Keflex – Pra que Serve? Como Funciona? Reações Adversas

O Keflex é um remédio indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à Cefalexina, como sinusites (inflamação no seio da face), infecções no trato respiratório, otite média (inflamação do ouvido médio), infecções de pele e tecido mole, infecções ósseas, infecções do trato geniturinário e infecções dentárias.

Dependendo do histórico do paciente e de seus aspectos clínicos, o médico poderá indicar a realização de alguns testes de sensibilidade à Cefalexina e culturas apropriadas do microrganismo causador.

Como o medicamento funciona

Keflex é um antibiótico que apresenta ação bactericida, destruindo as bactérias causadoras do processo infeccioso. Sua absorção é rápida e o tempo médio para o início da ação farmacológica, após a administração da Cefalexina via oral, em jejum, é de 1 hora. O tempo para atingir níveis sanguíneos máximos pode variar consideravelmente.

keflex efeitos colaterais

Contraindicações do Keflex

É contraindicado para pacientes alérgicos à cefalosporinas, além de grávidas, sem a orientação médica.

Como usar o Keflex

O remédio é apresentado em forma de drágeas, deve ser administrado por via oral e independente de refeições. As doses para adultos variam de 1 a 4g diárias, em doses divididas. Usualmente, adultos ingerem 250 mg a cada 6 horas.

As infecções consideradas mais graves ou que forem causadas por micro-organismos menos sensíveis requerem doses mais elevadas. Se houver a necessidade de doses diárias de cefalexina acima de 4g, o médico pode considerar o uso de uma cefalosporina injetável em doses adequadas.

Para segurança e eficácia, o medicamento deve ser utilizado somente por via oral, seguindo as orientações do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Além disso, o medicamento não deve ser aberto, partido ou mastigado.

Precauções do Keflex

Antes do início do tratamento com este remédio, verifique se você já apresentou reações alérgicas às cefalosporinas e às penicilinas e informe ao seu médico.

como usar keflexO uso inadequado ou prolongado deste medicamento pode causar a proliferação de bactérias resistentes. Para diminuir o desenvolvimento dessas, a cefalexina deve ser usada somente para o tratamento ou a prevenção de infecções causadas por microorganismos sensíveis à cefalexina.

Pessoas com insuficiência renal devem utilizar o remédio com cuidado, sob observação clínica e exames laboratoriais frequentes, pois sua dose segura pode ser menor do que a recomendada usualmente.

Reações adversas do Keflex

A reação mais frequente tem sido a diarreia, porém raramente é grave a ponto de determinar a interrupção do uso do medicamento.

Houve alguns casos de indigestão, dor abdominal e gastrite. Sintomas de inflamação do intestino grosso também podem aparecer durante ou depois do tratamento, assim como enjoos e vômitos.

pra que serve keflex

Há alguns relatos raros de hepatite transitória – inflamação no fígado – e icterícia colestatica, que é a coloração amarela dos tecidos e as secreções devido à presença anormal de pigmentos biliares.

Algumas reações alérgicas, como erupções cutâneas, com coceiras e vermelhidão, também podem ser observadas.

Coceira anal e genital, candidíase, vaginite, corrimento vaginal, tonturas, fadiga, dor de cabeça, agitação, confusão, alucinações, dor nas articulações, artrite e doenças articularessão algumas das possíveis reações causadas pelo remédio.

Informe ao médico, dentista ou farmacêutico, caso haja o aparecimento dessas reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply