Linhaça – Benefícios para a Saúde, Como Consumir e Informações Nutricionais

A linhaça é uma semente muito versátil e bastante nutritiva! Ela pode ser consumida durante todo o dia: no café da manhã, nos lanches, no almoço e jantar. A linhaça possui uma ótima variedade de nutrientes e uma excelente quantidade de fibras, tornando-se muito funcional, auxiliando o organismo a funcionar corretamente e evitando várias doenças.

Conheça as propriedades da linhaça, seus benefícios e veja como é fácil incluí-la na alimentação!

Propriedades da linhaça

A semente da linhaça possui poucas calorias, além de conter carboidratos, fibras, sódio, vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, betacaroteno, ferro, zinco, magnésio, fósforo e cálcio. A semente também possui ótimas quantidades de ômega 3 e 6, o que a torna excelente para quem tem problemas de colesterol.

linhaça para a saúde

Você encontra no mercado, mais facilmente, a linhaça dourada e a marrom, sendo que os diferentes tipos não possuem grandes diferenças nutricionais, no entanto, a marrom contém um pouco mais de ácidos graxos em sua composição.

Benefícios da linhaça

A lista de benefícios é gigante! Por conter muitas propriedades benéficas, ela é considerada um super alimento – por isso deve estar presente em seu cardápio diário. Os melhores e mais conhecidos benefícios são:

  • Ajuda a emagrecer;
  • Contribui no tratamento contra a obesidade;
  • Previne doenças do coração;
  • Diminui os níveis de colesterol;
  • Contribui para a saúde dos olhos;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo;
  • Alivia os sintomas da TPM;
  • Alivia os sintomas da menopausa;
  • Deixa a pele mais bonita, pois contribui para a sua renovação;
  • Mantém a pele hidrata;
  • Oferece vitalidade para cabelos e unhas;
  • Proporciona mais energia durante o dia;
  • Regula o funcionamento do intestino;
  • Previne o câncer de cólon;
  • Combate e previne o câncer de mama, próstata e pulmão;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Contribui positivamente no tratamento de várias doenças, como asma, osteoporose, artrite e outras;
  • Alivia os sintomas da depressão;
  • Diminui a tensão e ansiedade;
  • Alivia os sintomas da esquizofrenia;
  • Diminui a ação inflamatória;
  • Melhora o funcionamento dos rins, pois é diurética;
  • Controla e preveni diabetes.

Viu só? A lista de motivos para consumir a linhaça diariamente só aumenta!

Linhaça emagrece?

benefícios linhaça

Sim, a linhaça contribui para o emagrecimento! Quem está em guerra contra a balança pode incluir a semente em seu cardápio diário e verá que conseguirá bons resultados rapidinho. Ela ajuda a emagrecer porque é rica em ômega-3. Por ser uma ótima fonte de fibras, ela também contribui para o bom funcionamento do intestino, ajudando a eliminar a gordura e outras toxinas, pelas fezes.

Com poucas calorias, pode ser incluída em iogurtes, vitaminas, saladas e muitas outras opções de cardápio. No entanto, recomenda-se usar a farinha de linhaça, por seu facilmente digerida, ao contrário da semente que o organismo tem um pouco de dificuldade de absorver todos os nutrientes.

Como consumir

No mercado, você encontrará a linhaça em várias formas, como a semente, a farinha e, até mesmo, o óleo de linhaça. Há, também, a opção em cápsulas, caso você não queira incluí-la em sua alimentação.

comer linhaça

A farinha de linhaça acaba sendo melhor digerida pelo organismo, com isso, pouco ou nenhum nutriente é eliminado. Nessa versão, você pode usá-la como substituto de qualquer outro tipo de farinha, por exemplo, a de trigo. Use para fazer pães, crepes e outras receitas.

A versão triturada também pode ser usada em panquecas no lugar dos ovos! Ela é super leve e, por conter muitos ácidos, é úmida. No entanto, para isso, você terá que moer as sementes e guarda-las no freezer.

Já o óleo da linhaça, que é extraído das sementes, pode ser usado no tempero de saladas e na substituição do óleo de cozinha ou do azeite. Ele é rico em óleos graxos, que aceleram o metabolismo. Essa versão também pode ser usada nos cabelos e na pele.

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