pretas. Com o passar o tempo tornam-se roxas e vão sumindo.

Algumas das manchas pode causar dores, isso acontece porque, na tentativa de conter o problema, as células brancas são enviadas à região do rompimento, com o intuito de socorrer as células vermelhas. Esse processo pode deixar a região dolorida, principalmente no toque.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply