Laqueadura e Vasectomia no SUS – Como solicitar? Idade Mínima e Critérios

A cirurgia de laqueadura e vasectomia no SUS é um direito que a maioria das pessoas tem e ainda não sabe. Para conseguir o benefício não é tão simples assim, é necessário seguir alguns passos.

Para a realização do procedimento, épreciso, em ambos os casos, ter mais de 25 anos ou mais de dois filhos. Fora desses atributos, não é possível ter acesso a essa cirurgia.

Passos para conseguir a cirurgia de laqueadura e vasectomia no SUS

Indo direto ao ponto, serão necessárias, basicamente, três etapas que irão se complementar. Confira, abaixo, um pouco mais sobre cada uma:

Reflexão

A primeira etapa é talvez aquela que irá depender apenas da pessoa ou do casal. É essencial pensar e refletir se a cirurgia é mesmo necessária, porque existem outras várias formas contraceptivas que podem ser usadas.

Ambas as cirurgias são praticamente irreversíveis, ou seja, não tem como voltar atrás. Por essa razão que na hora de pensar sobre as cirurgias é necessáriamuita cautela.

Procurar um posto e entregar a documentação

Se o homem ou mesmo a mulher tiver dois filhos, já é possível pedir essa cirurgia. Outra forma é tendo mais do que 25 anos, sendo o próximo passo procurar um posto. No local, será necessário explicar a uma assistente social a sua situação, munido dos seguintes documentos:

  • Documentos pessoais de quem desejar fazer a vasectomia ou laqueadura;
  • Se tiver filhos, é necessário levar a certidão de nascimento;
  • Exames pré-operatórios (sangue, coração e um check-up geral).

Frequentar as reuniões para saber mais sobre o procedimento

Esse passo é simplesmente aquele em que o governo explica a cirurgia de laqueadura e vasectomia no SUS. É necessário frequentar, porém não é nada demais e todas as informações serão uteis, para tomar a decisão.

O que é a laqueadura e a vasectomia?

Chega-se aquele momento em que será necessário conhecer um pouco mais sobre ambas as cirurgias. Para facilitar, abaixo, será possível saber sobre ambas para deixar tudo muito mais fácil. Confira:

laqueadura e vasectomia no SUS

Cirurgia de vasectomia

O médico cortará o canal do testículo, portanto, os espermatozoides não irão mais passar, dessa forma, não existirá mais a fecundação. A vantagem principal do procedimento é que com apenas uma anestesia local já será possível efetuar o procedimento. Não existe risco e o único cuidado é que, durante três meses, existe risco de fecundação. Já falamos sobre os detalhes do processo de vasectomia aqui.

Cirurgia de laqueadura

Para a mulher, a situação é um pouco mais delicada, pois a cirurgia é um pouco mais extensa. Basicamente, as tubas uterinas são fechadas, portanto, não existe canal para a fecundação. O procedimento em si não terá tantos riscos, a anestesia é local e a recuperação será de, aproximadamente, 40 dias. detalhes da laqueadura no conteúdo completo aqui. Entenda os

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply